Hoje acordei e como um viciado confesso, antes de me levantar peguei meu iphone e fui checar meus emails. Como de costume, haviam muitos desde a hora que fui pra cama ontem quando o chequei pela última vez. A grande maioria vinha de um tal de FACEBOOK. Sim, este é o meu remetente campeão. Há horas em que dá vontade de fechar a conta, mas felizmente esta ferramenta é extraordinária e creio que vale a pena receber tanta coisa, mesmo tendo bloqueado praticamente tudo.
Dentre os emails havia um da ISPWP – International Association of Wedding Photography, para mim a mais importante associação de fotógrafos de casamento da atualidade. Ela divulgava o resultado do seu último concurso. Com a vista ainda embaçada, eu acabara de levantar, pude ver que meu nome estava em terceiro lugar geral. Quem conhece a ISPWP sabe que é sempre importante e emocionante estar em sua lista de campeões. Quem não gosta de ganhar? Ainda mais numa associação dessas, a fórmula 1 da fotografia de casamento.
Acordei a minha esposa Ana, que só balbuciou algumas palavras, cansada. Já me pus de pé para entrar no computador e ver todas as imagens, grandes, que venceram as suas diversas categorias. Diga-se de passagem, cada dia com imagens mais belas e um nível altíssimo.
Tá, e daí? Parabéns pra mim então? O que isso tem a ver?
Vamos voltar para 2008 quando eu ganhei o concurso de álbuns diagramados promovidos pela editora Fhox. Depois veio em 2009 um nono lugar inacreditável, na época, no meu primeiro envio de imagens para a própria ISPWP. Ganhei confiança e também em 2009 ganhei o primeiro lugar geral da ISPWP.
Depois disso eu descobri que poderia investir mais tempo nessas competições e nunca mais parei. Vieram muitos outros prêmios e reconhecimentos de outras associações. Foram 4 anos com muitos prêmios que na maioria das vezes me trouxeram alegria mas também uma carga de energia negativa. Sobre isso prefiro não falar pois ela vem no pacote.
O motivo deste post é incentivar os fotógrafos brasileiros de casamento, como eu, a investir mais tempo e energia nas competições. Por que? É simples, tenho 3 bons motivos e espero que este post possa te encorajar.
1. Quando se ganha prêmios você é mais conhecido, pelos fotógrafos no Brasil e também de outras partes do mundo. Os casamentos que faço fora do Brasil, em sua maioria, se devem aos amigos fotógrafos estrangeiros que fiz e que me indicam. Fica bem mais fácil através dos concursos se lançar em uma carreira internacional.
2. As competições são excelentes agentes motivadores. Elas nos impedem de cair na rotina, na mesmice. Elas nos empurram e nos fazem fotografar cada casamento com mais afinco. Eu posso dizer que sou super competitivo e por isso adoro fotografar já pensando em quais imagens eu enviarei para os concursos dos meses seguintes. No final isso faz com que nosso trabalho esteja em constante evolução. Ganho o fotógrafo e ganham os noivos que contam com um profissional sempre motivado e disposto a criar algo diferente.
3. Quando se ganha prêmios você é mais conhecido pelos clientes (noivos) também. Sabe porque? Por que a mídia passa a te publicar. Eu me refiro a mídia expontânea em blogs, sites, jornais, revistas. Seu nome passa a ser mais cogitado e aos poucos vira objeto de desejo. Um objeto de desejo vale mais, pode acreditar! Um fotógrafo premiado é sempre mais cobiçado que outros que nunca venceram nada. Eu não estou dizendo aqui, de forma alguma, que os fotógrafos que nunca participam de prêmio não valem e são ruins, nada disso! O valor percebido de um fotógrafo com prêmios e reconhecimento internacional sempre será mais reconhecido.
Agora é hora de festejar um dos momentos mais importantes de minha carreira. Um abraço a todos e o meu desejo que participem e ganhem muitos prêmios.