Fotografia de casamento e de família – Belo Horizonte

Alerta: roubo de equipamentos fotográficos!

Aconteceu no último sábado em casamento na mais tradicional Igreja  Belo Horizonte,  Lourdes.  Não fiz o que normalmente faço, deixar o equipamento na sala anexa ao altar. Minhas duas bolsas ficaram nas mãos de meu assistente. Não me pergunte o motivo, intuição eu acho. O estômago embrulhou e resolvi deixar tudo nas mãos dele.

Belo Horizonte é uma cidade relativamente grande mas que ainda guarda um ar provinciano. Comparada a SP e RJ ainda é segura. Soube de poucos casos de roubos de equipamentos fotógraficos em Igreja, talvez eu esteja desinformado mas nada se compara aos roubos nas duas capitais citadas, principalmente São Paulo.

Entrada do noivo, padrinhos e noiva. Adrenalina a mil. Esta para mim é a hora mais tensa de uma cerimônia. Fiz fotos da noiva entrando bem de perto e logo dei a volta pelos bancos, fotografando a reação do noivo no altar.

De repente enxergo um fotógrafo agitado, não era da minha equipe, olhei para o lado e os dois fotógrafos da imprensa estavam atrás de mim. Este sujeito, de mais ou menos 1,70, mediano, aparentando uns 38 anos, cavanhaque, óculos e camisa xadrez azul entrou na minha foto. Estava com uma câmera, flash e gary fong. Veio rápido do fundo da igreja e começou a fotografar o noivo também no altar. Achei aquilo esquisito e mentalmente o xinguei de vários nomes. Ele estava tenso, movimentava rápido e chamava muita atenção. De xadrêz também né?

De repente ele sumiu. Noiva entrou, noivos no altar. O segurança da Igreja me chamou. Me perguntou se eu o tinha visto e disse. Cuida das tuas coisas. Tinha um ladrão de equipamentos aqui na Igreja. Mais tarde ele me disse com detalhes que o sujeito já havia estado por lá e tinha roubado um outro fotógrafo. Demos sorte, aprendemos a lição. De agora em diante tomarei algumas medidas e uma delas é deixar sempre alguém com o equipamento.

Resolvi escrever este breve artigo aqui pois sei o quanto custa comprar bons equipamentos no Brasil. São caríssimos e de repente somos roubados e ficamos sem nossas ferramentas de trabalho. É triste e tem acontecido sempre nas principais capitais.

Quem já foi roubado por favor, manifeste-se aqui. Vamos nos proteger!

Abaixo algumas dicas para minimizar este problema, roubo de equipamentos.

1. Faça seguro. Procure a associação www.fototech.com.br . Eles tem uma apólice coletiva e sai mais barato.

2. Adquira uma bolsa da Think Tank. Elas são na minha opinião as melhores pois possuem cadeado além de um cabo de aço para que você prenda a bolsa em algo fixo conforme a foto abaixo. Não recebo comissão deles. São bons mesmos. Resistentes e seguros.

3. Se possível contrate uma pessoa que possa ficar todo o tempo de olho nos equipamentos. O caro pode sair muito barato depois.

4. Fotografe todos os números de série dos seus equipamentos. Eles serão muito úteis caso você seja roubado, na tentativa de reavê-los.

5. Caso você tenha sido roubado, faça ocorrência policial e envie a mesma juntamente com os  números de séries dos equipamentos para todos os fotógrafos, sites, blogs, e associações que você conhecer.

6. Não leve consigo equipamentos que não vai usar. É correr risco desnecessário.

&. O mais importante de todas essas dicas na minha opinião é nunca comprar equipamento caso não conheça a sua procedência. Se vc não conhecer o dono exija nota fiscal. Se o equpamento estiver muito barato, cuidado! Só existem ladrões por que há pessoas fazem parte deste ciclo vicioso e ponto!

Qualquer outra dica é muito bem vinda através de comentários. Vamos nos proteger!

Abraços a todos!

Exit mobile version