Eu sempre digo que para melhorar como fotógrafo e como pessoa, é preciso buscar referências e consumir conteúdo construtivo que seja relevante para você. Busco referências nas diversas áreas, como o Design. Jonathan Ive, o responsável (VP Senior) pelo design na Apple é um ótimo exemplo para simplicidade ao compor uma fotografia. Na Arte, em que o chiaroscuro, uma estratégia renascentista que se define pelo contraste entre luz e sombra quando for mostrar um objeto, completamente inovadora para a época, pode nos ensinar muito a como lidar com a luz na fotografia.
Acompanho alguns blogs regularmente e essa foi uma ótima maneira que encontrei para continuar estudando fotografia sem parar. O blog do Eric Kim é daqueles que te faz brilhar os olhos quando sai algum conteúdo novo. O Eric é um fotógrafo de rua internacional baseado em Los Angeles, nos Estados Unidos. Ele já viajou pelo mundo e fotografou em várias cidades como Paris, Londres, Veneza, Florença e Praga. Além disso, ele chegou a ministrar uma oficina de fotografia de rua em Beirute, no Líbano.
Ele fotografa quase sempre em preto e branco e, suas composições são inusitadas e provocativas. O que eu admiro, além de sua fotografia, é a habilidade que ele tem para escrever. Kim aborda a fotografia de rua em temas que vão desde o que é estoicismo e o que é a felicidade. Além disso, ele produz séries especiais, como a “Learn from the Masters”, um apanhado dos seus aprendizados vindos de grandes nomes, como Robert Capa, Vivian Maier, Richard Avedon e Sebastião Salgado.
Conheça um pouco do trabalho do Eric Kim abaixo:
Não deixe de acompanhar, em especial, as séries:
Você pode acessar o trabalho completo do Eric Kim no seu site: erickimphotography.com