Mini Weddings: dicas para noivos e fotógrafos
Diariamente recebo e-mails ou contatos de noivas e casais dizendo que farão um mini-wedding. Normalmente, nas entrelinhas, quando alguém diz algo do tipo ou entra em contato dizendo essas palavrinhas, ele quer dizer que, pelo fato do casamento ser menor, deseja pagar menos pela cobertura fotográfica.
O Brasil tem a cultura de casamentos suntuosos e com muitos convidados. As recepções que eu fotografo normalmente giram na média de 350 a 400 convidados enquanto na maioria dos outros países, (na Europa, América do Norte, Austrália, África e alguns países da Ásia) só são convidadas mesmo para o casamento as pessoas mais chegadas do casal. Família e amigos, amigos de verdade. Dos casamentos que fotografei na França por exemplo, o maior tinha 65 convidados. Um mini Wedding, para os parâmetros brasileiros. Mas nem por isso eu cobrei um mini preço!
Sabe por que não? Vale a pena para as noivas e fotógrafos lerem aqui os motivos pelo qual um mini wedding não mereça um mini preço ou orçamento.
1. Tempo não se estoca. No mesmo sábado que o fotógrafo faz a cobretura de um mini wedding ele poderia cobrir um casamento maior. Serviços são produtos não estocáveis que são produzidos e consumidos ao mesmo tempo. O fotógrafo que faz mini preço, nestes casos, se entristece ao perceber que perdeu a oportunidade de cobrar o que ele realmente vale pelo seu precioso sábado de trabalho. A saudade da família não vira mini saudade, a ausência dos amigos não vira mini ausência e o seu sábado não vira um mini sábado. Ele não poderá utilizar a oujtra metade do seu sábado dois meses depois. O tempo não para como já dizia o poeta.
2. A responsabilidade de registrar um mini ou um “maxi wedding” é exatamente a mesma. Se o fotógrafo perder o registro ou se cometer algum erro crasso será cobrado exatamente da mesma forma. Em outras palavras, ele não receberá um mini processo e sim um baita processo. “Daqueles bem grande”, como é dito por aqui nas alterosas.
3. Os custos fixos da fotografia de um mini wedding são praticamente os mesmos de um casamento com mais convidados. Talvez nos casamentos menores os noivos não paguem os serviços de fotógrafos adicionais que são normalmente necessários para o registro de tantos convidados. Mas é só isso. O desconto pode existir mas não há milagre nisso.
4. Uma das reclamações mais comuns de casais em todo o mundo é a falta de imagens de algum (s) convidado (s). Todo fotógrafo já deve ter passado por isso. Em um casamento com poucos convidados, todos eles são muitíssimo importantes para o noivo. Todos, sem exceção A energia então dispensada para registrar todos eles é descomunal. Faltar foto de algum convidado significa fracasso na certa. Há uma diferença entre faltar a foto de uma tio de segundo grau que há tempos não via a noiva e a foto de sua melhor amiga que mora em NY e que veio só para o mini wedding. Um simples erro no mini wedding se amplifica, pode acreditar.
Atenção noivas, muito cuidado quando você receber um grande desconto para o seu mini wedding. Você corre o risco de estar contratando um mini fotógrafo sem experiência, ou um fotógrafo que não conheça seus próprios custos e isso pode te custar muito caro lá na frente. Já vi vários fotógrafos descapitalizados que simplesmente sumiram do mapa e deixaram diversos casais a ver navios. Se você, por motivos financeiros forem fazer um casamento menor, não procurem fotógrafos com o argumento do mini wedding. Procurem talvez fotógrafos que ainda estão em fase de reconhecimento e que cobrem menos. Peçam referências, telefones de casais que recentemente foram atendidos por eles. Neste mercado selvagem há de tudo. Não brinque com o registro de um dos dias mais importantes da suas vidas. Há sim fotógrafos com preços compatíveis com diversos orçamentos. Lembrando que a qualidade e preço andam sempre juntos, em 99% dos casos.
Atenção também você, fotógrafo, que recebe uma noiva que quer pagar menos pelas fotos do seu mini wedding. Não interessa o tamanho do casamento, é preciso se dedicar e colocar o mesmo emprenho em um casamento de 50 ou um de 500 convidados. Ele não é menos importante por ser menor.
Sucesso a todos, fotógrafos e noivos dos mini, medium e maxi weddings!
Muito bom seu post, como todos os outros que tenho acompanhado e também como seu livro que foi muito útil para mim. Ainda acho que no Brasil (não sei fora) a fotografia não é muito valorizada. Vejo vários possíveis clientes que entram em contato e antes de pedir orçamento já falam “você não é como os outros que acham que somos todos ricos, né?” Para estes nem tenho muita motivação para enviar orçamento pois gostaria que tivessem me procurado por terem gostado do meu trabalho mas na verdade estão procurando preço baixo, solicitando orçamento para todos que encontram. Espero que isso mude e a fotografia seja mais valorizada e reconhecida pela importância que realmente tem na vida das pessoas.
Muito apropriado este texto que o qual relata valores,pois acontece muito,algumas vezes antes de ver o material o cliente pergunta logo o preço.Não sabe ele que o que ficam são as imagens de um bom trabalho.
Marcos Santos
Olá Vinícius. Meu casamento será um mini wedding. E me refiro a mini quanto ao tempo do evento e também ao número de convidados. Serão 17 convidados (contando com os noivos). A cerimônia será às 11h, seguida de um almoço que, infelizmente, terá horário para acabar pois devemos entregar o local às 14h. Não haverá festa. Só queria que entendessem também que, no meu caso, foi escolhido o mini wedding por não termos condições de realizar algo para muitas pessoas e ainda mais, com festa. O período que o fotógrafo ficará comigo será de 5 horas, da hora que eu estiver me arrumando até o final. O valor cobrado deveria ser o mesmo? Não estou desmerecendo o trabalho de ninguém. Concordo plenamente que os fotógrafos devem se valorizar, sim! Porém, não gostaria que o único critério avaliado na hora do orçamento fosse a qualidade do profissional. Ele é essencial, mas queria que o fotógrafo verificasse esses outros pontos. Eu gostaria de ter a chance de contratar um ótimo profissional, e não um “mini”profissional.
Oi Su. Entendo a sua questão. Vc, por motivos de falta de recursos, vai fazer um casamento menor. Isso é direito seu. No entanto, qualidade e preço na fotografia andam juntos. Se você quer um ótimo profissional, como você mesmo mencionou no seu comentário, você terá que desembolsar o que um profissional deste calibre cobra. Lembrando que se ele é bom, provavelmente ele tem trabalhos e se não fotografar um mini wedding, vai fotografar um casamento maior e receber por isso. Como citado no texto, tempo não se estoca, portanto não há como um profissional de alto nível cobrar menos porque vai ficar apenas 5 horas em um casamento. Ele não conseguirá fazer outro casamento no restante das horas na mesma data não é verdade? Sucesso no seu casamento! bjs
Vinicius
É isso tudo Vinicius, excelente post!
Quanto tempo sem comentar nada no seu blog Vinícius, mas isso não significa que eu não acompanhe suas postagens. Enfim, como sempre não só um grande fotógrafo como também uma grande pessoa que sempre vem alertando tanto os profissionais da área, como também aos cliente.
Perfeito esse seu texto. Seria realmente muito bom que além dos contratantes os contratados valorizassem os profissionais da área de imagem.
Isso sim é fato, fotografar um mini wedding ou um casamento maior é o mesmo trabalho, praticamente o mesmo tempo, ou seja, os custos são os mesmos, portanto não há porque cobrar mais barato, aliás um mini wedding as vezes exige mais do fotógrafo, pois há uma responsabilidade maior com a captura dos detalhes.
me paso hace unos dias, el cliente me dijo; necesito un presupuesto para un quince, algo sencillo, 160 invitados, no quiero gastar mucho,. Yo le conteste ; mi responsabilidad es la misma , con treinta o doscientos invitados, y la verdad que ya no tengo ganas de hacerlo porque me dí cuenta que el posible cliente no valora el trabajo del fotografo.
Casamento tem que ser grandioso, fotografo é o casamento sem ele não existe fotos, sem fotos não existem lembranças, acho justo o preço seja ele qual for, se os noivos não quero pagar caro não casem, pois o tempo dedicado de um fotografo e toda a sua produção vale e muito a pena. Abraços
bem apropiada suas palavras sobre o mini- wedding ,os noivos não perdoam se você fracassar seja casamento mini ou maxi o processo é o mesmo. valeu.
Cada um cobra o seu serviço o quanto acredita que ele vale.
Valor e preço…que grande diferença!
Concordo em número, genêro e grau. Creio que o problema maior é que geralmente acabamos por comprar as desculpas de nosso clientes, quando dizem que estão sem dinheiro, estouraram o orçamento, etc, etc. O interessante sobre isso é que quando, entre os amigos, comentam sobre a decoração, o vestido, os docinhos e os detalhes do grande dia, deixam bem claro como foi importante pagar caro porque queriam o melhor. E todos sabemos que que tudo isso ficará pra trás. Menos a memória fotográfica. Talvez o projeto referente a nossa profissão venha a diminuir e corrigir essa visão míope que nossos contratantes possuem do nosso trabalho. E tenhamos mais esperança ainda para que corrija a nossa própria míopia sobre nós mesmo.
PArabéns e muito oportuno o texto de nosso colega Vinicius Matos. Sucesso a todos, abs.
Já recebi noivas com esse argumento, mas como faço meus orçamentos baseado em horas de trabalho (essa é uma das coisas que entram no orçamento né) não teve mini VALOR, então ainda estou esperando resposta.