Decoração e fotografia: atenção nos detalhes!
Em um casamento, a decoração é um dos aspectos que mais chama a atenção dos convidados. Ela pode ser clássica, moderna, com muitas ou poucas flores. Tudo depende do estilo do casal e o que foi pensado para o casamento.
Grande parte da decoração também é composta pela iluminação. Escolher se casar de dia ou à noite influencia fortemente nesse quesito. Portanto, é necessário conciliar a iluminação da sua festa com a atmosfera que você pretende passar para seus convidados.
Tanto a decoração quanto a iluminação são fatores de grande influência na produção fotográfica. É sempre recomendado conversar com seu fotógrafo e com seu decorador para que o registro do casamento saia como você espera. Existem alguns aspectos que precisam ser observados com relação à fotografia, que citarei no artigo de hoje.
Iluminação de menos
Fotografia significa, literalmente, “escrever com a luz”. E não é possível fotografar com qualidade se o ambiente não for bem iluminado. Quando não há luz suficiente para se fazer o registro, nós fotógrafos precisamos lançar mão de auxiliares, como flashes.
O uso do flash não prejudica a fotografia de modo algum, mas sempre que houver a oportunidade é interessante captar a iluminação mais natural possível. Essa é, com certeza, uma das vantagens de se casar de dia!
As luzes cenográficas
Uma parte importante da decoração de casamento é composta pela iluminação cenográfica. Sabe aquelas lâmpadas que ficam no chão iluminando colunas, cortinas ou arranjos? Então, essas são as luzes cenográficas. E por mais fracas que sejam, podem interferir na fotografia.
O principal problema aqui não está na intensidade, e sim na coloração das luzes. Ao definir esse aspecto com seu decorador, lembre-se que esse tipo de iluminação tem o poder de colorir tanto a decoração quanto os convidados próximos. Portanto, uma boa ideia é manter cores neutras, priorizando luzes brancas ou âmbares (amarelas).
Os arranjos da cerimônia
Escolha você se casar na igreja ou no local da sua festa, é necessário prestar atenção na decoração que será usada na cerimônia. Evite arranjos muito grandes no corredor central.
Esse tipo de decoração pode atrapalhar tanto o seu fotógrafo, que terá um corredor com muita informação, quanto os próprios convidados, que podem ter dificuldade de enxergar o cortejo.
Uma boa ideia aqui é escolher uma decoração mais simples, composta por pequenos arranjos. Velas também são uma boa ideia, para um casamento com ares mais aconchegantes. Mas tenha cuidado ao usar as velas! Elas devem ter o pavio mais fundo, para evitar acidentes. E nunca coloque velas perto de cortinas!
Os arranjos da recepção
Outro aspecto importantíssimo na hora de se definir a decoração é sobre o que será utilizado na festa. Muitos casais escolhem uma decoração pomposa, composta por arranjos enormes e vistosos.
Visualmente, esse tipo de decoração chama muita atenção e sim, são muito bonitos. Porém, na prática, arranjos muito grandes podem ser extremamente incômodos. Ao escolher a decoração das mesas dos convidados, dê preferência a arranjos mais simples e pequenos. Arranjos grandes atrapalham as pessoas de verem umas às outras na hora de conversar e é muito comum que alguns convidados fiquem incomodados a ponto de retirá-los da mesa.
Na hora de fotografar, os arranjos muito grandes também podem ser grandes obstáculos para conseguir enquadrar todos os convidados, por exemplo. Lembre-se, menos é mais e isso se aplica também para sua decoração. É possível escolher um estilo para o seu casamento que combine com uma decoração simples e bonita!
A decoração do casamento é algo que você precisa definir com bastante atenção. Procure conversar com seu decorador, iluminador e também com o fotógrafo, para que tudo esteja na melhor sintonia! Ainda não sabe onde vai se casar? Confira meu artigo sobre os 5 melhores lugares para se casar ao ar de Belo Horizonte!