Acabei de ler este texto do fotógrafo Robert Hughes, atual presidente da associação dos fotógrafos profissionais de Ohio, nos EUA e selecionei algumas partes que na minha visão são bem interessantes.
Lembrando que este texto é pra quem tem estômago forte. Sei que vai tirar muita gente da zona de conforto. O mercado da fotografia em DVDs é enorme no Brasil, por isso fica sempre a dúvida: o fotógrafo entrega o DVD porque o cliente não quer pagar ou o cliente não paga mais por que o fotógrafo não sabe fazer o restante do processo?
Cada um interpreta de uma forma. Eu sempre sigo a linha de raciocínio que se há algo de errado em meu negócio, a culpa é minha, eu preciso mudar e não o mercado. Espero continuar assim sempre.
Voltando ao texto, ele é bem forte mas de uma objetividade e lucidez incríveis. Vamos lá…
Considerações sobre os fotógrafos “queimadores de DVD”.
Existe um grupo de fotógrafos que se intitulam profissionais, mas que competem unicamente no preço. Aquele grupo que fotografa e logo já queima a imagem em um DVD. A verdade é que este fotógrafo, normalmente, não quer nenhum contato com o seu cliente. Na maioria dos casos ele não tem o conhecimento, talento ou experiência para formular estratégias de negócio convincentes ou para executar uma pós produção de alto nível que permita imprimir suas imagens com qualidade.
As palavras da Martha Blachfield no seu recente artigo para a revista “Studio Photography Magazine” diz tudo….
“Ter o seu casamento fotografado e receber apenas um DVD é o mesmo que receber apenas o tecido do seu vestido de noiva sem que o o mesmo esteja pronto”.
Os fotógrafos queimadores de DVDs realmente não se preocupam em entregar um produto bem acabado e profissional. Tudo que eles querem é se livrar da responsabilidade de ter que continuar com o trabalho duro que vem logo após a captura das imagens. A estratégia shoot and burn, como é chamada em inglês, não faz com que os noivos economizem dinheiro. Ela só coloca a noiva em um mundo em que ela não conhece nadinha, o mundo da impressão de imagens.
Quando então o cliente descobre o trabalho que terá para finalizar o trabalho, o fotógrafo queimador de DVD já se foi e ganhou dinheiro fácil.
Fotografar e queimar o DVD é mais ou menos assim: “Eu faço parte do trabalho se você descobrir como fazer todo o restante.”
Esta abordagem gera incontáveis horas de frustrações para o cliente (vítima) o qual tenta desesperadamente imprimir as imagens com qualidade decente.
Tempo e dinheiro não devem ser poupados mas sim investidos no conhecimento de papéis e tintas, nos perfis de cores, educação, manuais, softwares e color management. (…) Você pode decidir viver uma vida inteira com qualidade profissional e imagens significantes ou simplesmente viver desesperadamente tentando gostar de algumas imagens que poderiam ter sido feitas de forma profissional.
A escolha é sua!
Robert H. Hughes Mestre em Fotografia Certificado pela MEI., CR., ASP e PPA
Se alguém desejar ler o texto na íntegra, basta fazer download do seu PDF, aqui.