Notícias: Cândida Vasconcellos - Workshop do Olhar - RJ
Minha coachee Candida Vasconcellos fez meu Workshop do Olhar no Rio de Janeiro e escreveu na sua coluna MY BOOK sobre a experiência de registrar dois dias de trabalho do Bira, o encarregado dos Garis na Orla do Leblon-RJ. Muito orgulho das palavras dela:
“Experiências! São delas que a vida é feita, e de muitas que vivi através da fotografia, a missão de escrever através das imagens a rotina de trabalho do Bira (encarregado dos Garis na Orla da praia do Leblon/RJ) foi a maneira mais bacana de estudar fotografia, e sem dúvida uma experiência inesquecível.
O Workshop do Olhar aconteceu dessa vez num dos maiores cartões postais do mundo, o Rio de Janeiro.Ministrado por um dos melhores fotógrafos de casamento do Brasil e do Mundo, Vinícius Matos, em uma turma de apenas 6 alunos/fotógrafos, cada um tem uma mussão, seja a de retratar uma família ou um guia turístico no morro Dona Marta e por aí vai.
A minha era acordar as 4h da manhã para estar na sede da COMLURB, empresa que efetua a limpeza pública, e meu protagonista se chama Bira, um senhor que trabalha ali há mais de uma década, e a dois anos a limpeza da orla do Leblon, incluindo a Pedra do Arpoador é de responsabilidade dele.
Minha tarefa era registrar a todo o tempo tudo que Bira fizesse e aonde fosse, sem interferir em nada, apenas tentar escrever através das minhas imagens o que era a rotina daquele trabalhador e de seus Garis, e no outro dia ser ainda melhor, retratando de maneira diferente do dia anterior focando nos pontos em que eu deveria melhorar.
Ouvi sobre a vida deles, ganhei passagem de ônibus, café da manhã na praça, dei muitas risadas, fizemos muitos selfies e em meio a tudo isso assisti de camarote o lindo trabalho de deixar a cidade mais limpa, me fazendo valorizar ainda mais as pessoas e os profissionais e principalmente os Garis.
Essa experiência me marcou não só pelo aprendizado adquirido e por mudar minha fotografia com a ajuda de um grande profissional da área, mas principalmente pelas pessoas que me receberam e fizeram dos meus registros tão especiais naqueles dias!”
Comentários
Deixe o seu comentário