Fotografia de casamento e de família – Belo Horizonte

Fotógrafo profissional, to be or not to be!

Normalmente durante os meus cursos falo sobre o que é ser um fotógrafo profissional. Na minha humilde opinião o fotógrafo profissional é sinônimo de alguém que vive da fotografia e ponto final. Muitos acham que o fotógrafo profissional é aquele que é bom mas eu discordo. Discordo pois há muito amador que investe em fotografia, viaja, compra livros, equipamentos, pratica (uma das coisas mais importantes) e não vive de fotografia ou vive parcialmente de fotografia, embora fotografe melhor que muito FOTÓGRAFO PROFISSIONAL (que vive da fotografia).

Um exemplo claro é a fotógrafa paulistana Érika Verginelli que é gerente de marketing e fotógrafa ao mesmo tempo, pelo que vi já em fase de profissionalização bem adiantada pois está trabalhando muito.

Quem tiver dúvida do seu bom gosto e competência confira com os próprios olhos seu site e blog. Fico feliz quando vejo tanto talento com futuro no nosso país. Somos seleiro sim mas acho que muita gente deveria levar a profissão mais a sério. Imagine se a Érika se dedicasse full time a fotografia? Depois não adianta reclamar que outras pessoas estão invadindo nossa profissão. Muita gente está sim mas só vai ficar se fizerem bem feito! Vale a pena refletir.

Abraços a todos

Exit mobile version