Até hoje eu não tinha nenhuma reclamação do BANCO ITAU, o qual tenho conta há quase 10 anos além de possuir cartões de crédito e todas as movimentações da empresa.
Liguei para cancelar meu cartão (pela segunda vez, o mesmo cartão, pasmem) e fui recebido assim:
Sofredora 1 com sotaque paulista
Sofredora1: Boa tarde senhor, posso ajudar?
Eu: Sim, desejo recancelar meu cartão que já havia sido cancelado há 2 meses atrás.
Sofredora1: Ligue dentro de 30 minutos senhor. Nosso sistema está fora do ar.
OBS: Será que se eu ligasse para pedir um novo cartão que ela me pediria para ligar em meia hora? A crise antes de mais nada gente é de caráter, falta respeito ao consumidor. Sou do tipo que adora ser bem atendido mas raras vezes eu chego a brigar e apelar. Hoje apelei. Vamos seguindo para vcs verem o que aconteceu depois.
Sofredor 2 (sotaque carioca)
Sofredor 2: O senhor pode me confirmar alguns dados por motivo de segurança?
Eu: Sim claro!
Sofredor: Qual o nome dos seus pais, telefone residencial, data de nascimento, idade..etc….?
Eu: bla bla bla bla…
Sofredor 2: (5 minutos depois) Senhor, teremos que mandá-lo para um outro departamento pois seu cartão foi reativado.
Eu: Ué, quem rativou, o Itau?
Sofredor 2: Ué, temos que verificar senhor. Já estou transferindo.
Sofredor 3 (sotaque carioca)
Sofredor 3: O senhor pode me confirmar alguns dados por motivo de segurança?
Eu: Sim claro!
Sofredor 3: Qual o nome dos seus pais, CPF, data de nascimento, idade..etc….?
Eu: bla bla bla bla…
OBS: PAUSA PARA REFLEXÃO….SERÁ QUE ESTOU FALANDO NA MESMA EMPRESA? ME PEDIRAM OS MESMOS DADOS HÁ 5 MINUTOS ATRÁS
Sofredora 3: Só um minuto senhor, estamos verificando…..
Eu: (esperei mais 10 minutos na linha pagando a ligação)
Sofredor 3: O cartão do Sr. está cancelado e poderá ser reabilitado a qualquer momento sr.
Eu: Não, pelo amooooor de Deus. Nunca mais quero ver esse cartão. Eu já o quebrei. Quero cancelamento definitivo.
Sofredor 3: Ok Ssenhor, só mais um minuto senhor…
.
Sofredor 3: Só mais um minuto senhor…
.
Sofredor 3: Só mais um minuto senhor…
.
Sofredor 3: Só mais um minuto senhor…
.
Sofredor 3: Está cancelado senhor, e não mais pode ser habilitado. Mais alguma solicitação?
Eu: Sim, vocês me cobraram 2 vezes um seguro hospitalar que eu nem mesmo pedi. Veio na fatura do mês dois e três.
Sofredor 3: Só mais um minuto senhor…
.
Sofredor 3: Só mais um minuto senhor…
.
Sofredor 3: Estou transferindo a sua ligação para o setor responsável pelos seguros Sr, só um minuto.
OBS: Pensei comigo, a saga continua!
Sofredora 4 (sotaque baiano)
Sofredora 4: Itaucard, em que posso ajudá-lo?
Eu: Vou ter que repetir tudo?
Sofredora 4: Sim senhor, pode ser objetivo.
Eu: Estou tentando há 30 minutos mas vamos lá. Recebi uma cobrança indevida no meu cartão de crédito de duas parcelas de um seguro hospitalar. Eu não solicitei e gostaria de ser restituido.
Sofredora4: O senhor pode me confirmar alguns dados por motivo de segurança?
Eu: POOOSSO!!!!
Sofredor4: Qual o nome dos seus pais, CPF, data de nascimento, idade..etc….
Eu: bla bla bla bla…
Sofredor4: Me dê o nome de dois estabelecimentos em que comprou nos últimos dois meses.
Eu: Eu não comprei minha querida. Achei que o meu cartão estivesse bloqueado.
Sofredor4: Eu preciso dessa resposta por motivos de segurança senhor.
Eu: Olha aqui……!@#$%^&*()_(*&^%$#@#$%^&*()_)(*&^%$#$%^&*()_)(*&^%$#@#$%^&*(*&^%$#
Sofredor4: Tud bem senhor, vou fazer sua pergunta, qual seu CPF?
Eu (me sentindo mais aliviado): 039………..
Sofredor 4: Senhor, infelizmente não podemos restituir pois o senhor já cancelou o cartão
Eu: Sim, acabei de cancelar mas o atentende me disse que cancelaria primeiro e depois resolveria isso.
Sofredor 4: Senhor essas são as normas.
Eu: Norma o c……… Vcs reativam meu cartão depois me cobram seguro que eu nem pedi e agora quando lhe convém fala que meu cartão foi bloqueado? Chama seu supervisor.
Sofredor 4: Senhor, veja bem. No mês passado o sr. pagou os 9,72 referente ao seguro hospitalar que foi cobrado na fatura. Com esse pagamento o Sr endossou que queria o seguro.
Eu: Que seguro o c……….. Eu já tenho meu plano de saúde. Quer dizer que o Itau está fazendo agora pegadinha na fatura, é isso?
Sofredor 4: Não senhor, o senhor pagou!
Eu: Sim, paguei por não ter conferido direito e por achar que o Itau nunca ia me cobrar nada indevido. Quero a restituição das duas parcelas pois caso a SENHORA não me restitua vou cancelar todos os outros cartões que tempos com o Itau e além disso vamos encerrar nossos movimentos bancários com vcs tbm. Isso é um desrespeito com um cliente que nunca sequer pagou uma fatura em atraso. (depois pensei, essa tática é errada pois com juros de 12% e eu pagando em dia eles nunca iriam me valorizar).
Sofredora 4: Mas senhor, aqui é outra empresa.
Eu: Como? Eu contratei o Itau, passo por 3 centrais em cidades diferentes e vc ainda fala que é outra empresa? Deviam chamar então ITAOCACARD, ITAUÁCARD, ITANHOMICARD, qualquer nome indígena card mas não ITAUCARD! Chama o supervisor por favor?
Sofredor 4: Só 1 minuto senhor
(10 minutos depois)
Sofredora 4: Senhor, devido ao seu bom relacionamento com o Itaucard iremos lhe reembolsar as duas cobranças indevidas.
Eu: Ah sim, então elas foram indevidas?
Sofredora 4: Oi?
Eu: Nada, me passa o protocolo de atendimento por favor, tô morrendo de fome.
Bom, acho que a crise para uma empresa dessas será ainda mais severa. Uma boa tarde a todos!