Fotógrafo profissional, to be or not to be!
Normalmente durante os meus cursos falo sobre o que é ser um fotógrafo profissional. Na minha humilde opinião o fotógrafo profissional é sinônimo de alguém que vive da fotografia e ponto final. Muitos acham que o fotógrafo profissional é aquele que é bom mas eu discordo. Discordo pois há muito amador que investe em fotografia, viaja, compra livros, equipamentos, pratica (uma das coisas mais importantes) e não vive de fotografia ou vive parcialmente de fotografia, embora fotografe melhor que muito FOTÓGRAFO PROFISSIONAL (que vive da fotografia).
Um exemplo claro é a fotógrafa paulistana Érika Verginelli que é gerente de marketing e fotógrafa ao mesmo tempo, pelo que vi já em fase de profissionalização bem adiantada pois está trabalhando muito.
Quem tiver dúvida do seu bom gosto e competência confira com os próprios olhos seu site e blog. Fico feliz quando vejo tanto talento com futuro no nosso país. Somos seleiro sim mas acho que muita gente deveria levar a profissão mais a sério. Imagine se a Érika se dedicasse full time a fotografia? Depois não adianta reclamar que outras pessoas estão invadindo nossa profissão. Muita gente está sim mas só vai ficar se fizerem bem feito! Vale a pena refletir.
Abraços a todos
Full-time ou part-time, acredito que quem tem competência se estabelece. O trabalho da Erika é muito bom, e claro, não poderia deixar de elogiar o seu, Vinícius.
Um dia eu chego lá (full ou part-time, que seja!)
abraços!!!
Samuel
Oi Erika, me desculpe mas presumi que fosse paulistana. Quanto ao post simplesmente coorou seu bom gosto e sua simpatia. Parabéns!
Só um conserto pq como carioca q sou não posso deixar isso passar em branco…heheh, não sou paulistana não, sou carioquíssima! 😉 É que vivo em Sampa há 4 anos, meu marido é paulistano e consequentemente nossa filhota agora tb é 😉
bjs mil pra vc!!!
Nossa Vinicius! Fiquei ate emocionada com o seu post! Serio mesmo 😉 ontem
meu dia nao foi muito bom nao, aconteceu uma coisa meio chata comigo…até
desabafei um pouco no meu blog.
Foi ai que uma frequentadora de la deixou um comment pra mim e disse q vc
tinha falado de mim e colocou o link…vim correndo e fiquei tao
feliz…nossa…vc eh um fofo! depois vou te mandar um email em off com
calma!
mas publicamente quero de agradecer de coração pelo carinho viu?
bjs mil
Nossa! Fui dormir ontem pensanso nisso!!!
Até escrevi meu perfil no blog (que não tinha ainda): Sou fotógrafa. Full time. Feliz da vida. Foi uma conquista árdua 🙂
É difícil trabalhar como autônomo no Brasil, onde as pessoas não valorizam em nada os serviços e por isso vários fotógrafos acabam “prostituindo” o mercado com preços muito baixos pq não tem idéia do quanto vale o trabalho deles, afinal tem outros trabalhos full time que pagam as contas!
Eu já conhecia o trabalho da Érika! Lindo! E ela faz tudo isso, tendo um outro trabalho, tendo marido e filha! Incrível!
Beijo!