Depoimento: Letícia Motta
Hoje vou escrever do Vini!!!!! Bem, eu que inventei esse apelidinho psedo-íntimo… Rs… Mas vamos à historinha…
Há algum tempo atrás eu li uma reportagem numa famosa revista de fotografia brasileira (Fotografe Melhor, pra quem náo é do ramo) sobre Vinícius Matos. Tinha uma foto linda de uma noiva com os véus esvoaçantes numa paisagem maravilhosa. E, na reportagem sobre o autor da foto, ele dando dicas e tudo e tal. Falou alguma coisa sobre usar lanterna pra fotografar…. Tipo, cara alternativo, né? – pensei. E tinha falando lá que ele fotografafa há (salvo engano) 3 anos!!!! Quêeeeeeee??? Como assim, Bial??? O cara fotografa há trêêêêêês anos somente e vem pagar de “o fotógrafo”???? Até eu fotografo há mais tempo!!! Mas o quê a determinaçáo, o estudo e o comprometimento com alguma coisa pela qual se apaixona podem fazer com uma pessoa….
Fui parar na Escola de Imagem, em BH pra fazer uns cursos de fotografia. A Escola de Imagem é do Vinícius. Náo havia feito esse link muito bem ainda. Antes mesmo das aulas do curso de fotografia começarem, vi, no prédio em que estava ficando, na casa de uma amiga, a Elianinha, do Tchuco, vi um cara vestidinho de roupa de caminhar e com um cachorro que tinha algo parecido com um abajur na cabeça. Achei engraçado. Ponto. Fui pra Escola de Imagem, pros cursos. Bem, resumindo: Vi esse cachorro de novo lá!! Pensei, caraca! Será que aqui em BH todos os cachorros usam abajur????? Mas náo, era o messssmo cachorro. O carinha do boné era o Vinicius, que mora com sua linda família no mesmo edifício em que me “hospedo” (rs) em BH. (Ah! Quanto ao “abajur” na cabeça, é que o coitado do cachorro tava doente…)
Finalmente em algum dos centos cursos que fiz lá, finalmente fui conhecer o Vinícius. Que figuuuuuuuuuuura. A empatia foi quase imediata – sabe quando tem gente que “bate” ou “náo bate”? Pois é, o Vini me surpreendeu por milhóes de motivos. E hoje, de “crítica” do pouco tempo de estrada que tinha como fotógrafo, virei uma das maiores defensoras e fá de carteirinha do seu trabalho. É, sem dúvida, um dos caras que mais admiro atualmente. É, numa comparaçáo bem tosca, a “Ivete” da fotografia pra mim. Rs… Náo precisa definir a Ivete, né?? Tomo mundo sabe que a Ivete é tudo de bom. A Cláudia Leite, é legalzinha, a Daniela Mercury, pra mim, é falsinha, e por aí vai. Mas a Ivete, é a Ivete. Outro patamar, náo tem comparaçáo.
Entáo, assim é o Vini.
Um cara que até bem pouco tempo atrás (vou chutar uns 6-7 anos) mexia unicamente com administraçáo de empresa, essas coisas. De repente, virou fotógrafo. E seu talento nato, que estava adormecido acordou bruscamente e pronto. Isso, aliado a muita gana, muita vontade, muito estudo, muito correr atrás, dá o Vini de hoje, um cara hiper bem sucedido em tudo que faz.
Já falei pro Thiago (rs): “Só caso se o Vinicius for fotografar!!!” 🙂
Mas é verdade, é o sonho de toda noiva brasileira antenada hoje….. O trabalho dele é maravilhoso. De cair o queixo!
Nos cursos que fiz com ele (2 de casamento, um de festa infantil e parto [o parto eu já sabia, era fotografia de parto, no caso… 🙂 ],) eu vi que além de tudo, o cara é um puuuuuuta administrador em relaçáo a absolutamente TUDO. Excelente professor, daqueles que tem prazer em te contar o que ele possa ter levado meses pra aprender, daqueles que náo escondem o “pulo do gato”. Quando digo excelente administrador de tudo, por exemplo: ele dá aula de fotografia de casamento PROS CONCORRENTES diretos dele!!!! Ensina tudo!!! Tá nem aí!! Confia no taco dele, deixa rolar!!!! Eu náo teria esse sangue frio, com certeza que náo. Mas ele tem. E por isso tá onde tá agora.
Cada dia mais famoso!!! Ano passado entrou para uma Associaçáo super famosa e respeitada de fotógrafos de casamento do mundo inteiro. Conseguiu entrar depois que 2 já associados o indicaram, seu trabalho foi conferido pelo pessoal do “ok” e foi aprovado. Mas o bichinho é foda. Logo se inscreveu pra um concurso dessa Associaçáo e … adivinha!! Foi premiado em um monte de categorias!!! Ficou em primeiro lugar em uma dela, até! E nisso tá levando a fotografia brasileira lá pra cima!!!
Náo, gente, no blog dele que é o MÁXIMO (vou deixar o link depois), na parte “quem sou eu”, sabe quem escreve sobre ele?? O Walter Firmo, super hiper mega famoso fotógrafo brasileiro. Náo, dá licença. O cara tá demais.
E é tanta gente que (merecidamente) baba o ovo dele que eu vou ser só mais uma vozinha aqui (de ‘voz’ pequena e náo de ‘avó’ pequena, ainda náo dá pra tanto 🙂 ). Outros destaques: a filhota dele, a Juju, é uma foooo-fa!!! O pai dele, “seu” Joáo Flávio (ele náo gosta do “seu”!!!) é um cara maravilhoso!!!! Fizemos um curso junto de fotografia e ele era o maaaaais animado!!! Sendo que pelo que sei o Vinícius meio que “herdou” o gosto pela fotografia do “seu” Joáo!! Vai entender!!! 🙂 O pessoal da Escola de Imagem, TODOS hiper atenciosos com todo mundo…. Hiper bem treinados… Encantador! Fico “encantada” como dizem por aqui na España.
Bem, CHEGA de babar o ovo dele que ele já deve estar se achando demais (rs) e vamos mostrar o trabalho dele que, se tivesse mostrado antes, nem precisava falar… Rs… Uma imagem vale mais que mil palavras, né?? Imagina umas mil imagens entáo!!! Vixi!! Náo precisava de uma só LETRA a história do Vini!!!
Como ele agora tá muito muito famoso por causa desse concurso e da tal associaçáo, vou colocar uma foto que tirei com ele no making de um dos cursos que fiz. Pô, agora que tá cada vez mais famoso!!! Sabia que essa foto ia ser boa pra alguma coisa!!! Hahhahaha
Galera, chega de falar, vamos às PROVAS!!!
Dêem uma (boa) olhada no blog do Vini, mesmo que vc náo for fá de fotografia!! Vale a pena! Se se interessar pela fotografia entáo, leia sempre!! 🙂
Para lê-lo na íntegra clique no link
http://leticiamotta.net/2009/05/10/vinicius-matos-meu-mestre-fotografico/
Puuuuuuuutzzzzz!! Fala sério! Fiquei até emocionada quando entrei hoje no blog!!!! Hahahhaha Um beiiiiijoooo!!!!
Adoreeeei!!! 🙂
Meu Deus Vinícius!!!! To feliz e emocionada com mais uma conquista sua e aproveito o post, que a Letícia fez pra vc, para dizer que concordo muito com o que ela disse. Vc é exemplo a ser seguido e o mais legal nisso é o empurrão que vc da para cada um de nós a acreditar nos nossos sonhos.
PARABÉNS “titio” and keep running!!!!
bjs…
Ahahahha! Dá pra ver direitinho a imagem da Letícia falando essas coisas, assim, desse jeito dela!
Muito bom! Peça rara demais!
Mas falou muito bem. Minhas conclusões a seu respeito são bastantes semelhantes às dela. Parabéns por mais esse elogio. Rs!
Abraço!