Filhos são do mundo
Devemos criar os filhos para o mundo. Torná-los autônomos, libertos, até de nossas ordens. A partir de certa idade, só valem conselhos. Especialistas ensinaram-nos a acreditar que só esta postura torna adulto aquele bebê que um dia levamos na barriga. E a maioria de nós pais acredita e tenta fazer isso. O que não nos impede de sofrer quando fazem escolhas diferentes daquelas que gostaríamos ou quando eles próprios sofrem pelas escolhas que recomendamos.
Então, filho é um ser que nos emprestaram para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem. Isto mesmo! Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é se expor a todo tipo de dor, principalmente da incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado.. Perder? Como? Não é nosso, recordam-se? Foi apenas um empréstimo! Então, de quem são nossos filhos? Eu acredito que são de Deus, mas com respeito aos ateus digamos que são deles próprios, donos de suas vidas, porém, um tempo precisaram ser dependentes dos pais para crescerem, biológica, sociológica, psicológica e emocionalmente.
E o meu sentimento, a minha dedicação, o meu investimento? Não deveriam retornar em sorrisos, orgulho, netos e amparo na velhice? Pensar assim é entender os filhos como nossos e eles, não se esqueçam, são do mundo! Volto para casa ao fim do plantão, início de férias, mais tempo para os fllhos, olho meus pequenos pimpolhos e penso como seria bom se não fossem apenas empréstimo! Mas é. Eles são do mundo. O problema é que meu coração já é deles.
Santo anjo do Senhor…
É a mais concreta realidade. Só resta a nós, mães e pais, rezar (orar) e aproveitar todos os momentos possíveis ao lado das nossas ‘crias’, que mesmo sendo ’emprestadas’ são a maior parte de nós!!!
“A vida é breve, mas cabe nela muito mais do que somos capazes de viver.”
José Saramago
Meus agradecimentos a Renata, Maurício e seus filhos Thiago e Mateus.
Texto maravilhoso e fotos lindas! Parabens
Emocionante!
Lindo texto Vinícius, parabéns pela escolha!
Olá Vinícius como vai? gostaria primeiramente de parabenizar pelo trabalho e seus posts, realmente são até de utilidade pública!
Estou escrevendo, porque adorei o texto achei incrível as fotos, e queria compartilhar no meu facebook, pois sou pai e de dois filhos um de 4 anos e outro de 7 anos, e esse texto me deixou muito emocionado!
Vejo meus filhos crescendo e sei que daqui um tempo irão sair debaixo da minha asa, mas o amor e carinho dedicado não é em vão! ouvi alguém dizer que filhos são presentes de Deus e presentes temos que cuidar com muito carinho.
me dá somente ok!
Grande abraço
ok Robson!
Vinícius, o texto é lindo, mas não é do Saramago. Não sei de quem é nem porque colocaram a assinatura dele; mas confie em mim: Saramago era ateu. Ele escreveu muitos textos maravilhosos, mas este não é dele.
Muito bom texto! Fotos acredito que dispensam comentários 🙂
e que lindas palavras Vi! Lindas lindas….
Qué linda manera de inmortalizar esos momentos en familia!! Bravo!
Belissimo trabalho Vinicius !
Parabens.