MENU

Aconteceu no último sábado em casamento na mais tradicional Igreja  Belo Horizonte,  Lourdes.  Não fiz o que normalmente faço, deixar o equipamento na sala anexa ao altar. Minhas duas bolsas ficaram nas mãos de meu assistente. Não me pergunte o motivo, intuição eu acho. O estômago embrulhou e resolvi deixar tudo nas mãos dele.

Belo Horizonte é uma cidade relativamente grande mas que ainda guarda um ar provinciano. Comparada a SP e RJ ainda é segura. Soube de poucos casos de roubos de equipamentos fotógraficos em Igreja, talvez eu esteja desinformado mas nada se compara aos roubos nas duas capitais citadas, principalmente São Paulo.

Entrada do noivo, padrinhos e noiva. Adrenalina a mil. Esta para mim é a hora mais tensa de uma cerimônia. Fiz fotos da noiva entrando bem de perto e logo dei a volta pelos bancos, fotografando a reação do noivo no altar.

De repente enxergo um fotógrafo agitado, não era da minha equipe, olhei para o lado e os dois fotógrafos da imprensa estavam atrás de mim. Este sujeito, de mais ou menos 1,70, mediano, aparentando uns 38 anos, cavanhaque, óculos e camisa xadrez azul entrou na minha foto. Estava com uma câmera, flash e gary fong. Veio rápido do fundo da igreja e começou a fotografar o noivo também no altar. Achei aquilo esquisito e mentalmente o xinguei de vários nomes. Ele estava tenso, movimentava rápido e chamava muita atenção. De xadrêz também né?

De repente ele sumiu. Noiva entrou, noivos no altar. O segurança da Igreja me chamou. Me perguntou se eu o tinha visto e disse. Cuida das tuas coisas. Tinha um ladrão de equipamentos aqui na Igreja. Mais tarde ele me disse com detalhes que o sujeito já havia estado por lá e tinha roubado um outro fotógrafo. Demos sorte, aprendemos a lição. De agora em diante tomarei algumas medidas e uma delas é deixar sempre alguém com o equipamento.

Resolvi escrever este breve artigo aqui pois sei o quanto custa comprar bons equipamentos no Brasil. São caríssimos e de repente somos roubados e ficamos sem nossas ferramentas de trabalho. É triste e tem acontecido sempre nas principais capitais.

Quem já foi roubado por favor, manifeste-se aqui. Vamos nos proteger!

Abaixo algumas dicas para minimizar este problema, roubo de equipamentos.

1. Faça seguro. Procure a associação www.fototech.com.br . Eles tem uma apólice coletiva e sai mais barato.

2. Adquira uma bolsa da Think Tank. Elas são na minha opinião as melhores pois possuem cadeado além de um cabo de aço para que você prenda a bolsa em algo fixo conforme a foto abaixo. Não recebo comissão deles. São bons mesmos. Resistentes e seguros.

3. Se possível contrate uma pessoa que possa ficar todo o tempo de olho nos equipamentos. O caro pode sair muito barato depois.

4. Fotografe todos os números de série dos seus equipamentos. Eles serão muito úteis caso você seja roubado, na tentativa de reavê-los.

5. Caso você tenha sido roubado, faça ocorrência policial e envie a mesma juntamente com os  números de séries dos equipamentos para todos os fotógrafos, sites, blogs, e associações que você conhecer.

6. Não leve consigo equipamentos que não vai usar. É correr risco desnecessário.

&. O mais importante de todas essas dicas na minha opinião é nunca comprar equipamento caso não conheça a sua procedência. Se vc não conhecer o dono exija nota fiscal. Se o equpamento estiver muito barato, cuidado! Só existem ladrões por que há pessoas fazem parte deste ciclo vicioso e ponto!

Qualquer outra dica é muito bem vinda através de comentários. Vamos nos proteger!

Abraços a todos!

Comentários

Lamentável!!! Brasil é assim mesmo : )

É lamentável!!Viajo por vários lugares do mundo, claro vc não vai deixar seu equipamento no banco da praça enquanto vai comprar uma cerveja ou coisa assim. Esta insegurança de ter seu equipamento roubado na mão dura jamais, nos EUA, Espanha, Londres,Moscou e em Marrocos onde estive, e diferente é muito difícil. Agora no Brasil de norte a sul, meuamigo vc está entregue a própria sorte.

Oi Vinicius,

Me sensibilizei com esta história, sou maquiadora e carrego equipamentos caros tbm. Sabe de seguradora que faz este tipo de seguro, para as maletas de maquiagem e cameras fotográficas que registram nossos trabalhos?
Ana Ceres

Valeu Venícius, a dica é preciosa e certamente a atenção é necessário, mas o seguro é imprescindível. É bom lembrar também, que o cuidado tem de se estende com muita adrenalina, na saída dos eventos, muitas vezes saimos tarde da noite e é bom pedir que o segurança da festa nos acompanhe até o carro e verifique o movimento no local, pois é assim que a bandidagem faz na saidinha de bancos dando o bote.

Excelente artigo, Vinícius. Não sou profissional, mas sei muito bem quando você diz que são caríssimo os equipamentos que compramos aqui. Ou lá fora! E chega perto do pavor a sensação de pensar que, pronto para um trabalho, você percebe que teve parte ou todo seu equipamento roubado. Sinceramente, acho que a vontade é de espancar um safado desse se for identificado.
Obrigado a todos pelas dicas.

Vinicius, muito obrigado por compartilhar a informação conosco e nos alertar, precisamos realmente ficar ligados nestas situações e informar uns aos outros.
Eu já adoto a pratica do ajudante para tomar conta da bolsa a algum tempo, mas, vou reforçar e dar um jeito de fazer um seguro, afinal é frase feita, mas, ” o seguro morreu de velho” um grande abraço!

Aqui em Goiânia virou moda roubarem equipamentos fotográficos. E o pior, eles roubam a mao armada mesmo.
Nos parques, saída de eventos…Tenso viu!!
Graças a Deus nunca fui roubada, mas vários amigos já foram.

Sou do interior de são paulo, no dia 29 de janeiro fui furtado (coincidencia ou não) por um sujeito de aproximadamente 1,70 cavanhaque e oculos no sesc são jose dos campos, quando aguardava para fotografar o Nasi vocalista da Banda Ira, devido a distância acho dificil ser a mesma pessoa,na epoca alertei nos foruns, facebook etc infelizmente eu não tinha seguro. De qualquer forma vale o alerta!e vamos fechar o mercado dessas caras, exijam nota e procedencia, se nao tem quem comprar os roubos diminuirão!
http://esquinadafoto.com.br/index.php?showtopic=13846

Olá, Vinícius Matos!
Obrigada pelas dicas a respeito de seguro, procedimentos em coberturas fotográficas.
Tambem fui vítima de roubo ( deixei numa sala VIP uma bateria na carga, avisei pra pesssoa que me contratou que estava carregando, porque eu tinha mais um outro compromisso logo após.
Qdo terminou o evento, qual não foi minha surpresa: roubaram meu carregador c a bateria.Aí já era. Fiquei possessa de raiva! Resumindo: depois de uns 3 meses, me ressarciram o valor do prejuizo.
Mas uma coisa eu sempre faço: fico de olho na minha bolsa, carrego sempre comigo.
Equipamento fotográfico não é barato, pior de tudo é perder o registro. Momentos que não voltam mais…. Deus nos livre desses larápios!
Um grande abraço!

Boa tarde Vinícius!

Dê uma olhada pois acredito que o link certo para a ThinkTank é http://www.thinktankphoto.com/

Abraços,
Claudio

gracias, muy buen consejo, lo de fotografiar los números de serie, y que los colegas tomen conciencia de que lo barato, siempre es sospechoso, a mí me pasó una vez, volví a las cinco de la mañana a mi casa, y me habían llevado todo el equipo fotográfico, indignación, dolor, bronca, pero la vida siempre te dá, luego pude comprar mejores equipos y hacer workshops excelente , como por ejemplo , el de vinicius.
por favor; necesito los precios del workshop de familia y del congreso que se hace en noviembre en rio de janeiro, gracias.

haroldo trombetta

boas dicas…. já tive meu equipamento roubado em um outro país também…. sei mto bem como é a sensação…

Que coisa desagradável!
A falta de limite dos marginais é assusstadora. Pelo que entendi, o suspeito se deixou fotografar! Tudo isso é muito chato, mas obrigada por compartilhar!
Um abraço
Mônica Eva

Olá Vinicius, a dica é fazer seguro, acho impossível andar expondo o equipamento a riscos com essa onda por todo o Brasil. Minha Corretora é a http://www.kertzmann.com.br e eles são muito sérios.
Abs.

Ótimo post amigo Vinícius. Eu também uso as Think Tank (adoro) e claro, tenho o seguro da Fototech 🙂 A Maira lembrou do site http://www.equipamentosroubados.com.br/
Boa sorte meu caro.
360 abraços
AYRTON

Elizabete artiles

Meus Deus! So de ler, me senti mal.
Isso tem ocorrido muito. Sou do Interior do Rj e aqui isso esta comecando a ser preocupante agora. Mas nunca dentro de igrejas. E comum na rua e quando estamos fazendo sessao fotografica em locais publicos.
Mas concordo totalmente com o vinicius quanto ao seguro. Estou providenciando o meu este ano.
O que tenho feito e levar o eqipamento numa malinha tb , porem cada 2m que ando, venho trazendo perto de mim. Sei que nao e a melhor saida, mas ate eu consegui ampliar equipe e adquirir ou uma bolsa ou aqueles coletes porta tudo, ainda tem funcionado.
Obrigada pelas dicas. Daqui pra frente vou me policiar mais.
Te desejo boa sorte na recuperacao ou reembolso. Abss BETE

Neste final de semana dois amigos, saindo da Feira de Bebê e Gestante, em Niterói, tiveram seus equipamentos roubados.
Muito triste você estar trabalhando e esses caras se aproveitarem da “pilha” que é um casamento.
Suas dicas são preciosas!!!
obrigada:)

Yo no soy fotógrafa. Soy una ama de casa en proceso de aprendizaje, y tampoco cuento con un buen equipo, y es algo por lo que yo estoy ahorrando. Si luego de conseguir mi equipo anhelado con tanto esfuerzo me pasa eso, me da algo, se me cae el mundo encima.
Soy peruana y vivo hace 10 años en España, gracias a Dios acá en Madrid no es como en Lima, ahí seguro que ni me atrevería sacar mi cámara y fotografiar algo.
Has tenido suerte que no pasara nada y que te ha servido de lección porque te has puesto las pilas para pensar en ello y tomar medidas preventivas.
Cuídate, sigue trabajando como hasta ahora y gracias por regalarnos tan bellas fotos que nos sirven de inspiración.

Não tenho certeza, mas acho que ele busca só no Flickr. Mas já é alguma coisa, né?

O http://www.stolencamerafinder.com faz uma busca na web pelo numero de serie da camera roubada. Se alguem postar uma foto na web com a câmera roubada ele acha pelo EXIF. Se vc não souber o numero de série da sua câmera, é só colar uma foto que vc tirou que ele vai ler no EXIF da sua foto. Enfim, ele faz uma varredura na web usando o número de série para achar fotos tiradas com a mesma máquina.

Leonardo Benevenuto

Sempre fiquei cismado de deixar equipamento sozinho. As dicas são ótimas; seguro é realmente fundamental! Não entendo como ainda tem gente que não faz.

Olá,
Isto está acontecendo em Campinas também.
Sempre fui muito paranóico com meu equipamento. Na igreja não levo nada além do que eu posso carregar comigo, em meu cinto… Mesmo assim todas as minhas bolsas tem cadeados para o fecho, e cabos de aço para trancá-las em algo fixo. Nas recepções tudo fica trancado.
A Pri Hossaka, já teve uma bolsa roubada, com equipamentos dentro.
Não desejo isso pra ninguém… Não creio que o pior seja perder o bem em si (que está todo segurado), mas e os casamentos vindouros? Da próxima semana, e da outra? Normalmente, o seguro não paga imediatamente, e mesmo que o fizer, leva tempo até você recompor todo o seu equipamento.
Abraço.

se foi roubado, cadastre o equipamento aqui: http://www.equipamentosroubados.com.br/
se for comprar equipamento usado, procure aí também antes de comprar.

Obrigado Maíra! Vou fazer update!

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

FECHAR MENU