O primeiro passo que você deve dar logo após ficar noiva é definir a data do seu casamento. Pode parecer simples escolher um dia para se casar, mas a verdade é que essa definição é extremamente delicada e envolve uma infinidade de detalhes.
No post de hoje vou falar um pouco sobre todos os aspectos que afetam a escolha da data do casamento e no que você deve pensar na hora de tomar essa decisão.
Simbolismo
Um dos primeiros motivos para se escolher uma data específica é o simbolismo que ela tem para o casal. Pode ser a data do início do relacionamento, quando se conheceram, no mesmo dia do casamento de algum parente ou conhecido especial. Enfim, são escolhas pessoais que podem tornar a data escolhida ainda mais significativa.
Entretanto, é preciso conciliar essa escolha com diversos outros fatores. Afinal de contas, de nada adianta vocês escolherem uma data específica que caia durante a semana, se não estão dispostos a realizar o casamento em uma terça-feira, por exemplo.
Horário
Querendo ou não, o horário é decisivo na escolha da data. Caso você escolha se casar na sexta-feira, é grande a chance que seu casamento seja à noite, pois você deve pensar nos convidados que trabalham nesse dia e não têm disponibilidade pela manhã ou à tarde.
Tradicionalmente, casamentos no domingo tendem a ocorrer durante o dia, pois procura-se evitar que a festa se estenda durante a madrugada e atrapalhe a manhã de trabalho na segunda-feira para os convidados.
No sábado, os horários podem ser mais flexíveis e costumam variar de acordo com o local escolhido. Pense bem no tipo de cerimônia e festa que você deseja para escolher um bom horário e dia da semana!
Estações do ano
Talvez um dos fatores mais importantes na hora de escolher a data do seu casamento é pensar em qual estação do ano ela acontecerá. Cerimônias que acontecem durante o inverno possuem algumas restrições. A depender da região, pode ser inviável realizar um casamento ao ar livre durante o frio do inverno.
O mesmo acontece para os dias de verão. Por mais agradáveis que esses sejam, pense bem se a data escolhida não coincidirá com a temporada de chuvas da sua cidade. Se ocorrer essa coincidência, analise a possibilidade de áreas cobertas, caso seu evento ocorra ao ar livre. É preciso estar preparado para toda e qualquer intempérie!
Tanto a primavera quanto o outono podem ser consideradas boas épocas para se casar, pois são estações de clima mais ameno. Não por acaso o mês de maio, considerado por muito tempo o mês das noivas, tem como estação o outono.
Uma grande tendência dos últimos anos é a realização de casamentos em setembro. Por ser um mês de transição entre o final do inverno e o começo da primavera, conseguir datas com fornecedores para setembro está cada vez mais concorrido, pois boa parte das noivas define datas desse mês para se casarem. Procure saber com seus fornecedores de preferência a disponibilidade para a data escolhida!
Os convidados
É preciso pensar também em todos os convidados da sua lista. Quase todo mundo pretende convidar alguém que não mora na mesma cidade. Para esses convidados, é necessário pensar em qual logística eles poderão optar para comparecer ao casamento.
Caso você decida se casar próximo a um feriado, por exemplo, estará beneficiando esse tipo de convidado. Escolher uma sexta-feira de feriado prolongado facilita para quem precisa viajar longas distâncias e permite uma maior permanência no local da cerimônia.
Diferenças de orçamento
Por último, pense também nas diferenças de orçamentos que você encontrará de acordo com o dia escolhido. Muitos fornecedores apresentam tabelas diferentes para diferentes dias da semana.
Tanto os buffets quanto as locações de espaços para casamento costumam ser os fornecedores mais pesados financeiramente no orçamento de um casal. E ambos tendem a apresentar preços mais em conta para sextas-feiras ou domingos.
Como os sábados tradicionalmente são dias de casamento para a maioria dos fornecedores, oferecer descontos para esse dia em específico não é interessante para eles. Buscando preencher ao máximo suas agendas, esses profissionais costumam dar descontos consideráveis caso você escolha se casar na sexta ou no domingo. Fique de olho nisso caso seu orçamento seja mais limitado!
Uma boa dica é verificar a disponibilidade de sextas entre feriados. Na prática, como a maioria dos seus convidados não irá trabalhar, esses dias terão a logística de um sábado, mas com o valor mais em conta.
E você, já escolheu a data do seu casório? Como pretende escolher? Comente abaixo!