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3 dicas essenciais para quem quer fazer freela

Para um fotógrafo existem basicamente três opções de trabalho – ser contratado por uma empresa (CLT), montar seu próprio negócio ou ser freelancer. A terceira opção é uma prática muito comum na vida daqueles que estão começando na fotografia.

O freela, como é comumente chamado, é  um tipo de atividade que pode ajudar a complementar a sua renda. É uma alternativa ao fotógrafo que ainda não possui uma carteira de clientes ou para aqueles que querem apenas fotografar sem se envolver em outras atividades como atendimento, marketing, serviços administrativos, logística, vendas, etc.  Para muitos profissionais então o freelancer é uma opção de carreira, por isso aqui deixamos três dicas que podem facilitar muito o trabalho.

1 – Não adianta ser bom, você precisa aparecer

Para conseguir freelas, o primeiro e mais óbvio passo é ter um portfólio. Mas só isso não basta. Se você você não fizer uma divulgação consistente, seu site / blog / flickr continuarão esquecidos, ainda que contenha alguns trabalhos de altíssima qualidade. Não se esqueça de utilizar as mídias sociais (FACEBOOK / ORKUT / TWITTER) para ajudar na divulgação. A maioria desses ambientes é visitada por outros fotógrafos que buscam freelas.

2 – Organize sua agenda

Fazer freela é ser flexível, e muitos entram nessa em busca disso. Só que o que muitos não sabem, é que pra ser freela é preciso muita organização, principalmente do tempo.

Estabeleça a duração do seu freela: mesmo para os freelas que cobram um valor por saída, é muito importante para você identificar quanto normalmente duram as saídas e quanta grana esta fazendo.

Reserve um tempo para aqueles que lhe dão serviço: os freelas tem que investir algum tempo se comunicando com clientes – seja por telefone ou em reunião ou outra opção – você geralmente tem a impressão que não está produzindo nestas horas que você tem que lidar com essas pessoas mas lembre-se, são elas que lhe lhe passam trabalho. Sua agenda pode refletir isso, suas reuniões com clientes podem acontecer nas partes do dia em que você não estaria fotografando. Pouquíssimos freelas fazem prospeção de novos clientes, em outras palavras, eles se esquecem de fazer seu comercial buscando novas fontes de trabalho.

Automatize o processo: você não se tornou um freela para gerenciar os processos administrativos do seu negócio. Você quer ficar livre de tarefas burocráticas e ter tempo para fotografar. Então utilize ferramentas para fazer cada parte da sua agenda automática e deixar você fazer o que você de fato tem que fazer. Há um zilhão de aplicativos na web que são bem bons. É mais uma questão de encontrar um que se encaixe no seu perfil.

3 – Tenha um excelente relacionamento com os fotógrafos que te contratam. Eles são seus clientes.

Seja profissional: contratar um freelancer é, muitas vezes, uma forma de identificar um empregado em potencial. Cumpra seus prazos e comporte-se como um integrante da equipe de quem lhe fotografou, seja uma empresa ou fotógrafo – que você será visto como tal, além de receber diversas recomendações e novos trabalhos.

Saiba qual é o seu valor: freelancers geralmente não sabem exatamente qual é o seu próprio valor. Principalmente os novatos que tendem a subestimar seus serviços. Lembre-se de levar em conta a experiência do seu concorrente local. Superestimar seu valor também não é bom vai dificultar a contratação do seu trabalho.

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Tres datos esenciales para quien quiere hacer freelance
Para un fotógrafo existen básicamente tres opciones de trabajo – ser contratado por una empresa (CLT), montar su propio negocio o ser freelancer. La tercera opción es una práctica muy común en la vida de aquellos que están comenzando en la fotografía.

El freela, como es comúnmente llamado, es un tipo de actividad que puede ayudar a complementar tus ingresos. Es una alternativa al fotógrafo que aún no posee una cartera de clientes o para aquellos que quieren apenas fotografiar sin involucrarse en otras actividades como atención, marketing, servicios administrativos, logística, ventas, etc. Para muchos profesionales entonces, el freelancer es una opción de carrera, por eso dejamos tres datos que pueden facilitar mucho el trabajo.

1 – De nada sirve ser bueno, necesitas figurar

Para conseguir freelas, el primero y más obvio paso es tener un portfolio. Pero eso solo no basta. Si no se hace una divulgación consistente, tu sitio web / blog / flickr continuarán en al anonimato, aun conteniendo algunos trabajos de altísima calidad. No te olvides de utilizar los medios sociales (FACEBOOK / ORKUT / TWITTER) para ayudar a la divulgación. La mayoría de estos ambientes son visitados por otros fotógrafos que buscan freelas.

2 – Organiza tu agenda

Hacer freela es ser flexible, y muchos entran en búsqueda de esto. Sólo que lo que muchos no saben, es que para ser freela es necesario organización, principalmente del tiempo. Establece la duración de tu freela: aún para los freelas que cobran un valor por salida, es muy importante identificar cuánto normalmente duran las salidas y cuánta plata estás haciendo.

Reserva un tiempo para aquellos que te dan trabajo: los freelas tienen que invertir algo de tiempo comunicándose con los clientes – sea por teléfono o en reunión u otra opción – generalmente tienes la impresión que no estás produciendo durante estas horas en las que tienes que lidiar con estas personas, pero recuerda, son ellos que te pasan trabajo. Tu agenda puede reflejar eso, tus reuniones con clientes pueden realizarse en las partes del día en que tú no estarías fotografiando. Poquísimos freelas hacen prospección de nuevos clientes, en otras palabras, se olvidan de hacer su comercial buscando nuevas fuentes de trabajo.

Automatiza el proceso: tú no te tornaste freela para gerenciar procesos administrativos de tu negocio. Tú quieres verte libre de procesos burocráticos, y tener tiempo para fotografiar. Entonces utiliza herramientas para hacer cada parte de tu agenda automática y que te deje hacer lo que tú de hecho tienes que hacer. Hay un número astronómico de aplicativos en la web que son buenos. Es más un tema de encontrar uno que se encaje en tu perfil.

3 – Mantén una excelente relación con los fotógrafos que te contratan. Ellos son tus clientes.

Sé  profesional: contratar un freelancer es muchas veces una forma de identificar un empleado en potencia. Cumple tus plazos y compórtate como un integrante del equipo de quien te contrató, sea una empresa o un fotógrafo – que serás visto como tal, además de recibir diversas recomendaciones y nuevos trabajos.

Sabe cuál es tu valor: Freelancers generalmente no saben exactamente cuál es su propio valor. Principalmente los novatos que tienden a subestimar sus servicios. Recuerda tomar en cuenta la experiencia de tu competencia local. Sobreestimar tu valor tampoco es bueno, va a dificultar la contratación de tu trabajo.
Texto adaptado de http://www.chmkt.com.br

Comentários

[…] Fotografia do topo: Katie Day katiedayphoto.com Referência: Você é freela? https://www.viniciusmatos.com.br Artigo […]

Vinicius, gostei demais dessas dicas, realmente, só lendo e ouvindo coisas do tipo para notarmos como temos andado com nosso trabalho.. Realmente, foi de grande valia este post. Gostaria de ter lido antes, hehehe..

Parabéns!

Bruno Batista

Gostei muito,fiz alguns cursos de fotografia,
ja ate comprei meu equipamento (Canon eos 50d,flash 430,ef-s 18-200 is)
e por morar em cidade do (joão Monlevade)interior em meio difícil,
estou fazendo serviço de freelancer,
mas a batalha e dura….
filipebarros@ymail.com

Também tenho dificuldade para colocar preço em um trabalho. Faço muitas fotos para amigos e amigos de amigos que querem pagar, mas sempre fico insegura com relação a valores.

òtimas dicas. Poderia rolar um novo post sobre como precificar o serviço. O q deve ser levado em consideração como “gasto”, como não ficar nem muito caro, nem muito barato…etc…etc

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