Fotografia de casamento e de família – Belo Horizonte

Clicar? Nem sempre!

Ser fotógrafo é  fotografar apenas 20% do tempo. O restante dele passamos cuidando do negócio. Seja produzindo, editando, vendendo, treinando membros da equipe, assinando documentos, prospectando clientes, fazendo parcerias, estudando novas técnicas, pesquisando novos produtos, melhorando o nível do trabalho, planejando e tratando imagens. O ato de clicar é um dos processos que envolve o negócio, que fique bem claro. A fotografia profissional vai muito além do ato de fotografar.

Quando decidi ser fotógrafo eu achei que ficaria livre de várias tarefas como por exemplo trabalhos administrativos. Fruto da minha inexperência na época e mero engano. Nenhum fotógrafo passa o tempo inteiro fotografando.

Não estou reclamando da profissão mas sim dizendo para aqueles que querem se tornar um, que estejam cientes que a fotografia não é apenas arte. Ela exige todo um trabalho de retaguarda e muitos fotógrafos não conseguem progredir pelo fato de negligenciarem os 80% que mencionei acima

Frequentemente clientes e amigos acham que passamos o tempo inteiro fotografando ou fazendo só aquilo que mais gostamos, que viajamos sempre e que tudo é um paraíso. Nada disso, há muito suor nos bastidores viu?

O que eu posso dizer é que há algumas peculiaridades dessa profissão que me fazem trabalhar cada dia mais feliz:

1. Sair da rotina constantemente

2. Conhecer gente nova e interessante

3. Fazer com que a emoção e os momentos se eternizem

4. Conhecer novos lugares

5. Clicar 20% do tempo (acreditem, isso é muito)

6. Trabalhar com o meu hobby

Observando alguns fotógrafos bem sucedidos  percebi que há algumas características fortes em comum:

1. Buscam aprendizado contínuo

2. Estão sempre investindo em suas carreiras não deixando que ninguém controle o seu futuro

3. Não pensam que o equipamento é mais importante de tudo

3. Se responsabilizam quando algo dá errado e não culpam as pessoas pelos seus insucessos

4. Sabem lidar com pessoas e gostam disso

5.  Entendem ou buscam entender de negócios

6. São vendedores do seu próprio trabalho

7. São perfeccionistas e pautam seu sucesso na qualidade a qualquer custo

8. Sabem o quanto e fácil chegar ao topo mas o quanto é difícil se manter nele

9. Tem consciência que não veceram sozinhos

É muito comum ver as pessoas culpando outras pelos seus fracassos. Isso faz parte de um processo de auto-defesa que no fim acaba sendo um mecanismo que leva a estagnação. É importante ter medo pois ele nos leva ao processo de superação. No entanto não nos deixemos paralisar. O mercado da fotografia é como qualquer outro. Sejamos profissionais, dedicados, gratos mas descontentes com nossas conquistas pois sempre poderemos ir mais longe. Só depende de cada profissional. A nova geração da fotografia brasileira é inexperiente sim mas está se preparando para assumir um mercado 10 mil vezes mais competitivo que o dos nossos avós!

Fico feliz em compartilhar meus pensamentos com vocês fotógrafos leitores e pessoas que desejam se tornar fotógrafos profissionais. Espero que sirva de alguma forma! Um abraço a todos.

Exit mobile version