Narrar casamentos em blog para mim é chover no molhado. Normalmente as narrativas ficam muito parecidas transformando o post em algo sem graça. O casamento estava lindo…blá..blá..blá…
Baseado nisso espero contar, de uma forma menos enfadonha a história do casamento de Nasim e Shek, um casamento bem diferente, fotografado na frança por mim no mês de junho.
Noivo: Shek – Membro da família real da Costa do Marfim
Noiva: Nasim – Persa
Local do casamento: Chateau de Varrennes, Sul da França, região de Bourgogne
No primeiro dia tivemos a cerimônia tradicional Persa. Nasim entrou com o pai de Shek e seu pai enquanto o noivo, por sua vez, com sua mãe e a mãe de Nasim. Tudo isso ao som de um violino que tocava uma música composta pelo noivo especialmente para a cerimônia.
O altar era branco, quadrado, com cadeiras em voltas. Em cima ele havia muitas oferendas (doces persas) e conforme mostrei no post anterior, um espelho que refletia a imagem do casal enquanto sentados, assistiam a cerimônia. O mesmo espelho utilizado pelos pais de Nasim há uns bons anos atrás em sua união.
Segundo a tradição Persa, açucar deve ser derramado, durante quase toda a cerimônia, por amigas e familiares dos noivos em suas cabeças, cobertas por um tecido branco semi-translúcido. Além disso a doçura segue com os noivos lambendo mel, um no dedo mindinho do outro. Uma outra particularidade da cerimônia persa são as jóias, lindas por sinal, oferecidas ao casal, durante a cerimônia por pessoas próximas. Cada um chega com algo e logo depois se escutava o ooooh lahlah da mãe da noiva. Já a família do noivo estava toda vestidas em roupas de gala, tradicionais da família real da Costa do Marfim. O noivo só pôde levantar o véu da noiva após a troca de alianças e claro, o beijo, como em quase todas as culturas, veio logo a seguir.
Um casamento com 60 convidados, com direito a banda de jazz, noivos no trampolim, um castelo de fundo (e que castelo), 30 minutos só para o fotógrafo se divertir com o casal após a cerimônia, excelente comida, convidados animados, mistura de tradições, DJ, festa, muitos discursos e diversão total. Uma mescla muito rica de cultura e tradições. Sangue novo nas veias dos fotógrafos que como eu buscam sempre algo diferente. Este casamento foi um banquete para nós, fotógrafos e video makers, que vivemos de imagens.
Em breve, teremos mais um casamento diferente. Desta vez direto da capital da Eslovênia, Ljubjlana.
Um abraço a todos!