MENU

Há algumas perguntas que me faço constantemente. O que me motiva no meu trabalho? Por que fot0grafo pessoas?

O comportamento humano é algo que me fascina. Quando criança me chamavam de distraído e “vuado”. Tudo isso pelo simples fato de ficar em constante estado de catarse observando as pessoas. Ainda sou assim, passo as vezes horas em aeroportos e lugares públicos tentando decifrar alguns indivíduos que por algum motivo me chamam a atenção.

Cresci com esta impressão ruim de mim mesmo até perceber que a minha “distração” não era tão ruim assim. Quando comecei a fotografar enxerguei uma oportunidade de colocar no papel, detalhes que eu percebia na personalidade de muitas pessoas. Não sou psicanalista, psicólogo nem nada do gênero mas gosto muito de ler e interpretar a mensagem que o outro tem para mim e para o mundo. Mensagens muito mais visuais que sonoras. A cor ou a altura do sapato, detalhes da roupa, corte de cabelo, expressões faciais, gestos, olhares, modo de caminhar, tiques nervosos, suor, frequência respiratória, jeito de dançar, bocejos, espirros, olhos fechados, pressa, cara de medo, sorrisos, risadas, gargalhadas, aplausos, gritos, cor do esmalte, modelo do telefone celular, camisa pra dentro e gravata clássica. Assim as pessoas seguem me dizendo a todo momento o que são ou o que pretendem ser um dia.

É difícil explicar com palavras o que enxergo. É mais prático contar em imagens e tentar levar os que as vêem, a reflexão. Como fotografo me sinto um intérprete alheio. Tenho a oportunidade de mostrar para os outros um pouquinho daqueles que participam de suas vidas. Sejam pais, familiares, amigos ou prestadores de serviços, muitas vezes revelando nuances nunca antes percebidos por eles.

Para enxergar além do ordinário é necessário sair do piloto automático da vida.  Preciso me esforçar, baixar a guarda, controlar meus preconceitos, me mover, escutar, sentir cheiros, observar muito, sorrir e muitas vezes  me calar. Esta é a parte mais difícil pois falo muito. Fotografar é utilizar os 5 sentidos, aliás os 6. Não menosprezo a minha intuição. Tenho aprendido a utilizá-la e digo, funciona.

Bem, vamos voltar a pergunta inicial, o que realmente me motiva ?

A minha recompensa vai muito mais além de um álbum de fotografias. Me reconheço naqueles e naquilo que fotografo. Quanto mais clico mais certeza tenho de que este convívio com os fotografados  me gera muitos frutos. Aprendo através daquilo que eu enxergo neles, a me observar também. Percebo melhor meus defeitos e qualidades. O ato de fotografar para mim é me olhar no espelho. Segue abaixo então um pouquinho de mim.

E aqui se despede o já não mais menino mas ainda muito ” vuado” com uma pergunta…

O que mantém a sua chama acesa?

Meus agradecimentos ao casal Aline e Danniel.

Comentários

Ola Vinicius
Meu nome é Carolina, acompanho seu blog há muito tempo pelos feeds.
Pra mim, que sou iniciante/curiosa nesse mundo de fotografias, você é uma inspiração.
Sempre vejo seu trabalho com emoção. Literalmente.
Nunca deixei comentários porque sabe como é… São muitos assuntos, muitos blogs, muitas leituras e eu fico realmente distraída e envolvida pulando de feed em feed.
Mas voltando. Você quer saber o que me motiva, né?
Eu digo. Às vezes eu pego a minha câmera e vou testar as mil e uma dicas e tutoriais que leio pela internet. E aí eu faço tudo errado. Erro a velocidade do obturador, erro abertura de diafragma, erro ISO, erro exposição… Fico olhando pros erros tentando descobrir o que foi que eu fiz de errado.
Tem horas que dá um cansaço, sabe? Mas aí eu vou lá e insisto um pouco mais.
E aí alguém vem e diz: nossa que foto incrível, você arrasou!
E aí eu penso: mas eu estou aprendendo, eu posso fazer melhor ainda.
ISSO me motiva.
Agora, o que mantém a chama acesa? É ver trabalhos como o seu, me emocionar com posts como esse e pensar: um dia eu chego lá.

Escrevi à beça né? Pra quem te acompanha ha tanto tempo e nunca tinha comentado ó, que avanço.
Sou sua fã, pelo seu trabalho e pela pessoa linda que você é e demostra ser. Seja pelas suas palavras ou pelo seu olhar nas fotografias.

Beijos
Parabéns por tudo 😉

Tchô Moioli - Fotolab

Muito bom, Vinicius. O maior concorrente de suas fotos são seus textos. Muito bacana! Vc lê o texto, fica super emocionado e… depois vem as fotos. Aí completa e supera qualquer expectativa. Que sirva para todos fotógrafos fazerem sempre algo a mais, sem medo de errar, para acertar nas moscas. Cada um terá a sua. Abs e parabéns…

Adoreiiiii simplesmente perfeito

Desde o primeiro momento que estivemos juntos no Workshop aqui em Brasília, nunca tive dúvida de sua personalidade, mas a cada dia cresce ainda mais a certeza de quão grande ser humano que você é, só quem te conhece pra saber. Abração!!

Obrigado Milton. Sucesso cara!

Acesa? Esta pergunta sempre (o que me motiva?). De fato, questionar-se nos faz diversos dos que vivem somente por viver, fazem por fazer. Enfim, recebi este arquivo no meu e-mail e apreciei muito a leitura. Qto as fotos, diversas…rs! Parabéns pelo trabalho!

Sou completamente APAIXONADA pelo seu trabalho!!! Sou fã, babona, curto, vibro, me emociono!!! Você é uma inspiração Vinicius!!!!! Deus te abençoe!!!! Um Abração!!!! Karin schaly.

Hola Vini, amo tu composición en cada una de tus fotografías, en esta ocasión mi foto favorita es la última de esta publicación.

Texto inspirador, em instantes estarei fotografando mais um casamento aqui em Fortaleza.
Imagens que aguçam todos os sentidos.
Fonte que dá ritmo ao coração e aprimora e direciona o olhar.

Parabéns cara!!!

Oi Vinicius…nossa, QUE texto!!!! Quanta sensibilidade…. acompanho seu blog a algum tempo e adoro suas fotos.. sem duvida elas refletem a sua sensibilidade, assim como o texto que postou aqui… nao basta uma excelente camera, uma otima luz ou um local ou pessoas bonitas… a sensibilidade de quem está por tras da camera é que faz a diferença e com certeza, este é o seu caso, parabéns pelas maravilhosas fotos, as P&B estão sensacionais!!! Abraço!

Que massa! O que me faz voltar sempre no teu blog é saber que teus posts vão além das fotografias, os textos sempre voltados a reflexão ajudam a manter acesa a chama dos leitores! Grato!

Nós é que agradecemos, Vinícius. Parabéns pelo excelente trabalho! Ficamos muito felizes por você ter participado desse momento tão importante em nossas vidas. Continue “vuado” assim. Abraço.

Parabéns pelo post, excelente texto e ótimas fotos, os P&B’s estão maravilhosos… Quem faz o que Ama o universo sempre conspira a favor e vc é a prova viva disso… Simplismente Vinícius Matos

Wooow Love all the intense moments!

O que me motiva é ver imagens tao belas, tão bem executadas, e com tantas expressões. Me motiva a melhorar e buscar cada vez mais nas minhas fotografias. Parabéns Vinicius.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

FECHAR MENU