Orientações de um pároco
O texto abaixo ressalta dentro das Normas e Exortações para o Casamento Religioso, na Paróquia de São Judas Tadeu em Piracicaba, um parágrafo destinado a fotografia e vídeo. É por essas e outras que os casais estão buscando novas alternativas e tem casado fora da Igreja no Brasil!
Texto retirado do blog de LUCIO FLAUBERT
e) Fotos e filmagens:
Nada substitui nesta vida o momento presente em que vivemos. É bom ter recordação dos momentos felizes celebrados em nossas vidas. Não é proibido fotografar ou filmar casamentos nesta igreja. Contudo, constatando muitas vezes que empresas fotográficas e de cinegrafistas, não entendem nada da liturgia do matrimônio e somente estão ali para fazer um “serviço”, e ganhar por ele, acabam atrapalhando a cerimônia com locomoção exagerada e desnecessária no presbitério. Por isso determinamos o seguinte:
– somente são permitidos no máximo dois fotógrafos e dois cinegrafistas que, além de estarem credenciados pela cidade de Piracicaba, deverão se apresentar uma semana antes do enlace na secretaria da igreja para que possamos coloca-los a par das normas desta igreja. Essa credencial consiste em um crachá que os fotógrafos e cinegrafistas receberão e deverão usar durante toda a cerimônia e devolver após a mesma na sacristia da igreja.
– os fotógrafos e cinegrafistas quando virem buscar a credencial receberão as normas de como deverão agir no presbitério e acertar a taxa.
– a taxa para fotografar e filmar é de R$ ____________. E somente poderão usar dois pontos de energia elétrica durante a cerimônia para acionar os seus equipamentos. Segundo as normas da diocese, é proibido usar holofotes e canhões de luz durante a cerimônia.
– caso os noivos queiram que a cerimônia seja somente fotografada, não será cobrada taxa alguma.
– caso os noivos queiram que seus familiares façam as fotos ao invés de uma empresa, os mesmos deverão ser credenciados uma semana antes e também receber as normas de como agir no presbitério. Também não será cobrada taxa alguma nesse caso.
– os noivos tenham a inteira liberdade de não contratar nenhum fotógrafo ou cinegrafista. A propósito, façam uma pesquisa entre seus amigos e parentes que já se casaram e que filmaram a cerimônia. Pergunte a eles quantas vezes eles assistem por dia ou por semana ou por mês a fita ou dvd do casamento.
Tenho certeza de que vocês irão se decepcionar com o resultado. Isso se explica porque cerimônia de casamento não é nenhum filme ou cena de novela que são produzidos em vista de um faturamento ou oferecimento de lazer. Vocês noivos não ganham nada ao exibir a cerimônia gravada aos amigos e parentes, e também não se iludam em achar que os espectadores assistirão por puro prazer, no mínimo o farão uma única vez em respeito a vocês. Mas convide-os na semana seguinte ou em outra ocasião para assistirem de novo e vocês constatarão as mais variadas desculpas que os impede de fazê-lo.
Prezados noivos o ato realizado no altar não é teatro é realidade. A intensidade do momento vivida por vocês dois, não se iguala a nenhuma foto ou cena gravada. Vocês poderão ver fotos e filme tantas quantas vezes quiserem, mas não sentirão o mesmo que sentiram naquele momento. No caso das fotos, estas já são mais vistas, ao passar o tempo elas trazem verdadeiras recordações, principalmente as fotos mais amareladas. Quanto às fitas e dvds, são esquecidos e aos poucos se desmagnetizam e ficam riscados e se perdem na ilusão de terem causado grandes efeitos.
Se acharem difícil fazer essa pesquisa, perguntem pra vocês mesmos quantas vezes assistiram gravações ou viram fotos dos casamentos de seus amigos e parentes e meditem na resposta que darão.
Obs: Caso a cerimônia seja realizada em uma das comunidades paroquiais, a responsabilidade em credenciar e cobrar a taxa de filmagem é da matriz.
Español
Orientações de um pároco
O texto abaixo ressalta dentro das Normas e Exortações para o Casamento Religioso, na Paróquia de São Judas Tadeu em Piracicaba, um parágrafo destinado a fotografia e vídeo. É por essas e outras que os casais estão buscando novas alternativas e casado fora da Igreja no Brasil!
Texto retirado do blog de LUCIO FLAUBERT
Orientaciones de un párroco
El texto abajo resalta un párrafo dentro de las Normas y Exhortaciones para el Casamiento Religioso, en la Parroquia de San Judas Tadeo en Piracicaba, destinado a fotografía y video. ¡Es por estas y otras razones que las parejas están buscando nuevas alternativas y se han estado casando fuera de la Iglesia en Brasil!
Texto extraído del blog de LUCIO FLAUBERT
e) Fotos y filmaciones:
Nada sustituye en esta vida el momento presente en que vivimos. Es bueno tener el recuerdo de los momentos felices celebrados en nuestras vidas. No está prohibido fotografiar o filmar casamientos en esta iglesia. Sin embargo, constatando muchas veces que empresas fotográficas y de camarógrafos no entienden nada de la liturgia del matrimonio y solamente están allí para realizar un “servicio” y ganar por él, terminan dificultando la ceremonia con locomoción exagerada e innecesaria en el presbiterio. Por esto determinamos lo siguiente:
– solamente se permiten como máximo dos fotógrafos y dos camarógrafos que, además de estar acreditados por la ciudad de Piracicaba, deberán presentarse una semana antes del enlace en la secretaría de la iglesia para que podamos colocarlos a la par de las normas de esta iglesia. Esta acreditación consiste en una credencial que fotógrafos y camarógrafos recibirán y deberán usar durante toda la ceremonia, y devolver luego de la misma en la sacristía de la iglesia.
– los fotógrafos y camarógrafos recibirán las normas de cómo deberán actuar en el presbiterio y pagar las tasas, en el momento que vengan a buscar dicha credencial.
– la tasa para fotografiar y filmar es R$ _____________. Y solamente podrán utilizar dos puntos de energía eléctrica durante la ceremonia para accionar sus equipamientos. Según las normas de Diócesis, está prohibido el uso de reflectores y cañones de luz durante la ceremonia.
– en caso que los novios quieran que la ceremonia sea solamente fotografiada, no se cobrará ninguna tasa.
– en caso que los novios quieran que sus familiares tomen las fotos en lugar de una empresa, los mismos deberán ser acreditados una semana antes y también recibirán las normas de cómo actuar en el presbiterio. Tampoco se les cobrarán tasas en este caso.
– tengan los novios la entera libertad de no contratar a ningún fotógrafo o camarógrafo. A propósito, hagan una encuesta entre sus amigos y parientes que ya se han casado y que han filmado la ceremonia. Pregúntenles cuántas veces miran por día, por semana o por mes la cinta o DVD de la boda.
Estoy seguro de que se decepcionarán con el resultado. Esto explica el por qué la ceremonia de casamiento no es una película ni una escena de novela que son producidas en vista de facturación o como oferta de entretenimiento. Ustedes novios no ganan nada al exhibir la ceremonia grabada a amigos o parientes, y tampoco se ilusionen pensando que los espectadores lo mirarán por puro placer; máximo, lo verán una única vez por respeto a ustedes. Pero invítenlos la semana siguiente o en otra ocasión, para verlo nuevamente, y podrán constatar las más variadas excusas que los impidan hacerlo.
Estimados novios, el acto realizado en el altar no es teatro, es realidad. La intensidad del momento vivida por ustedes dos no se iguala a ninguna foto o escena grabada. Podrán ver fotos y películas cuantas veces quieran, pero no sentirán lo mismo que sintieron en aquél momento. En el caso de las fotos, se las mira más, al pasar el tiempo traen verdaderos recuerdos, principalmente las fotos más amarillentas. Con respecto a las cintas y DVDs, se olvidan y, de a poco, se desmagnetizan, quedan rayados y se pierden en la ilusión de haber causado grandes efectos.
Si le parece difícil realizar una investigación, pregúntense a ustedes mismos cuántas veces vieron grabaciones o fotos de las bodas de sus amigos y parientes, y mediten en la respuesta que darán.
Obs.: En caso que la ceremonia se realice en una de las comunidades parroquiales, la responsabilidad de acreditar y cobrar tasas de filmación es de la matriz.
Este pessoal da igreja é completamente sem noção.
Eles não conseguem entender que o PROFISSIONAL esta ali para registrar um momento importante na vida das pessoas e que seus filhos e netos um dia irão querer ver este video e fotos.
Agora pergunta para o sr. padre se ele deixaria de cobrar as suas taxas para uma pessoa pobre que não tem condições de bancar um casamento, estas taxas muitas vezes absurdas eles não perdoam e querem dar lição de moral nos outros.
Fala serio.
adorei tudo que fes
abracos de iara
[…] Fonte: Vinicius Matos. […]
Não fosse as homilias p/ lá de monótonas de alguns padres, provavelmente o vídeo fosse mais assistido.
Que ABSURDO!!
Não da pra acreditar!!!!
aff
Não é a igreja, são alguns padres e alguns setores. Eu tenho exemplo do padre dizer, espontâneamente que, ao final, “iria querer algumas fotos com o casal”, outro padre fotografou o casal com o fotógrafo (e o padre não era novinho não, hein). Muitos, acho que a maioria, entendem que hoje, qualquer evento, seja ou não religioso, tem que ser filmado, fotografado, ornamentado, iluminado, enfim…
É algo referente à formação pessoal, como na nossa classe. Uns pararam no tempo, outros menos, outros estão à frente. Alguns padres recusam-se a usar microfone sem fio e nem de lapela, mesmo com fio. Cada cabeça…..
É incrível a miopia que a Igreja Católica teima em ter em pleno século XXI. No caso, nosso amigo paroco, menospreza um dos documentos mais importantes de uma família. Como sempre a Igreja vai na contra corrente do bem estar da humanidade.
Por favor, alguém me arrume o telefone desse padre safado.
Hahahahahaha!
Que situação!
Depois dessa não falta mais nada. Aff!!
Ainda bem que o tempo da inquisição já passou, senão iríamos todos prá fogueira!!! http://www.pistissophiah.org/a_verdadeira_historia_igreja.htm
uhasuhasuhas que Absurdo!
Igreja Caótica contra nossa profissão!
Gostei das “fotos amareladas”
hehehehe
o padre nao aparece nas fotos (ou pouco aparecem) justamente porque nao devem ser o centro das atencoes, até porque o sacramento do casamento é o UNICO dos sacramentos da igreja que nao é celebrado pelo Padre, e sim pelos proprios noivos.
Não é só por estas bandas não!
Aqui em minha cidade tem coisa “parecida”.
É absurdo!
Jesus!!! E se a moda pega, hein?!
Realmente são poucas as vezes em que se vêm um album ou DVD de casamento!
Mas são nessas poucas vezes que temos a chanse de sentir nem que seja um pouco, todas as emoções que sentimos nesse dia tão especial!
E em relação a taxa! Cobra dos noivos…. Se o cara for bom, eles pagam.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkk
Cara Crachá… Cara Crachá…
E a taxa a ser paga para se fotografar? Aff, absurdooooo
Esse tipo de orientação mostra o quão difícil é nossa profissão em muitas vezes… mesmo sentindo tanto prazer em trabalhar. Uma cerimônia de casamento é a coisa mais linda de se ver, e o registro de suas emoções é o que melhor podemos fazer para eternizar esse momento. Que é único, sim. Mas que poderá ser relembrando quantas vezes forem necessárias, por meio das fotos e filmagens. Se nem todo mundo vê todo dias as fotos ou não assiste todo dia à filmagem, realmente, acredito que sai da “jurisprudência” de qualquer pároco. Essa forma de tratar o nosso trabalho faz com que muitos casais busquem outras formas de casamento mesmo… É realmente lamentável.
Impressionante isso… Vou falar de algo bom para essa Paróquia ter de exemplo. Quem aqui no Rio de Janeiro teve o prazer de fotografar uma Cerimônia do Padre Marcelo da Igreja Nossa Senhora da Luz no Alto da Boa Vista? O Padre Marcelo é o exemplo de que suas cerimônias possuem o objetivo de “União” ele celebra com amor e sabedoria e mais do que isso sabe a importância de um registro. Ele entende, que todos ali estão em seus objetivos, a união dos noivos e que os profissionais envolvidos são absolutamente necessários. Não é a toa que hoje é um dos padres mais procurados, por seu carisma e sua simplicidade, deixando de lado a vaidade que a maioria dos padres possuem de serem uma “autoridade”. Dando a prova que a Igreja não precisa ser tão mal-humorada (alguns padres nem um sorriso sequer dão!”)
Concordo Dani! E acho que existem celebrantes excelentes. Infelizmente, como vc disse, uma grande parte deles tem esta necessidade de mostrar autoridade. O sorriso abre portas.
O maior problema ai é que ele não é o centro das atenções, sendo assim ele aparece pouco, aposto que se todo casal tirasse uma foto com ele, e ele também aparecesse nas filmagens, ele iria ser mais maleável… Mas que é uma comedia isso é hehe.
Chega a ser engraçado!
E enquanto isso na sala de justiça… mais casamentos são feitos sem as imposições dos padres desprovidos de emoções como nosso amigo ai…
Estou sem palavras.
O Padre ta nervosão pq ele não pode casar!!!
Pelo Santo Amor de Deus!!!!!!
Não é Possííííííível!!!!!
Isso existe?????
Caraca!!!!
Aposto que se trata de um alien!!!!!
Aiaiaiaiai
Estou chocada!!!
[…] Orientações de um pároco […]
Ridículo
Incrível as recomendações. Estou pasmo!
Não concordo com fotógrafos que não se portam com discrição durante uma cerimônia assim como o casamento. Mas as recomendações com sugestões para lá de sem noção do pároco passa dos limites.
“No caso das fotos, estas já são mais vistas, ao passar o tempo elas trazem verdadeiras recordações, principalmente as fotos mais amareladas.” Foto amarelada para mim me faz pensar que a qualidade do papel não era dos melhores…
Abraço