MENU

Chega ao fim mais um workshop. Esse teve um toque especial. Foram dois dias que voaram. Um dos workshops que eu mais aprendi com os alunos.

Aprendi que existem pessoas muito legais espalhados nesse país. Agradeço em especial a Érika Lais (fotógrafa de casamento de Natal) e seu marido César pela hospitalidade. Eu fiquei com vergonha pois eles ficaram por minha conta nesses dois dias e meio. Não sei como retribuir mas espero o fazer um dia.

Aprendi a ser mais bem humorado com o aluno Fernando, o português mais engraçado que eu conheci. Mesmo com todas as dificuldades o cara mantém a linha e o sorriso no rosto!

Aprendi a amar ainda mais a minha profissão.  O trio de alunos de Campina Grande, Sr. César, Júlio  e   Sr. José me incentivaram, sem saber , a fotografar ainda muitos casamentos. É possível sim fotografar 4000 mil casamentos, isso mesmo QUATRO MIL, sem se cansar e manter acesa a chama e vontade de aprender. Isso sim foi lição de amor a profissão. Eles tem 48 anos de estrada, bem mais que eu tenho de vida. Ele poderia estar lá na frente me ensinando muito. Deu vontade de sentar com ele para ouví-lo contar mais da sua vida. Quero fazer isso ainda um dia. Ele me disse que seu pai, que també era fotógrafo de casamento ficava sentado durante a cerimônia esperando a hora do seu fim para fazer meia dúzia de fotos posadas e ir para casa. Assim era nossa profissão há 50 anos atrás. Como mudou….e o mais bacana, eles acompanharam a mudança!

Aprendi a valorizar ainda mais a humildade ao ver o trabalho do meu mais novo amigo Daniel Nobre, de Fortaleza. Um novo talento da fotografia brasileira de casamentos. Eu já acreditava no potencial deste ex-arquiteto que em janeiro largou a profissão, aliás, antiga profissão para se assumir como fotógrafo de casamento. Acredito agora ainda mais após conhecê-lo pessoalmente e ver o quão simples ele é. Mostra para o Brasil seu talento Daniel! Quebra tudo cara! Espero ir com vc em março para a WPPI. Tem muita coisa bacana lá para aprendermos.

Aprendi que a carne de bode é iguaria por aqui. Não tive coragem de comer e quem sabe na próxima eu tento. Eu lembrava só do ser de barba….não rolou!

Aprendi que o sotaque de Natal, Fortaleza, Recife e João Pessoa são todos diferentes.

Aprendi que o que para uns é ouro para outros não vale nada. Camarão aqui é igual queijo em MG. O melhor de tudo é comer os dois juntos.

Aprendi que preciso conhecer ainda outros lugares pois o Brasil é enorme.

Aprendi que o meu trabalho é muito mais sério e gratificante que eu imaginava. Eu me sinto responsável por algumas mudanças nas vidas das pessoas. Preciso ainda ser melhor e buscar aprimorar meus workshops e dar a minha contribuição para a fotografia de casamento brasileira. Pelo menos ajudá-la de alguma forma a chegar no topo do mundo. Talento nós temos de sobra nos quatro cantos do Brasil.

Natal, valeu! Ano que vem quero estar de volta, quem sabe com o novo workshop de iluminação ou de direção?

_mg_6038_baixa


Comentários

Participei do workshop, gostei e recomendo. Parabéns, Vinícius! Seu alto nível de competência e profissionalismo é respeitado e almejado por muitos que estão na estrada há bastante tempo. Conseguir atingir o sucesso não é fácil, mas você não só demonstrou que isso é possível, como ensinou alcançá-lo!!! Valeu e aguardamos outros cursos e workshops aqui em Natal para breve!

Eu gostaria muito de ter participado com você desse workshop, mas, creio que na proxima oportunidade estarei junto sim. Pelo que já li nos blogs por aí, percebi que foi muito banca. Bem legal isso! Abraço e td de bom pra vc.

[…] indicar. Voltei mexido, com motivação triplicada e horizontes ampliados. Ontem quando retornei e li o que o Vinicius falou sobre mim, no seu blog pessoal, fiquei emocionado… dá um frio na […]

lindas as suas palavras! Queria muito ter voado de Sampa até Natal pra conhecer o Daniel e a minha xará pessoalmente e ter ouvido vc por 2 dias seguidos!!! 😉 E isso que vc falou do Dani não é novidade pra ninguém né? Esse cara arrebenta!!!! Vai quebrar tudo com certeza!!! Bjs Erika 😉

Fernando Azevedo

Simplesmente fantabulástico.

Para uma pessoa como eu, que está a começar, este workshop foi muito valioso, muito mesmo.

Vinicius, além de um excelente mestre, és, e reforço o que falou a Leila, gente finissima (como diz o povo daqui de Recife).

Estes dias que passei não vou esquecer NUNCA.
Ganhas-te mais um admirador.

Um grande abraço,

e um dia destes vais ter um portuga te enchendo o saco aí em BH, rsrsrsrrs

Parabéns Vinícius por mais um Workshop e por compartilha seus conhecimentos com os outros. Muito bacana!!!

Adoraria ter participado, mas infelizmente não deu.

Vou seu Workshop aqui em Fortaleza…

O Nordeste é maravilhoso e aqui, tb vc vai se encantar.

E, se um português arrancou de vc risadas, imagine vc ir conosco num show de humor aqui em Fortaleza!!!! rsss

Ah! O Daniel Nobre é mesmo um cara muuuuito humilde.
Tem paciência e bondade nos seus ensinamentos.

Grande abraço!!

Vinicius,
Quero lhe dizer que de todos os cursos de fotografia que já fiz durante estes 4 anos como fotógrafo, e olha que que já fiz 6, um deles com 180 horas, mas este woorksop de 16 horas foi o mais impactante na minha vida profissional até hoje, vc me fez ver a fotografia com outros olhos, e repensar o que faço, e buscar melhorar sempre. Só tenho a louvar a oportunidade que Deus me deu para poder estar participando deste curso. Conhecer novos profissionais.

Quero me planejar para ir a BH fazer mais cursos na Escola de Fotografia. Só me arrependo de não ter levado meu portifólio impresso para você opinar.

Minha cabeça esta a MIL, cheias de idéias para implementar em meu negócio. Quero parabenizar a sua atitude de buscar não só a sua melhora, mas a da fotografia de casamento do Brasil. Quero poder encontrá-lo daqui a 1 ano, e poder lhe mostrar o meu crescimento profissional.

Um grande abraço,
E espero poder encontrá-lo novamente.
Paulo Figueiredo

Obrigado Paulo pelas palavras, fico emocionado e me sinto realizado!

Que máximo Vinicius!
Pode ter certeza que vc ajuda a mudar a vida de muita gente SIM!
Sua vida, carreira e idéias são inspiradoras!!!
O B R I G A D A!

Vinicius, muito obrigado pelo carinho. Principalmente pelo “amigo”, no fim isso é uma das coisas mais importantes de eventos como esse. Conhecer novas pessoas, fazer contatos, e de repente inciar novas amizadas. Já reservei as datas da WPPI na minha agenda de 2010.

O Workshop foi tudo de bom. No primeiro dia fiquei com a cabeça fervendo, passei umas duas horas calado, naquele restarante do sushi, tomando uma cerveja e escutando piada para português, só pra conseguir relaxar. Muita informação… muita coisa legal para absorver.

Voltei de Natal revigorado, motivado, com uma definição muito melhor do rumo que preciso tomar de agora em diante. Você citou isso no seu texto e realmente sinto que a experiência do Workshop vai gerar mudanças significativas na minha vida.

Minha cabeça abriu, os horizontes se ampliaram e agora vejo oportunidades pipocando por todo lado.

Como você disse… o Brasil é cheio de talentos, tem muita gente boa. Vamo quebrar tudo!

Abraço.

Daniel.

Em floripa EU VOU!!!
Decidi hoje!
E já estou contanto nos dedos os dias para chegar e fazer parte de uma foto oficial assim também.
Além de ter mais tempo para poder ouvir você, já q “conhece-lo” já foi no Wedding Brasil.

bjus

Que bom carol, entra em contato então pelo contatomg@escoladeimagem.com.br

Bjs e até lá!

Ola Vinicius!
CAra, foi muito bom conhecer de perto voce, saber o quanto voce está disposto a ensinar e melhorar o mercado da fotografia de casamento.

Muito obrigado sobre o comentarios que voce fez a respeito de mim, meu Pai e meu amigo José Inaldo. É com muito trabalho, dedicação e amor ao que fazemos que permite fotografar mais de 4 mil casamentos e ainda sentir sede por mais.

Espero reencontrar voce em breve, trocar mais ideias e aprender um com outro.

Um grande Abraço.

P.S.: Corrige os nossos nomes: EDSON, Julio Cesar, e José Inaldo.

puxa vinicius! perdi esse workshop, era tudo que queria.
eu moro no litoral do piauí e soube do workshop em natal pelo daniel nobre, um dia antes dele acontecer.
que pena! perdi a chance de conhecer vc e meu grande amigo Daniel Gomes, mas que sabe um dia tenha outra oportunidade.
vou ficar agora atento pra da proxima vez não perder.

ai!pensa ai em fazer um workshop em teresina – pi
um abraço!

A foto ficou boa demais! Tô rolando de rir aqui!
Você comprou um modelito desses pra trazer!?
Parabéns pelo WS!

abs,

Compre pra vc um PP.
heheheh

Ola Vinicius… adorei o texto, vejo que, além de um mestre na fotografia, você escreve muito bem!! Gostaria de saber quando você vem a brasília, gostaria muito de participar do seleto grupo de seus alunos!!

Vinicius, nós é que só temos a gradecer a sua presença e a sua disposição em ensinar as pessoas a verem o mundo com outros olhos. O aprendizado é um processo continuo, um caminho que tem apenas começo, e meio, onde nunca chegamos ao fim.
Que ia ser bom eu já sabia, mas foi melhor que isso, pudemos conhecer um pouquinho do outro lado do Vinicius, que além de mestre, é uma grande pessoa!!!
Volte sempre!!!
Abs
Erika Lais

Leila Florêncio

Muito obrigada por tão preciosas dicas…confesso que não aprendemos tudo que quisemos,mas aprendemos tudo que pudemos. Ando muito tentanda alcançar este momento,
E o melhor de tudo foi saber o quanto você é super acessível, de carne e osso,”gente boa” . Aguardo anciosa pelo próximo workshop, já posso fazer minha reserva??? kkkk
Mais uma vez, muito obrigada. Até a próxima!!
Leila florêncio

Obrigado Leila…..sei que foi muita informação. Espero que tenham aproveitado o máximo possível, é difícil mesmo aprender tudo. Eu compartilhei com vcs o meu caminho e cabe a cada um saber o que foi últil nessa história.
Abs

Vinicius

Realmente, Valeu a pena. Pena esperar próximo ano por outro workshop, quem sabe não damos um pulinho em BH. Agradecemos por todas as dicas, mais que valiosas, valeu Vinicius.

Ah, essa semana, com certeza, o blog entra no ar.

Edu, assim que entrar no ar o blog me avise ok? Abraços!

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

FECHAR MENU