MENU

Não sou designer e nem tenho a pretensão de aqui tentar escrever um artigo técnico sobre branding. Gostaria de contar um pouquinho da história de um fotógrafo Mineiro, de “Belrizonte”  que em 12 anos de carreira teve 4 marcas. Talvez esse pequeno trecho possa inspirar, além tirar dúvidas daqueles que por ventura se identifiquem com o tema. Então vamos lá.

Hoje apresento, com muita satisfação, a minha identidade visual. Na verdade, a sua quarta versão desde 2005. Sim, ao longo de 12 anos senti a necessidade de constantemente renová-la. Criamos 4 propostas totalmente diferentes que marcaram momentos singulares na minha trajetória como fotógrafo.

A minha primeira marca foi a La Foto que surgiu em 2005. O seu conceito era baseado na universalidade da fotografia  como linguagem. Ela pode levar mensagens, por diversas partes do planeta, sem a necessidade de dicionários ou tradutores. Em Português A FOTO, em Francês LA PHOTO, em Inglês THE PHOTO e em espanhol LA FOTO. Acabei por optar pela última versão, que achei mais simpática. Sempre gostei de Chaves!

vinicius matos, escola de imagem, fotógrafo vinicius matos, fotografia bh, fotografia de casamento, fotografia de casamento bh, fotografia rj, fotografia de casamento rj, fotografia sp, fotografia de casamento sp, ispwp, la foto, workshop de fotografia de casamento, belo horizonte, rio de janeiro, são paulo, curso de fotografia, rebranding, branding, workshop 5 dias, 5 dias com vinicius matos, artigo de fotografia, inspiration photographers, inspiration awards, golden lens, lente de ouro, coaching para fotógrafos, coaching fotografia de casamento

Em 2008, quando na sua segunda versão, já não era La Foto e sim Vinícius Matos. Identidade também produzida pela designer  e amiga Karen Nery. Nessa época eu já tinha em mente algum dos meus atributos. Acredito que a marca de um fotógrafo seja responsável por traduzir e comunicar o seu DNA (singularidade) e tudo aquilo em que ele acredita. Naquele ano eu decidi me lançar em carreira solo na fotografia de casamento que até então era compartilhada com o meu ex-sócio. Sempre acreditei que um fotógrafo comercial é o próprio produto. A La Foto era uma marca forte mas o Vinícius Matos havia conquistado seu próprio espaço. Confesso que essa segunda identidade visual não tem a mesma força que as duas mais recentes que logo logo mostrarei. Ela era relativamente neutra, mas cumpriu o seu papel por traduzir o estágio em que eu me encontrava na fotografia. Acredito que apesar da neutralidade estética, ela já representava uma das minhas principais características, a objetividade que me acompanha desde o berço.

vinicius matos, escola de imagem, fotógrafo vinicius matos, fotografia bh, fotografia de casamento, fotografia de casamento bh, fotografia rj, fotografia de casamento rj, fotografia sp, fotografia de casamento sp, ispwp, la foto, workshop de fotografia de casamento, belo horizonte, rio de janeiro, são paulo, curso de fotografia, rebranding, branding, workshop 5 dias, 5 dias com vinicius matos, artigo de fotografia, inspiration photographers, inspiration awards, golden lens, lente de ouro, coaching para fotógrafos, coaching fotografia de casamento

Em 2013, senti nova necessidade de comunicar ao mercado atributos já mais claros e desenvolvidos. Aquela marca já não me representava. Minha fotografia havia mudado assim como a minha relação com os fotografados e claro, o meu negócio. Nascia então a terceira identidade Vinícius Matos que foi concebida e regida sob a batuta da Vanuza Amarante, uma das poucas designers no país 100% especializada em branding para fotógrafos. Nessa época eu já tinha ocupado meu espaço no cenário mundial da fotografia de casamento. Discutimos temos como quem era o meu público, onde estava, o que buscava, seus hábitos de vida e consumo, desejos e novamente  o que me diferenciava como fotógrafo e pessoa. Dessa vez lembro ter pedido a Vanuza uma identidade com uma pitada de elegância, além de um Q de sofisticação clássica. Nasceu então a versão abaixo que até na semana passada foi utilizada nos últimos 4 anos.

vinicius matos, escola de imagem, fotógrafo vinicius matos, fotografia bh, fotografia de casamento, fotografia de casamento bh, fotografia rj, fotografia de casamento rj, fotografia sp, fotografia de casamento sp, ispwp, la foto, workshop de fotografia de casamento, belo horizonte, rio de janeiro, são paulo, curso de fotografia, rebranding, branding, workshop 5 dias, 5 dias com vinicius matos, artigo de fotografia, inspiration photographers, inspiration awards, golden lens, lente de ouro, coaching para fotógrafos, coaching fotografia de casamento

Hoje, com muito orgulho, apresento o mais recente capítulo dessa história. Sai do forno a nossa quarta identidade visual, fruto de um diálogo mais profundo entre o fotógrafo (eu) e as minhas obras. Nesse processo tivemos alguns encontros, desencontros e reencontros. Precisei me conhecer melhor para em seguida dar alguns passos importantes e me reaproximar da minha essência. Senti a urgente necessidade de voltar as origens e fotografar mais para mim. Achei fundamental identificar, no meio das milhares de imagens que produzi, as que tinham mais a ver comigo, que me enchiam de orgulho e que me faziam bem. Essa nova marca, em formato de uma quase assinatura, traduz com brilhantismo (graças a Vanuza) minha atual fase de vida. Um “pitstop” ungido de introspecção e resgate de origens e valores. Voltei ao box com demandas  de simplicidade, empatia e conexão. É cada vez mais clara a importância do valor atribuído as pessoas que fotografo e que fazem parte da minha vida. Meus prêmios, a partir de agora, são colecionados em outro formato: memórias, sorrisos, carinho e gratidão. Acelero por trilhas ainda desconhecidas. O desejo de desenvolver novos projetos fotográficos, pessoais e comerciais, me instigam com novo ânimo para sonhos ainda maiores, mais profundos e desafiadores.

vinicius matos, escola de imagem, fotógrafo vinicius matos, fotografia bh, fotografia de casamento, fotografia de casamento bh, fotografia rj, fotografia de casamento rj, fotografia sp, fotografia de casamento sp, ispwp, la foto, workshop de fotografia de casamento, belo horizonte, rio de janeiro, são paulo, curso de fotografia, rebranding, branding, workshop 5 dias, 5 dias com vinicius matos, artigo de fotografia, inspiration photographers, inspiration awards, golden lens, lente de ouro, coaching para fotógrafos, coaching fotografia de casamento

Nunca imaginei que esse rebranding (termo utilizado pelos profissionais da área) representaria um marco tão importante. Experimentei um árduo processo de negociação e conflitos internos. O que eu produzia já não era suficiente, mesmo grato por tudo aquilo que construí. A reinvenção é fruto da quebra de crenças enraizadas. Na prática, meus amigos, essa nova identidade simboliza o encontro da minha fotografia com os meus propósitos de vida que em algumas vezes não foram priorizados.

Toda transformação envolve medo, de falhar e de não ser valorizado. Só eu posso dizer o quanto tomar essas decisões tem sido libertador e difícil ao mesmo tempo. O apego ao conforto e as conquistas do passado tem sido meus maiores inimigos.

E o que vem por aí?

Melhor não tentar prever o imprevisível. O excesso de expectativas pode ser limitante. Só sei que tenho muitas ideias e que certamente navegarei por águas turbulentas entre críticas e apoios. Mesmo assim, decidi, seguir em frente. Quero poder gozar de mais liberdade e menos limites. Sinto a necessidade de novas descobertas. Quero quebrar regras e estar mais livre. Liberdade? Existe? Talvez não para a nossa mente, pois é ela quem determina nossos limites. Talvez a tal liberdade seja utópica. Se assim for, para que então serve a Utopia?

Como dizia o músico Fernando Birri:

“Ela serve para seguirmos caminhando. A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos.”

E assim, sigo vivo nos meus responsáveis devaneios e ganho a oportunidade de caminhar rumo a um horizonte que me amedronta e seduz.

vinicius matos, escola de imagem, fotógrafo vinicius matos, fotografia bh, fotografia de casamento, fotografia de casamento bh, fotografia rj, fotografia de casamento rj, fotografia sp, fotografia de casamento sp, ispwp, la foto, workshop de fotografia de casamento, belo horizonte, rio de janeiro, são paulo, curso de fotografia, rebranding, branding, workshop 5 dias, 5 dias com vinicius matos, artigo de fotografia, inspiration photographers, inspiration awards, golden lens, lente de ouro, coaching para fotógrafos, coaching fotografia de casamento

Desejo a todos muita fotografia, rebranding e utopia!

Comentários
Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

FECHAR MENU