MENU

bemvindo

Português

Eu tenho sido interpelado com frequência pelos meus alunos, amigos e colegas de trabalho o motivo pelo qual nos últimos dois anos meu nome, como fotógrafo de casamento e educador da área, tem aparecido como destaque no cenário nacional e internacional da fotografia.

Para ser sincero, eu não esperava que isso aconteceria com tanta velocidade. Tem sido uma surpresa muito agradável. Acima de tudo, motivo de muita felicidade e combustível para novas  lutas e conquistas que espero vir com o tempo. Acho que tudo isso é fruto de um conjunto de fatores como perfeccionismo, amor pela profissão, sorte, dedicação, boas parcerias, talento talvez, boa vontade, planejamento,  marketing pessoal e vontade de aprender e me superar.

Eu recentemente tenho pensado muito sobre o assunto e arrisco a dizer que de tudo que  foi citado acima, o que mais contribuiu para isso, foi a dedicação e a vontade de me superar. Esses fatores podem ser desdobrados em pequenas ações e comportamentos do meu dia a dia, da hora em que me levanto até a hora em que vou para a cama, as 2 da matina.  Gostaria de passar de forma bem objetiva algumas dicas do que faço então no meu dia a dia para conseguir fazer com que o meu trabalho siga em pleno desenvolvimento. Espero que lhes seja útil.

1. Procuro ser solícito com as pessoas que me procuram,  mesmo que isso me tome tempo. Existe uma lei natural que rege o universo que é a lei da reciprocidade. Sempre recebo dele algo, sou frequentemente ajudado por amigos e colegas mais experientes. Confesso que muitas oportunidades batem na minha porta quando eu menos espero. O que vc faz é o que você leva. Mesmo que no início você comece fazendo o bem para receber algo em troca, esse hábito em algum tempo vira uma virtude e passa a se tornar algo expontâneo. Basta iniciá-lo!

Dica: assista ao filme “A Corrente do Bem”

2. Aprendi a duras penas a não responsabilizar ninguém pelos meus fracassos. É uma atitude muito cômoda colocar a culpa no vizinho e deixar de aprender com meus próprios erros. No começo dá uma sensação de incompetência mas depois a dor passa e se transforma em lição.

Dica: Leia o livro Perigo na Zona de Conforto. (Está esgotado mas você pode adquirí-lo em www.estantevirtual.com.br)

3. A cada casamento que fotografo eu tento fazer algo que nunca fiz antes. Essa dica foi inspirada no fotógrafo Jerry Ghionis que diz que o maior desafio de um fotógrafo de casamento não é ser melhor que os outros mas sim se superar a cada semana. Encaixou como uma luva. Nem sempre consigo trazer algo diferente mas esse comportamento me obriga a buscar o aperfeiçoamento sempre.

Dica: Vá a WPPI e assista uma palestra com o Jerry. Inspiring!

4. Eu tenho me preocupado menos com equipamento e mais com meu auto-conhecimento. Eles são ferramentas importantes mas o equipamento fundamental para minha fotografia sou eu mesmo. Preciso ler meu manual até o final. Estou longe desse dia mas tenho procurado conhecer melhor essa máquina que está fora do peso.

Dica: Leia o livro: The Tao of Photography

5. Sou um comprador compulsivo de livros. Não só de fotografia mas de outras áreas também. Alguns são lidos depois de meses mas posso dizer que leio muito e que os conhecimentos são sempre bem vindos. Tenho meu lado auto didata.

Dica: faça seu cadastro na www.amazon.com

7. Eu busco melhorar a minha relação com as pessoas diariamente. É difícil mas quanto melhor me relacionar com elas mais feliz serei, pessoal e profissionalmente. As pessoas com dificuldade de relacionamento normalmente ficam sozinhas. Eu não gosto de solidão.

Dica: leia o livro Inteligência Emocional ou Inteligência Social

4. Sou curioso. Sempre pergunto o porquê das coisas.

Dica: Abuse e use do GOOGLE e da sua cara de pau. Não tenha vergonha de perguntar.

5. Acho dormir importante, durmo cerca de 6 ou 7 horas por dia. Deveria dormir mais pelo bem da minha saúde. No entanto, acho que acordado eu sou mais feliz pois posso me relacionar com as pessoas, posso aprender ou criar algo novo. As vezes me sinto um FREAK.

Dica: Durma mais que eu mas não abuse pois há muita coisa boa para ser feita durante o estado de vigília!

6. Sou muito auto-crítico sempre procurando onde melhorar.

Dica: aprenda a aceitar críticas construtivas sem ficar com raiva.

7. Sou obsecado por bom atendimento e exijo muito da minha equipe que modéstia parte é show! Eles penam comigo mas no final dá tudo certo.

Dica: invista em treinamento da sua equipe. Confie nas pessoas. Elas te surpreenderão!

8. Adoro assistir seminários, workshops e DVDs. Eles me inspiram e encurtam o nosso caminho!

Dica: Vá a WPPI e ao Wedding Brasil!

9. Anoto sempre as minhas boas idéias e tudo aquilo que tenho que fazer para não esquecer.

Dica: deixe um bloco de anotações sempre com você. Até mesmo na cabeceira da cama. As boas idéias nunca tem hora para aparecer.

10. Organize seu tempo e aproveite bem os espaços que temos durante atividades como sessões de fotos.

Dica: utilize a agenda da Google.

11. Aprendi a delegar e a reservar para mim as tarefas que eu mais gosto, que tenham a minha cara  e/ou que dependem muito de mim (AINDA). O ainda é fundamental pois ninguém é essencial e todos nós podemos delegar tarefas. Basta aprender, praticar e entender que delegar é diferente de delargar!

Dica: Tenha um hobby. Tenho 3: fotografia, aquarismo e paintball.

12. Eu adoro marketing, estudo, pratico e não o vejo no sentido pejorativo. Acredito que ele é fundamental para o sucesso dos profissional de qualquer área. Acredito também que um artista pode ser bom em marketing. Pra mim esse paradigma não existiu. Sorte minha.

Dica: se dedique as novas mídias sociais como Facebook e Twitter. O mundo já mudou a sua forma de comunicar.

13. Tenho estudado outras áreas para complementar o que já estudei muito. Tenho buscado conhecimento  fontes como a sociologia, antropologia, espiritualismo e budismo. Estou atrás da minha essência. Um ser humano melhor além de ser mais feliz fotografa melhor, não tenho dúvida disso. It`s a long looooong way.

Dica: procure um motivo maior para tudo isso que vivemos.

14. Procuro consultar vários autores que falam do mesmo assunto. Os diferentes pontos de vista enriquecem.

Dica: Leia 2 ou 3 livros de um mesmo assunto. Dá trabalho!

15. Pela primeira vez na vida eu decidi me especializar e ir até as últimas consequências com um determinado assunto: a fotografia de casamento. Tenho aprendido que quanto mais você dominar de um assunto mais respeitado será profissionalmente. Estou longe de dominá-lo mas estou cada dia mais buscando conhecimentos na área.

Dica: estude muito. Cultive um Q de NERD dentro de você!

16. Valorizo meu tempo. Parei de utilizar o MSN. Me libertei de mais um vício e agora sou muito mais produtivo e tenho mais tempo para ficar com a família também. Quem quiser falar comigo me manda email ou me liga.

Dica: anote quanto tempo você tem ficado por dia nesses programas como o MSN e depois no fim do mês compute o tempo que perdeu!

17. Tenho parcipado dos concursos. Eles servem de motivação extra na hora de fotografar além de recompensa.

Dica: afilie-se as associações de fotografia da sua classe e não tenha medo de participar de concursos.

18. Me dedico a esse blog diariamente pois aqui é a minha casa, consigo mostrar meu trabalho, falar um pouco de mim e trazer até aqui as pessoas que me incentivam e ajudam a disceminá-lo. Existe minha vida AB – DB, antes e depois do BLOG.

Dica: crie um blog, alimente-o com frequencia com assuntos que interessam o seu público. Não faça somente propaganda. As pessoas se cansam disso rapidamente.

19. Não costumo desistir facilmente de algo.

Dica: Assista o filme “Em busca da felicidade”

Bem,  eu sei que muita coisa que escrevi aqui não é novidade. São ações pequeninas do dia a dia que podem fazer diferença a médio e longo prazo. Gostaria de lembrar que as pequenas ações é que levam aos novos hábitos e atitudes e que por sua vez culminam em mudanças mais profundas.

Até o próximo artigo!

Español

Dedicación, suerte y búsqueda de conocimiento.

Con frecuencia mis alumnos, amigos y colegas de trabajo me han interpelado el motivo por el cual en los últimos dos años mi nombre, como fotógrafo de boda y educador en el área ha aparecido en destaque en el escenario nacional e internacional de la fotografía.

Para ser sincero, yo no esperaba que eso sucediera con tanta velocidad. Ha sido una sorpresa muy agradable. Por sobre todo, motivo de mucha felicidad y combustible para nuevas luchas y conquistas que espero vengan con el tiempo. Creo que todo eso es fruto de un conjunto de factores como perfeccionismo, amor por la profesión, suerte, dedicación, buenas alianzas, talento tal vez, buena voluntad, planeamiento, marketing personal y ganas de aprender y superarme.

Recientemente, he pensado mucho sobre el asunto, y me arriesgo a decir que de todo lo citado antes, lo que más ha contribuido para ello han sido la dedicación y las ganas de superarme. Estos factores pueden ser desdoblados en pequeñas acciones y comportamientos de mi día a día, de la hora en que me levanto hasta la hora en que me voy a la cama, a las 2 de la matina. Me gustaría pasar de forma objetiva lo que hago entonces en mi día a día para lograr hacer con que mi trabajo siga en pleno desarrollo. ¡Espero que les sea útil!

1. Procuro ser solícito con las personas que me buscan, aunque eso me tome tiempo. Existe una ley universal que rige el universo, que es la ley de la reciprocidad. Siempre recibo algo de él, frecuentemente me ayudan amigos y colegas con más experiencia. Confieso que muchas oportunidades golpean a mi puerta cuando menos lo espero. Lo que haces es lo que te llevas. Aunque al inicio comiences haciendo el bien para recibir algo a cambio, ese hábito en algún tiempo se torna una virtud  y pasa a ser algo espontáneo. ¡Basta comenzar!

Consejo: mira la película La corriente del Bien

2. A duras penas aprendía a no responsabilizar a nadie por mis fracasos. Es una actitud muy cómoda poner la culpa en el vecino y dejar de aprender con mis propios errores. Al comienzo da una sensación de incompetencia, pero luego el dolor pasa y se transforma en lección.

Consejo: Lee el libro Peligro en la Zona de Confort (está agotado pero puedes adquirirlo en www.estantevirtual.com.br)

3. A cada casamiento que fotografío intento hacer algo que nunca haya hecho antes. Ese dato fue inspirado en el fotógrafo Jerry Ghionis, que dice que el mayor desafío de un fotógrafo de boda no es ser mejor que los otros, y sí superarse a cada semana. Encajó como un guante. No siempre consigo traer algo diferente, pero ese comportamiento me obliga a buscar el perfeccionamiento siempre.

Consejo: Ve a la WPPI y asiste una conferencia con Jerry. ¡Inspirador!

4. Me he preocupado menos con equipamiento y más con mi auto-conocimiento. Son herramientas importantes, pero el equipamiento fundamental para mi fotografía soy yo mismo. Necesito leer mi manual hasta el final. Estoy lejos de ese día, pero he procurado conocer mejor esa máquina que está fuera del peso.
Consejo: Lee el libro The Tao of Photography

5. Soy un comprador compulsivo de libros. No sólo de fotografía, pero también de otras áreas. Algunos los leo después de meses, pero puedo decir que leo mucho y que los conocimientos son siempre bienvenidos. Tengo mi lado autodidacta.

Consejo: Regístrate en www.amazon.com

6. Busco mejorar mi relación con las personas diariamente. Es difícil, pero cuanto mejor me relacione con ellas más feliz seré, personal y profesionalmente. Las personas con dificultades en relacionarse normalmente se quedan solas. A mí no me gusta la soledad.

Consejo: Lee el libro Inteligencia Emocional o Inteligencia Social.

7. Soy curioso. Siempre pregunto el por qué de las cosas.

Consejo: Usa y abusa del Google y de tu cara dura. No tengas vergüenza de preguntar.

8. Considero dormir importante, duermo alrededor de seis o siete horas por día. Tendría que dormir más, por el bien de mi salud. Sin embargo, creo que despierto soy más feliz puesto que puedo relacionarme con las personas, puedo aprender o crear algo nuevo. A veces me siento un FREAK.

Consejo: duerme más que yo, pero no abuses, pues hay muchas cosas buenas para hacer durante el estado de vigilia.

9. Soy muy auto-crítico siempre buscando dónde mejorar.

Consejo: aprende a aceptar críticas constructivas sin quedarte con rabia.

10. Soy obcecado por la buena atención y exijo mucho de mi equipo que, modestia aparte, ¡es GENIAL! Ellos penan conmigo, pero al final todo sale bien.

Consejo: Invierte en el entrenamiento de tu equipo. Confía en las personas. ¡Ellas te sorprenderán!

11. Amo asistir a seminarios, workshops y DVDs, Me inspiran y ¡acortan nuestro camino!

Consejo: ¡Ve a la WPPI o al Wedding Brasil!

12. Siempre anoto mis buenas ideas y todo aquello que tengo que hacer para no olvidarme.

Consejo: Deja un bloc de notas siempre a mano. Incluso en la cabecera de la cama. Las buenas ideas nunca tienen un horario para aparecer.

13. Organiza tu tiempo y aprovecha bien los espacios que tenemos durante actividades como sesiones de fotos.

Consejo: utiliza la agenda de Google.

14. Aprendí a delegar y a reservar para mí las tareas que más me gustan, que sean más yo y/o que dependan mucho de mí (AÚN). El aún es fundamental, porque nadie es esencial, y todos nosotros podemos delegar tares. Basta aprender, practicar y entender que delegar es diferente de delargar!

Consejo: Busca un hobby. Tengo tres: fotografía, acuarismo y Paintball.

15. Amo el marketing; estudio, practico y no lo veo en el sentido peyorativo. Creo que es fundamental para el éxito de los profesionales de cualquier área. Creo también que un artista puede ser bueno en marketing. Para mí ese paradigma no existió. Suerte la mía.

Consejo: Dedícate a los nuevos medios sociales como Facebook y Twitter. El mundo ya cambió su manera de comunicar.

16. He estudiado otras áreas para complementar lo que ya he estudiado mucho. He buscado conocimiento en fuentes como la sociología, antropología, espiritualismo y budismo. Estoy atrás de mi esencia. Un ser humano mejor, además de ser más feliz fotografía mejor, no tengo dudas sobre eso. It’ s a long looong way.

Consejo: Procura encontrar un motivo mayor para todo esto que vivimos.

17. Intento consultar varios autores que hablen del mismo tema. Los diferentes puntos de vista enriquecen.

Consejo: Lee dos o tres libros de un mismo tema. ¡Da trabajo!

18. Por primera vez en mi vida decidí especializarme e ir hasta las últimas consecuencias en un determinado tema: fotografía de boda. He aprendido que, cuanto más domines un asunto, más respetado serás profesionalmente. Estoy lejos de dominarlo, pero estoy cada día más en la búsqueda deconocimientos en el área.

Consejo: Estudia mucho. Cultiva  …  NERD dentro de ti!

19. Valoro mi tiempo. Paré de usar el MSN. Me liberé de un vicio más y ahora soy mucho más productivo y tengo más tiempo para estar con la familia. Quien quiera hablar conmigo que me mande un mail o me llame.

Consejo: Anota cuánto tiempo has estado por día en esos programas como MSN, y después, a fin de mes, ¡computa el tiempo que perdiste!

20. He participado en concursos. Sirven de motivación extra en el momento de fotografiar más allá de la recompensa.

Consejo: Afíliate a las asociaciones de fotografía de tu clase y no tengas miedo de participar en concursos.

21. Me dedico a este blog diariamente pues aquí es mi casa, consigo mostrar mi trabajo, hablar un poco de mí y traer hasta aquí a las personas que me incentivan y ayudan a diseminarlo. Existe mi vida AB – DB, antes y después del BLOG.

Consejo: Crea un blog, aliméntalo con frecuencia con temas que le interesen a tu público. No hagas solamente propaganda. Las personas se cansan de eso rápidamente.

22. No suelo desistir fácilmente de algo.

Consejo: Mira la película En Búsqueda de la Felicidad.

Bien, yo sé que muchas cosas que aquí escribí no son novedades. Son acciones pequeñitas del día a día que pueden hacer la diferencia a medio y largo plazo. Me gustaría recordarles que las pequeñas acciones son las que llevan a los nuevos hábitos y actitudes y que, a su vez, culminan en cambios más profundos.

¡Hasta el próximo artículo!

Comentários

Fantastico post Vinícios esta me ajudando muito na reorganização pessoal e profissional.
Grande Abraço

Admiro muito seu trabalho, seu olhar fotográfico é fantástico!!!!
Admiro também o ser humano que você é e a sua busca em melhorar cada vez mais.
O sucesso é a consequência da sua dedicação ao que você faz. Parabéns!!!!
….até o wedding Brazil…
obs.: estarei lá com a Marina Lomar.

Muito boas suas dicas! Concluindo: sucesso só vem antes de trabalho no dicionário…rsrsrs.
Abraços e até o Wedding.

Muito Bom !!!

Para muitos de nós que estamos num inicio, são dicas importantes ….
Que só vem para acrescentar.
Sempre estou visitando seu blog, para vê o que tem de novo.
É a forma que posso está + atualizada desse mundo de fotografia.
Agora um detalhe : Eu tb estou tentando me superar, + não tem sido fácil, vendo suas palavras , entendo que preciso mesmo é lê e estudar minha camera, pq ela sozinha não faz milagres.
” Estou longe de dominá-lo mas estou cada dia mais buscando conhecimentos na área” essa frase é sua : vou tentar fazer a mesma coisa , dominá-lo !!!!
Estou correndo atrás …………..
O que posso te desejar : Que o Senhor te dê condições de ser um SER HUMANO AINDA MELHOR. Com certeza esse é o desejo D´Ele em sua Vida.

[…] This post was mentioned on Twitter by Vinicius Matos, Júlio Riccó, Rafaela Zakarewicz, Igor Fraga, Escola de Imagem and others. Escola de Imagem said: RT @viniciusmatos: Nuevo artículo en mi blog: Dedicación, suerte y búsqueda de conocimiento. http://bit.ly/aa7lcp […]

Hola Vinicius! bueno, yo te dejo mi comentario en español 🙂
Muchas gracias por tu articulo, jamás dejas de sorprenderme! no cabe duda que la calidad humana que tienes es sin límites. Eres grande al compartir tus conocimientos, tus fotos me encantan y de vez en cuando me doy una vuelta por tu blog, siempre encontrando un artículo interesante, fotografías interesantes, downloads interesantes…. vaya, todo aquí en este blog es interesante!
Felicidades y gracias por todo lo que compartes con nosotros.

Vinicius, sensacional este post!! Parabéns e obrigado por compartilhar experiências de vida que podem ser aplicadas a qualquer profissão ou estilo de vida.

Obrigado a você Urbano. Seja bem vindo ao nosso blog.

Como já disse no twitter, trocaria sorte por merecimento! =) Pq ainda acredito que sorte é consequência do merecimento, e as pessoas devem se preocupar em merecer! E merecer tem a ver com uma conduta de vida mesmo. De se propor a ser o melhor, sem deixar de ser ‘humano’. De estar entre os melhores e não ser melhor que ninguém… O texto desmistifica um pouco o que os outros pensam do seu sucesso, é excelente, pq mostra q vc não está onde está por acaso, vc merece, pelo talento, competência, perseverança, dedicação e ‘sorte’! beijo!

Admiro seu trabalho… e vou sempre repetir… respeito o seu trabalho!! =)
A verdadeira Patty =)

Grande Vinícius! Colocar em prática é o segredo de tudo. Se manter focado e com fôlego pra tudo isso não é fácil. Assim como correr uma maratona, é preciso um condicionamento. E se condicionar é uma das virtudes que devemos buscar se quisermos evoluir. Grande abraço. Nos vemos no Wedding.

Oi Lauro, que honra receber um comentário seu por aqui. Sabe que sou seu fã! Sucesso hein? Obrigado pela força aí e até o Wedding Brasil.

Boas dicas, parabens pela postura!

Embora já acompanhe seu blog há algum tempo (desde sua vinda a Cuiabá em 2009) esse é meu primeiro comentário, e quero usá-lo pra lhe agradecer pelas experiências e informações compartilhadas. Acredito que essa “troca” é a melhor maneira de desenvolver-se pessoal e profissionalmente, além de unir e fortalecer a nossa categoria.
Parabéns pelo trabalho e pelas conquistas e obrigado!
Forte abrAço

Oi Junior, pretentdo continuar compartilhando informações como essas. São simples mas eu creio que se bem utilizadas podem ajudar as pessoas na busca pelo aprimoramento do seu trabalho. Espero que lhe ajude também! Abraços!

Muito bom Vinicius, ja venho fazendo boa parte do que vc escreveu, Vou seguir essa lição ao pé da letra, parabéns pelo post…
Abraço!

Valeu Vinicius!
Agora descobri uma coisa em comum… o Aquarismo!

Quando vir em jampa, vou te mostrar meus 3 tanques! Abraço!

Obrigada por compartilhar. Aliás, acho que esse é realmente um dos segredos: quando mais se ensina, mais se aprende.

só faltou “learn english” pq sem ele vc continua “cego”

É verdade Marcelo. O inglês é uma ferramenta muito importante para o fotógrafo que deseja se aprimorar já que boa parte do material (livros) é em inglês.

Muito bom, Vinicius!! Acredito que um grande profissional é um profissional completo… Depois que descobri que é marketeiro (no sentido bom da palavra) foi quando comecei a conhecer um pouco do “completo”… e agora, ainda mais! Parabéns!!

luciana guimarães

Ei Vinicius! Adorei o post!
Admiro muito a sua dedicação! Com a oportunidade que tive de acompanha-lo de perto eu sei que tudo escrito acima é verdade, são conselhos valiosos, preciso colocar alguns em prática urgente!!!!
Um grande abraço!

Vinícius,

Fantástico! Apesar de não ser novidade, como vc mesmo diz, é sempre bom ler sobre essas coisas, pois nos faz relembrar de alguns preceitos básicos para o sucesso, que se encontram esquecidos.
Aproveito para indicar o livro “O Monge e o Executivo”, aborda muitas coisas que você citou acima.

Vinicius,
Concordo com o Stefano: de acordo com o post, a dica n.20 seria: Compartilhe o que você sabe com os outros, pois a informação é muito mais valorosa quando está circulando, não a guarde para si mesmo, pois o mestre dedicado sempre acaba aprendendo mais que o discípulo.

Obrigado mais uma vez pelas dicas… dia 01/02 espero lhe cumprimentar na aula inaugural a turma 13.

Excelente post! Quem realmente conseguir aplicar algumas dessas dicas em sua vida, estará no caminho certo para crescer e evoluir. Eu, particularmente, me esforçarei nesse sentido!
Muito obrigado, mais uma vez!

Muito bom, Vinicius. Tenho que aprender a fazer muito dessas coisas. Como valorizar mas eu mesma, meu sexto sentido, meu olhar do que meu equipamento. Me dedicar menos a MSN, orkut, facebook, twitter e mais à estudar técnicas e no meu marketing pessoal, além do lado família e amigos. Mas algumas coisas já tô aí junto com vc! hehehe Procuro sempre ler vários sites ou livros sobre um determinado assunto porque sempre tem uma informaçãozinha diferente que às vezes é exatamente o que vc estava procurando. Tb acordo de madrugada para anotar ideias que tenho – sempre tem um bloquinho comigo! – aconteceu isso anteontem mesmo! hehehe
Meu próximo passo é, sem dúvida, desenvolver meu site e procurarei me inspirar no seu site e no da Claudia Regina, adoro o trabalho de vocês, a forma como lidam com as pessoas, etc. Vocês são show!
Muito obrigada por tudo!

Que bom Ana Telma. Depoimentos como esse me animam a fazer mais posts como esses. Sucesso!

Tenho tentado cumprir muitas dessas dicas , confesso que não é facil segui-las a risca, rss
Não fico surpresa com seu sucesso, pois é resultado de muito esforço e dedicação com certeza! Obrigada por colocar aqui coisas simples , mas que deveriamos ler todos os dias para lembrar! Muito mais sucesso, felicidade e vida! Abraço

Genial, Vinicius. Gostei muito da forma que você expôs tudo, da gentileza em compartilhar e isso e da humildade com que foi feito. Acho que você esqueceu este último quesito nos fatores enumerados lá em cima.
Aquele abraço!

Ótimas dicas e incentivo para quem está começando!
Obrigada 😉

Bom saber de sua dedicação e profissionalismo! parabéns pelo seu sucesso!

Excelente artigo!Você conseguiu juntar ações perfeitamente possíveis e que, certamente, dão um ótimo resultado, o que tiramos por seu trabalho. Ótimas dicas mesmo! O negócio agora é tentar colocar em prática… rs
Abraço

Parabéns! Dicas preciosas neste artigo. Abraço.

Obrigado por compartilhar tudo isso! Por isso que vc é referência! abrs!

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

FECHAR MENU