Mesmo você, sendo um generalista, leia o texto até o final. Ele pode conter informações úteis. Tenho certeza que ele incomodará alguns, principalmente aos não especialistas (ainda). Espero que os que sintam incomodados possam, no futuro, se lembrar do texto sob uma nova ótica, sob a ótica de um especialista bem sucedido.
Ivo Pitangui não tentou ser pediatra, Oscar Niemayer não era designer, Michael Jordam fracassou no baseball, Renato Aragão não tentou fazer drama e por aí vai.
Os grandes autores na área de administração e marketing já provaram por A mais B que o mundo é dos especialistas. O raciocínio é simples, me acompanhe por favor. Quanto mais especializado um profissional, mais ele se sobressai e se torna raro. Se ele é mais raro mais é valorizado. Se ele vale mais ele pode cobrar mais que os outros e ponto final, recebendo de lambuja o reconhecimento.
Quem aqui, que lê este email, não quer ganhar mais? A primeira saída é: seja um ESPECIALISTA!
Exemplificando:
O João é um fotógrafo de casamento, mas faz também publicidade e ainda é designer nas horas vagas. Já o André é somente fotógrafo de casamento. Ele é especializado nisso! Um casal de noivos recebe então um cartão de visita de cada. No do João ele lê: “fotografia de casamento, publicidade e design gráfico”. Já no cartão do André, mais limpo (diga-se de passagem) ele lê: “André Almeida – Fotógrafo de casamento”. O cliente entra no site dos dois:
– No do João ele vê várias galerias e inúmeros links para trabalhos que não seguem uma linha de raciocínio, vê trabalhos de fotografia de comida, depois um batizado e um folder que o João criou para um cliente. Mesmo que inconscientemente os potenciais clientes ficam perdidos.
– No site do André ele entra na galeria de casamentos e vê 30 fotos coerentes de casamento. O exercício de nos colocarmos no lugar do cliente deve ser feito constantemente.
O que será que o cliente sente quando entra no meu site? Quando recebe meu cartão? Quando escuta meu nome? Será que ele consegue me identificar como provedor de soluções para suas necessidades? Será que ele me vê como um Expert no assunto? Um expert, ou especialista em português é mais bem cotado.
Tenho visto que vários fotógrafos caem na armadilha de não se especializar com medo de deixar de fazer outros trabalhos. De perder clientes. A minha sugestão é buscar a especialização sempre. A especialização tem que ser meta daqueles que querem se sobressair no mercado. A medida que vc deixa de fazer outros trabalhos e investe no conhecimento e expertise de SÓ uma determinada área, seu trabalho ganha consistência e você passa a ser considerado um profissional especialista. Pode assim aumentar preços e atender um público disposto a pagar o valor da sua expertise. No entanto, o processo é gradativo e dá trabalho. Por isso há mais generalistas que especialistas no mercado. Poucos querem pagar o preço de serem especialistas.
Voltando ao João e ao André, com certeza o André passa mais credibilidade ao mostrar que é um especialista. Ele tem mais tempo para ir fundo naquilo que se propôs fazer. Ele ganha mais experiência prática pois fotografa casamento com mais frequência que o João. Os especialistas sabem do que falam. Eles estão mais aptos a resolverem problemas e apresentarem soluções aos seus clientes. Quando a coisa aperta, todos nós buscamos um especialista.
O que eu não disse aqui:
1. Eu não disse aqui que as pessoas e empreendedores não podem diversificar seu negócio. Aliás, os bons empreendores podem e devem diversificar, mas eles arranjam pessoas (especialistas) para dar suporte. Especialistas que trabalham para ele. Além disso eles não tentam vender tudo junto, por exemplo DESIGN e FOTOGRAFIA. São duas coisas distintas.
2. Não disse também que Fotógrafo NÃO pode ser designer ou vice versa. Aliás, acredito que o especialista pode e deve estudar outras disciplinas para gerar uma base para que seu trabalho se desenvolva. Por exemplo, se o fotógrafo estuda design ele poderá diagramar seus próprios livros ou como no meu caso ele saberá dizer ao seu designer o que ele quer sem titubear. O que eu mencionei é a dificuldade em vender serviços de fotografia e design juntos. Ele provavelmente será taxado e considerado um fotógrafo e designer meia boca ou quebra galho. Ele não será valorizado como um especialista.
3. Não disse também que há alguns períodos da vida, os quais eu chamo de período de transição, que para nos mantermos temos que vender e nos dedicar a mais de uma atividade paralela. Eu mesmo passei por isso embora soubesse desde o início que uma hora eu teria que optar. Optei por ser um fotógrafo de casamento especialista. Recebo inclusive várias consultas para outros tipos de trabalho que eu simplesmente indico e passo para outros.
4. Não disse que “não há gênios” que possam ser especialistas em mais de duas coisas. Acho que há sim, mas há pouquíssimos. Vik Muniz é um deles na minha opinião. Podemos contar nos dedos os tão talentosos que conseguem ser experts em mais de um assunto.
5. Eu não disse que alguém não pode CONSEGUIR vender duas coisas distintas no mesmo negócio. Só digo que não conseguirá vender por preços PREMIUM. São duas coisas diferentes!
Mais sobre a raridade:
Hoje, os profissionais mais bem pagos do mercado são os SUPER ESPECIALISTAS. Há poucos e a concorrência quase não existe e é por isso que eles são SUPER VALORIZADOS. Para exemplificar falarei de um cliente meu que exerce a profissão de prático. Prático é o profissional que faz manobras em grandes embarcações e navios, em canais, rios e portos. Eles lidam com produtos de muito valor. Um navio pode a qualquer momento esbarrar em uma pedra ou objeto e afundar ao ser atracado. Isso representa prejuízo incalculáveis para seus donos além de possíveis catástrofes ambientais. Nada mais justo que contratar alguém que faz isso muito bem. São poucos os que estudaram e como o próprio nome diz, PRATICARAM muito até conseguirem ser experts na arte de atracar navios em condições precárias e de difícil acesso, Para se ter uma idéia o prático é especialista na embarcação que manobra e também na região em que ele pratica. Os práticos mais bem pagos do mundo estão no Canal do Panamá. Sabe o motivo? Eles são tão bons que em alguns trechos possuem apenas 30 cm de espaço de cada lado da embarcação. Eles não podem errar. Eles possuem responsabilidades imensas. Eles são muito bem remunerados. Eles não pilotam Kart, nem avião. Eles não pilotam lancha. Eles são especialistas e fazem aquilo de “olhos fechados”.
Últimas considerações:
Se você não um especialista ainda, siga e continue se aperfeiçoando. Se você é um generalista e pretente continuar, não te condeno. É um direito seu. Se você quer vender design e fotografia juntos, boa sorte mas saiba que dificilmente você será um designer ou fotógrafo referência. Pode ser que não busque isso também, e é direito seu. Cada com seus objetivos, não é verdade? O meu objetivo sempre foi a excelência, em tudo que faço. Busco sempre atender meus clientes com as melhores soluções e dando o melhor de mim. Para isso fui obrigado a me especializar. Não tive a benção de nascer multidisciplinar portanto me dedico muito ao processo de busca de conhecimento e de prática dentro da minha especialização: Fotografia de Casamento.
Na natureza, quem está no topo da cadeia alimentar é especialista. A águia, é especialista na arte da caça, voa alto, possue uma visão fora de série, garras afiadas. É uma máquina especializada na arte da caça. Já o Pato, nada mas não como um mergulhão, corre mas não como uma avestruz e voa mas não como a águia.
Para quem é proveniente de cidades menores e pequenos centros, a dica é a mesma, busque aperfeiçoar-se até que você seja descoberto fora da sua área. Enquanto isso, seja um generalista mas pensando com a cabeça de um especialista que você poderá ser um dia.