MENU

tempo-2

Português


Muitos colegas fotógrafos reclamam que não tem tempo para nada. Nos últimos 5 anos eu tenho procurado ao máximo me manter produtivo. Muitos me perguntam como consigo fazer tanta coisa, outros dizem que eu não durmo, mas na verdade o que acontece é que eu tenho cultivado uma obsessão pela produtividade. Ser produtivo é fazer mais coisas em menos tempo. Além disso, entendo por produtividade me dedicar àquilo que realmente sei fazer e que é importante para meus negócios, minha carreira, minha família e minha vida pessoal. Desta forma, sobra mais tempo para ficar com a família e para me dedicar às coisas que eu gosto.

Tentei resumir o assunto em tópicos, os principais motivos que levam aos fotógrafos à falta de produtividade. Parte do que escrevi foi retirado de um artigo da revista HSM Management, que me ajudou muito a melhorar minha capacidade produtiva.

Ele é de autoria de Christian Barbosa, autor do excelente livro “A Tríade do Tempo”. Leitura fundamental para quem quer produzir mais em menos tempo

1. Dificuldade em delegar – Os fotógrafos normalmente acham que tem que ter todo o controle do fluxo digital. Isso faz com que eles vivam na corrida contra o tempo, fotografando e atendendo clientes de dia,e varando as noites editando e tratando as imagens.

2. E-mail – Ficar com o e-mail aberto faz o nível de interrupções ficar intolerável, aumenta a ansiedade e a sensação de atividades por fazer. Recomendo definir períodos  para lidar com as suas mensagens sendo que no resto do tempo o caixa deve ficar fechada.

3. Não saber priorizar tarefas – O que você precisa fazer primeiro? Você sabe pelo menos 80% do que deve ser feito hoje? Se não souber responder a essas perguntas, com certeza vai se perder em tarefas circunstanciais.

4. Estou em Reunião – Uma pesquisa feita pela Triad Consulting, empresa da qual sou diretor, demonstra que 1/3 das reuniões podem ser canceladas. Então: dieta de reuniões já! Quanto menos, melhor. Se tiver de fazer, seja objetivo, defina pontos de discussão e faça durar o mínimo possível para que todos sejam objetivos.

5. Redes Sociais – Embora o Twitter, Facebook, Orkut e outras redes sociais sejam hoje fundamentais para a estratégia de marketing e vendas dos fotógrafos, procure controlar sua  ansiedade de ficar conectado a essas redes dia e noite. Utilize eventuais intervalos no dia e não deixe os aplicativos de atualização abertos no seu computador.

6. Falta de energia – Você está cansado, sem pique e não consegue se concentrar? A falta de “energia” rouba muitas horas do dia e faz a pessoa “surfar” em atividades circunstanciais. Procure um hobbie,  procure um médico, tome um multi-vitamínico (eu tomo Centrium todo dia), alimente-se em horários regulares, e faça exercícios (Este eu tenho tentado arduamente).

7. Falta de foco – Várias vezes me peguei, e ainda pego em alguns momentos, começando uma tarefa e logo pulando para outra mais prazerosa. Se a atividade é grande, ela pode ser quebrada em etapas para facilitar a sua vida. Feche todos os softwares para não distrair sua atenção. Em alguns casos eu até me desconecto da Internet para impedir que ela me atrapalhe. Colocar o celular no silencioso também ajuda.

8. Navegador cheio de favoritos – Você abre seu browser para ir a um site, esbarra na lista de favoritos e começa a surfar por outros portais? Instale um novo navegador (sugiro o Safari) e não importe os seus favoritos. No novo browser, com a lista de favoritos zerada, você perde a tentação de ficar navegando à toa.

9. Messenger, Wave, GTalk, etc – A regra é simples: está ocupado? Fique com status invisível ou offline. Está tranquilo? Fique ausente ou ocupado. Está com tempo para conversar? Fique disponível. Uma dica mais radical. Eu proibi a utilização desses caras aí de cima em algumas áreas da empresa. Sabe qual o resultado? Maior produtividade. Quando chegam em casa eles falam com os amigos.

10. Interrupções – Se muita gente interrompe você, pode ser porque sua comunicação não anda muito adequada. Faça uma revisão de como redige os emails, concede informações e delega atividades.

11. Tarefas imprevistas, convites inesperados e favores – Que tal falar NÃO de forma concreta (baseado em planejamento X disponibilidade)? Se muitas tarefas imprevistas surgem na sua rotina, é possível que o nível de planejamento não esteja adequado. Repare em quais dias da semana você tem mais imprevistos e utilize isso a seu favor.

12. PC – Troque seu PC por um Mac. Ele é mais rápido e não precisa de anti-vírus. (Brincadeira… heheheh).
Espero que essas dicas sejam bem utilizadas e os ajudem aumentando a produtividade. Ser produtivo não é  sinal de trabalhar mais, pelo contrário, de trabalhar de forma mais inteligente.  
Uma abraço a todos!

Español

Muchos colegas fotógrafos se quejan del hecho de no tener tiempo para nada. En los últimos cinco años he intentado mantenerme productivo al máximo. Muchos me preguntan cómo logro hacer tantas cosas, otros dicen que no duermo, pero en verdad lo que sucede es que he cultivado una obsesión por la productividad. Ser productivo es hacer más cosas en menos tiempo. Además, entiendo por productividad el dedicarme a aquello que realmente sé hacer y que es importante para mis negocios, mi carrera, mi familia y mi vida personal. De esta manera, sobra más tiempo para estar con la familia y dedicarme a las cosas que me gustan.

Intenté  resumir el tema en tópicos, los principales motivos que llevan a los fotógrafos a la falta de productividad. Parte de lo que escribí  lo retiré de un artículo de la revista HSM Management, que me ayudó mucho a mejorar mi capacidad productiva. Es de autoría de Christian Barbosa, autor del excelente libro “La Tríada del Tiempo”. Lectura fundamental para quien quiere producir más en menos tiempo.

1. Dificultad en delegar – Los fotógrafos normalmente piensan que tienen que tener todo el control del flujo digital. Esto hace que vivan en carrera contra el tiempo, fotografiando y atendiendo clientes de día y colgando noches editando y tratando las imágenes.

2. Email – Estar con el email abierto hace que el nivel de interrupciones sea intolerable, aumenta la ansiedad y la sensación de actividades por hacer. Recomiendo definir períodos para lidiar con los mensajes, siendo que durante el resto del tiempo la caja debe permanecer cerrada.

3. No saber priorizar tareas – ¿Qué necesitas hacer primero? ¿Sabes por lo menos 80% de lo que debes hacer hoy? Si no sabes responder a estas preguntas, sin duda te perderás en tareas circunstanciales.

4. Estoy en reunión  – Un estudio realizado por la Triad Consulting, empresa de la cual soy director, demuestra que un tercio de las reuniones pueden ser canceladas. Entonces: ¡dieta de reuniones ya! Cuanto menos, mejor. Si tuvieras que hacerlas, sé objetivo, define puntos de discusión y hazlas durar lo mínimo posible para que todos sean objetivos.

5. Redes sociales – Aunque Twitter, Facebook, Orkut y otras redes sociales sean fundamentales hoy para la estrategia de marketing y ventas de los fotógrafos, procura controlar tu ansiedad de estar conectado a estas redes día y noche. Utiliza eventuales intervalos en el día, y no dejes los aplicativos de actualización abiertos en tu computadora.

6. Falta de energía – ¿Estás cansado, sin fuerza y no consigues concentrarte? La falta de “energía” roba muchas horas del día y hace que la persona “surfee” en actividades circunstanciales. Busca un hobbie, busca un médico, toma un multi-vitamínico (yo tomo Centrium todos los días), aliméntate en horarios regulares, y haz ejercicios (este lo he intentado arduamente)

7. Falta de foco – Varias veces me he sorprendido, y aún me sorprendo en algunos momentos, comenzando una tarea y enseguida saltando a otra más placentera. Si la actividad es larga puede dividirse en etapas para facilitarte la vida. Cierra todos los softwares para que no distraigan tu atención. En algunos casos incluso me desconecto de la Internet para impedir que interfiera. Poner el celular en silencioso también ayuda.

8. Navegador lleno de favoritos – ¿Abres el browser para ir a un sitio, te topas con la lista de favoritos y comienzas a surfear por otros portales? Instala un nuevo navegador (sugiero Safari) y no importes tus favoritos. En el nuevo browser, con la lista de favoritos en cero, pierdes la tentación de quedarte navegando sin sentido.

9. Messenger, Wave, GTalk, etc – La regla es simple: ¿estás ocupado? Deja el estado en invisible u offline. ¿Estás tranquilo? Déjalo en ausente u ocupado. ¿Tienes tiempo para conversar? Ponte disponible. Un consejo más radical. Yo prohibí el uso de estos tipos de arriba en algunas áreas de la empresa. ¿Sabes cuál es el resultado? Mayor productividad. Cuando llegan a casa ellos hablan con los amigos.

10. Interrupciones – Si mucha gente te interrumpe, puede ser porque tu comunicación no ande muy bien. Haz una revisión a tu forma de redactar mails, conceder informaciones y delegar actividades.

11. Tareas imprevistas, invitaciones inesperadas y favores – ¿Qué  tal decir NO de forma concreta (basado en planeamiento vs disponibilidad)? Si muchas tareas imprevistas surgen en tu rutina, es posible que el nivel de planeamiento no sea adecuado. Intenta notar en qué día de la semana tienes más imprevistos y úsalo a tu favor.

12. PC – Cambia tu PC por una Mac. Es más rápida y no necesita antivirus (Broma, jajaja).
Espero que estos datos sean bien utilizados y los ayuden aumentando la productividad. Ser productivo no es señal de trabajar más, al contrario, de trabajar de forma más inteligente.

¡Un abrazo a todos!

Comentários

Realmente excelente nota, gracias Vini

Gracias Vini!….Creo que tendré que revisar muy seriamente mi día a día! 🙁 ….voy hacerme un gran impreso aquí aladito!!!….

Adorei o que vc escreveu,tudo q vc falou é verdade.Eu só leio e escuto as pessoas dizerem q não tem tempo,será verdade mesmo?
Vc ja escreveu alguma coisa sobre como se divulgar?
Abraços!Adoro o seu trabalho

Oi Pêpe, vai sair sim em um dos capítulos do meu livro que deve ser lançado em Abril! Fique de olho e obrigado pela participação no blog.

Perfeito… São esses “pequenos” pontos que formam o profissional de verdade, comprometido com o cliente e com a profissão.

No hobbie e em trocar de PC pra MAC eu ainda não tinha pensado…rs

profe juli…traduccion q esta reinresante!

Ótimo post Vini, muito bom.
Confesso que sou um pouco viciado em informação, a internet é importante mas as vezes distrai a atenção quando se esta realizando alguma atividade.
Vou pôr em pratica as dicas já!

Excelente atigo, Vinicius! Vai pros meus Favoritos!

Perfeito,estou precisando muito leva-las a sério,meu tempo está pequeno demais,adorei as dicas

#2
vou imprimir e colar na minha parede! =/

apesar de saber isso tudo, nao pratico nada……resultado…falta tempo pra tudo…..

aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah! vou imprimir e colar na minha parede! =/

ótimo artigo.

Ahahahah, parece que você copiou minha lista de ações para 2010, que na verdade já comecei a pôr em prática no final de 2009. Entrar invisível no messenger por exemplo tem sido uma das atitudes que adotei, para não me demandarem tanto.

Perfeito Vinicius, acho que essa carapuça vai cair como uma luva em muita gente!!! Rsss

Beijos

Belo artigo, útil e direto!
Apenas em relação ao navegador, na minha humilde opinião,falta muito para o safari chegar ao nível do firefox, principalmente no tocante à produtividade.
Uma opção seria organizar os bookmarks em pastas, que definiriam a prioridade de cada link.

se você tivesse cobrado para escrever isso as chances das pessoas levarem seu texto a sério seriam maiores…

Cada um leva a sério o que achar sério! Um abraço Marcelo!

Ta vendo…é por essas e por outras q. eu ñ vejo a hora de chegar dia 22/03…

Valeu msm Vinícius, eu precisava ler isso hoje… vou colocar em prática agora msm!!!
Fuuuuuuiii…

Post muito bom.
sempre tive problemas para me concentrar em apenas uma atividade, diria que 90% dessa disperssão está ligada a internet. Acho que me desconectar e só conectar periódicamente seria uma boa solução.

Abraço

Caro Vinícius, preciosas dicas. Algumas são até óbvias e simples, mas que não são seguidas ou observadas.
Noto que tais dicas não se aplicam apenas aos fotógrafos, mas sim a todos os outros profissionais.

Abraços e sucesso!

Ótimo post!! Eu, particularmente, tenho que brigar comigo mesmo todos os dias!! afinal, não temos chefe e a coisa pode sair do nosso controle!!
Muito bom mesmo!!

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

FECHAR MENU