O chá de aeroporto de hoje, na nossa jornada Manaus – Belo horizonte me deu tempo para preparar as imagens feitas na quarta feira em Tiradentes. Renata e Patrick, apesar de reservados confiaram no nosso trabalho. Taí um ponto muito importante quando se decide fotografar casais normais, pessoas que pela primeira vez se vêem diante de um fotógrafo, CONFIANÇA.
A confiança é conquistada. As vezes ela vem de pronto. Outras de mansinho. Ela gera entrega. Para fotografar com ALMA, como disse a aluna Janaína em um comentário anterior, é preciso fazer com que os noivos acreditem nas suas idéias. A tarefa não é tão árdua como tantos imaginam. É necessário buscar sair da rotina, conhecer bem o casal, arriscar, errar em alguns momentos, mover, sair da zona de conforto, se apaixonar pelas suas imagens, encontrar no casal algo de sublime. Isso tudo tem a ver com seres humanos e menos a ver com fotografia. A capacidade de dirigir um casal é proporcional a capacidade de nos comunicarmos e fazermo-nos entendidos pelas pessoas.
Fotografar gente tem a ver com gostar de pessoas. Ouse….ouse….ouse….erre mas não se arrependa de ter tentado. Renata e Patrick, obrigado pela entrega. Eu particularmente adorei o resultado da nossa tarde em Tiradentes……..abençoada pela linda luz do inverno em Minas Gerais.