É assim que me sinto...
…mesmo que não demonstre toda vez que um ex colega de faculdade ou uma pessoa que não sabe detalhes da minha vida profissional me pergunta:
– Você tá só com a fotografia mesmo?
Hoje no aniversário de uma coleguinha de escola da Júlia me perguntaram isso pela centésima vez. Por isso vou falar bem alto para todo mundo ouvir.
Estou sim, só com a fotografia! Só??? Só não, a fotografia é que paga meu condomínio, meu IPVA, a escola da Júlia. Foi ela que comprou meu carro novo. É ela que paga minhas viagens, meus hobbies e meu plano de saúde. Ela é a minha profissão. Sou fotógrafo e professor de fotografia. Me formei em Administração, fiz duas especializações que me ajudam muito na gestão da minhas duas empresas (La Foto e Escola de Imagem) mas minha profissão hoje é de FOTÓGRAFO e me orgulho muito disso.
Hoje com a fotografia dá pra ter uma vida confortável. Tudo depende do seu grau de profissionalismo. E digo mais, há muito médico, advogado e dentista vendendo o almoço para comprar a janta ou trabalhando 18 horas por dias em plantões e consultas remuneradas por plano de saúde para que consigam viver bem.
Esse post tem o intuito de dizer para os que fazem esse tipo de pergunta que abram suas cabeças e respeitem outras profissões, mesmo as não regulamentadas como a minha.
Não to mais bravo. Desabafei. Um bom fim de semana a todos!
Esse texto é fantástico, volta e meia preciso voltar aqui para reler e recarregar as baterias!
Gratidão por, mesmo depois de muito tempo, ler esse comentário. Ano passado me desliguei da área do direito. Conclui o curso de Direito mas não fiz a OAB. É duro ficar ouvindo de todo mundo se não vou fazer o exame da ordem como se a fotografia fosse apenas algo de passagem… Além da questão financeira, a fotografia é algo apaixonante, faz bem pra gente.
É muito bom saber que tem mais gente que passou por isso!
Vamos à luta!
Abraço!
Já me senti várias vezes assim também Vinicius!!
Sou formada em Fisioterapia, com pós graduação na área.
Quase terminei a faculdade de ciência da computação, mas só quando me rendi ao amor pela fotografia é que realmente as coisas começaram a dar certo na minha vida e hj tb é ela que paga as minhas contas.
Sei que ainda tenho q correr muito atrás da máquina, sei que vou ouvir muito… mas é só apertar o botão hoje em dia… ou então… quanto custa?? nossa, eu pago 50 centavos p revelar uma foto.
mas é assim mesmo, somente as pessoas que enchergam a arte no que fazemos é que são capazes de entender.
estou me deliciando no seu blog, o meu abri ontem e nem post tem…
mas… este é um novo projeto q logo, logo toma corpo.
bjus
ps: agora no blog certo 😉
Esses ainda não entenderam o valor do Fotografia… coitados…
Também sou FOTÓGRAFAAAA!
Ainda bem que não sou a única que ouve: Você faz alguma outra coisa além de ser FOTÓGRAFA?…SOCORRO né? Fotografo, edito, diagramo horas na frente do pc…eu ralo!
Pra quem quer saber se sou outra coisa…sou TUDO, pois sou FOTÓGRAFA, me orgulho e amo muito tudo isso!
Parabéns Vinícius pelo seu talento. Seu trabalho é lindo! Beijo!
Obrigado Ana! Por confiar e gostar do meu trabalho. Tentarei fazer o melhor de mim.
Liga não Vinícius!… A maioria das pessoas lembram das coisas ruins que escutam, das críticas e daquilo que incomoda. Você, no mesmo dia, provavelmente, escutou um monte de coisas boas e nem “registrou”. Pense no seu trabalho: focalize vibrações positivas, registre aquilo que pode despertar um sorriso ou lágrimas de felicidade, revele tudo e guarde o que for belo porque o que for feio, distorcido e chocante você não mostraria, pelo menos por enquanto, aos seus filhos (no caso, filha).
Lembre-se: você foi escolhido para registrar o momento mais importante da minha vida: meu casamento com a pessoa que amo. Sabe porque? Claro! Por que você é bom! Seja feliz com o talento que Deus lhe deu.
Graças a Deus! Pensava qeue era eu que tinha cara de coitado quando as pessoas me perguntavam isso. Ou que a minha fotografia era um lixo, digna de dó, levando as pessoas a acreditar que não seria suficiente pra prover o meu sustento.
Bom, se ela é boa ou ruim eu ainda não sei. O FATO é que é ela que paga as minhas contas também. E concordo com você, Vi, tem muito médico e advogado por aí que sonha em ter a dignidade profissional que a gente tem. Amo os médicos e advogados (minha mãe é médica e meu pai é bacharel em direito) e só cito essa profissões aqui por serem o “sonho” de muitos pais por aí.
Sou SÓ fotógrafo e não troco minha profissão por nada. Ao contrário, larguei tudo para ser fotógrafo.
clap, clap, clap, clap…
Foi você não Rachelzinha. Além de não me fazer essa pergunta você me contratou. Bjs e obrigado pela confiança!
Uau! Espero que eu não tenha feito nada ontem…. na verdade gelei quando li “ex colega de faculdade”!!!
Não te vi indo embora! Juju tá linda, super moleca e muito simpática, adorei conhecer ela!
Bjs!
Caraca… Rs… Tá “pissed off” mesmo, hein?? E náo é pra menos… Me fez lembrar uma peça de teatro do Marcelo Médici chamada “Cada um com seus ‘pobrema’.” Lá ele fala que tem um monte de tio dele que vivia perguntando: “E aí, tá trabalhando ou tá mexendo só com esse negócio de teatro mesmo??”. Ou seja: Você náo está sozinho!! Bjs!
Adorei! Realmente as pessoas não valorizam a profissão “Fotógrafo”. Pensam que fotografia só tem status de ´bico´. hehe… quer coisa mais prazerosa que fazer o que a gente gosta e ainda ser pago por isso???
Acompanho o blog mas é a primeira vez que comento. Adoooooooro seu trabalho!