Organizar um casamento inclui uma série de tarefas importantes. Dentre elas estão a criação de duas listas: a de convidados, que irá guiar várias das suas decisões, principalmente as que interferem com a cerimônia e a festa; e a lista de presentes.
Com certeza, montar uma lista de presentes é uma das partes mais divertidas do planejamento do casamento. Porém é uma tarefa igualmente difícil! É preciso pensar em tudo aquilo que será útil no dia a dia e que vocês e, ao mesmo tempo, balancear a lista para que todos os convidados tenham condição de dar um presente para vocês.
Entretanto, é preciso ter atenção a uma série de detalhes para que sua lista de presentes seja criada com toda a atenção necessária! No post de hoje, vou dar algumas dicas úteis para vocês montarem a lista de presentes.
Monte sua lista com 3 meses de antecedência
Montando sua lista de presentes com três meses de antecedência do casamento, vocês terão tempo para escolher todos os itens com calma. Além disso, a lista já estará pronta quando vocês começarem a entregar os convites, o que acontece quando faltam cerca de dois meses para o casamento.
Cuidado com o número de lojas
O ideal é escolher no máximo três lojas. Porém é preciso ter atenção com o estilo de preço de cada uma. Lembre-se de escolher também lojas mais baratas, para que seus convidados com menos condição financeira também possam dar presentes.
Além disso, escolher muitas lojas pode ser um problema para vocês, pois terão muito mais trabalho para efetuar trocas de presentes. Escolhendo menos lojas, o crédito para trocas será maior e vocês poderão aproveitar melhor esse momento.
Inclua uma variedade de presentes
Na hora da construção da lista de presentes, não tenha medo de incluir aqueles itens mais baratos ou os itens mais caros. O importante aqui é ter uma variedade que permita aos convidados escolherem o que podem comprar.
Pense no dia-a-dia
A lista de presentes é uma ótima oportunidade para incluir uma variedade de produtos que são necessários ao dia-a-dia do casal. Normalmente, os itens pequenos como colheres, facas, luvas, panos de prato, entre outros, são dados em eventos como o chá de panela. Caso você e seu noivo não organizem esse tipo de evento, vocês podem incluir esses itens na lista de presentes sem problemas.
Tenha cuidado com a divulgação
Citar a lista de presentes no convite é algo extremamente indelicado. Esse tipo de atitude faz parecer que você só está convidando as pessoas para poder ganhar o presente.
Uma boa opção aqui é incluir, no máximo, o website dos noivos. Nesse endereço costumam ficar várias informações, dentre elas a lista de presentes. Caso vocês não criem um site, esperem os convidados perguntarem pela lista. Também é sempre bom deixar a lista com os pais, pois vários convidados perguntam a eles na hora de comprar os presentes.
Criar uma lista de presentes pode ser extremamente divertido para os noivos, mas é preciso ter bom senso e muito cuidado com o que pedir. Continue acompanhando meu blog. Toda semana falo um pouco mais sobre o universo de casamentos!