Foram dois dias de curso. Uma turma bem heterogênea, biodiversa eu diria. Nela presentes alguns fotógrafos de casamento com mais experiência, outros com pouca, gente de diversas partes do país, fotógrafos iniciantes de outras áreas e até empresários. O que? Isso mesmo, meu pai foi meu aluno. Nusssga! Santa responsabilidade Batman!
Normalmente quem estava acostumado a me dar aulas era ele. Dessa vez a maré virou e por dois dias ele caiu nas minhas garras em sala de aula. A turma é muito compenetrada, não se ouvia um pio. Em alguns momentos ficava preocupado se eles estavam com sono ou simplesmente não estava assimilando.
A turma além do meu pai foi meu aniversário de 1 ano como professor, até então não tinha ensinado nem uma criança a encher um balão. É engraçado, eu achei que nunca seria capaz de ensinar nada a ninguém. Me achava impaciente, aliás ainda me acho. No entanto a sala de aula tem sido uma das minhas terapias e recentes paixões. Ser paciente, buscar informações e não falar besteira. Isso faz com que busquemos o aprimoramento.
Ser professor é dar exemplo, inspirar, repetir a mesma coisa várias vezes, ser surpreendido com um agradecimento em um dia triste, é receber inúmeros emails de alunos pedindo dicas. Ser professor é ter sempre alguém para ajudar e mais que isso, é aprender todo dia com as pessoas mais simples e nas situações mais improváveis. Ser professor é participar de um ciclo virtuoso, é evoluir junto daquele que acha que sabe menos que você.
Agradeço por ter tido a oportunidade forçada de me tornar um deles. Mesmo que com muito o que aprimorar em sala de aula hoje sou professor com orgulho!
Que os alunos de hoje voltem para casa melhores do que vieram. Quando caminhamos em nossa profissão automaticamente melhoramos de vida. Que venham muitos alunos esse ano! Obrigado pai pela nota 9 na avaliação. Na próxima vez farei de tudo para receber seu 10. Beijos no coração de todos. Estou exausto. Ser professor é doar energia. Vou dormir depois de um banho quente!