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vinicius matos, crise na fotografia, fotógrafo na crise
Crise na fotografia, vinicius matos

Comunicação Polaroid – Como enfrentar a crise na fotografia ?

 
Você, algum dia, já bloqueou alguém ou foi bloqueado nas mídias sociais? Eu já passei pelas duas experiências.
 
Um fotógrafo pode e certamente será julgado e consequentemente contratado ou não, por suas atitudes na vida e hoje, principalmente online. O mundo mudou há tempos. Desde o ORKUT vem se comunicando de uma maneira POLAROID de ser.
 
Sentiu, pensou, postou! Sentou, não pensou, postou do mesmo jeito!
 
Hoje praticamente somos reduzidos ao que postamos, fato!
 
Depois de apertar o “send” não há mais volta. Arcamos com as consequências, muitas vezes silenciosas, dos nossos atos e impulsos digitais.
 
O país em que vivemos, Brasil, tem nos decepcionado muito. Mais um fato inegável. Entrar nos facebooksons da vida hoje é passear de bermudas em campo minado. Vejo muitos fotógrafos reclamando da vida, em um discurso sorrateiro, muitos profetas da calamidade, salvadores do mundo que no fundo se sentem acuados pela situação difícil em que se encontram.
 
A grande maioria prefere falar mais de partidos políticos do que de LUZ. Não, não quero despolitizar a nossa classe. De forma alguma! Sei que para mudarmos o país precisamos de informação e muitas atitudes nas urnas. Escolher bem é fundamental! Apenas sonho naquele dia em que a nossa mensagem  será mais leve e positivamente instigante
 
Gostaria de ver mais fotógrafos agindo do que reclamando. Mais fotógrafos buscando reinvenção que culpando o país, o planeta Terra e a Via Láctea.
 
Em momentos de crise o dinheiro circulante se torna raro. Essa escassez pode e deve ser berço para o nascimento de novas ideias, para a ruptura com tudo aquilo que é feito até então. Há oportunidades disfarçadas, novos nichos não explorados ainda na fotografia comercial. Há clientes sim e há alguns fotógrafos que NÃO SENTIRAM A CRISE, por mais incrível e bizarro que pareça. Conheço alguns, aliás, poucos!
 
Esses gatos pingados apenas reagem diferente mediante os mesmos problemas.
 
– Eles preocupam com o país e sabem que se manterem produtivos, focados no trabalho e nos seus objetivos estarão contribuindo através da geração de empregos.
 
– Esses fotógrafos preferem agir que reclamar. Tem mais poder quem age não?
 
– São auto-críticos, e sabem da importância de fazerem seu trabalho cada vez melhor e por que não diferente?
 
– Eles são críticos mas sabem que nem tudo deve ser postado pois o que falamos nas redes sociais nos é o que nos representa e quando somos representados apenas por falas negativas, atraímos pessoas negativas e espantamos clientes. Eles sabem que o cliente não separa o fotógrafo da pessoa. Somos o próprio produto.
 
– Não passam o dia nas mídias sociais criticando os colegas nem o mundo.
 
– Eles se reinventam e conseguem mostrar aos seus clientes que valem a pena contratá-los.
 
– São pessoas agradáveis que se preocupam mais com o cliente e menos com o que os outros fotógrafos acham dele. Aliás, por que se preocupar com o que aquele que não tem dado certo acha de você? Será que a opinião dele é tão importante assim?
 
– São seres humanos incríveis que administram o medo diante de tantas dificuldades.
 
– Passam mais tempo buscando soluções que falando de desgraças.
 
– Estão sempre com novas idéias, cérebro fértil, mente adubada.
 
– Gostam de pessoas, se sentem valorizados, estão com auto-estima em dia.
 
– Não acreditam em sorte mas no trabalho. Aprenderam a suar, dia e noite.
 
– Os que acreditam no Brasil tem dado exemplo, os que não acreditam no país buscaram outro lugar no planeta. Não se acomodam!
 
– Não esperam, buscam.
 
– Não reclamam, incentivam.
 
– Não culpam nem o Trump nem o Lula pelos seus problemas.
 
Esses fotógrafos não são super heróis nem super dotados mas eu ouso chamá-los de seres humanos bacanas, interessantes e perspicazes. Pessoas fáceis de lidar, leves, positivas, apaixonadas pela vida, preocupadas com o próximo, alegres, contagiantes e bem sucedidas.
 
Nesse pequeno texto não pretendo mandar mensagem indiretas pra ninguém e muito menos alimentar MIMIMI. Apenas falo de algo com propriedade, pois eu senti na pele. Mudei minha forma de comunicar e a minha vida mudou. Mudei minha perspectiva e meus problemas se tornaram imediatamente pequenos.
 
Somos hoje POLAROIDS de um sistema que se comunica na velocidade da luz. Agir antes de pensar tem sido algo muito comum.
Pára tudo!  COMO O SISTEMA E PESSOAS TE VÊEM?
 
Há algum tempo, enviei um email para 20 seres humanos que me conhecem a fundo. Seu título era: “O email mais importante da minha vida”. Eu queria saber onde e como melhorar. Ele dizia o seguinte:
 
Olá!
 
Muito obrigado por ler esse email. Não foi um email fácil de enviar, mas é importantíssimo para mim. Peço que invista um pouquinho do seu tempo precioso lendo-o (e espero que respondendo-o).
 
Esse foi enviado apenas para um grupo seleto de pessoas. Cada um de vocês me conhece bem, e espero que me deem um feedback positivo sobre minhas forças; e mais importante, minhas fraquezas.
 
Eu necessito ter uma imagem mais precisa de como as pessoas me enxergam. Depois disso ficará mais fácil me me tornar a pessoa que devo ser para criar a vida e contribuir com os outros nos níveis que desejo, preciso muito do seu feedback.
 
Desse modo, tudo que lhe peço é que dedique apenas alguns minutinhos para me mandar um email de volta com o que você acha, honestamente, que sejam minhas 3 principais áreas de melhoria. Se você se sentir melhor, listando também minhas duas ou três principais “forças”.
 
Por favor, não alivie e nem deixe de falar nada. Não ficarei ofendido com nada que venha compartilhar. Na verdade quanto mais “brutalmente” honesto você for, mais alavancagem me dará para fazer as mudanças positivas em minha vida.
 
Obrigado mais uma vez, e se houver qualquer coisa que eu possa fazer para agregar valor a sua vida, por favor me diga.
 
Com gratidão.
 
Vinícius
 
Esse email mudou muito a forma como eu me via. Enxerguei defeitos que até então viviam camuflados em meus pontos cegos. Iniciei a partir daí um duro mas sério processo de transformação. Mudei a minha forma de ser e de agir. Passei a cuidar mais da minha comunicação e a partir das respostas que obtive, algumas muito duras no início, revolucionei a maneira de me comunicar.
 
Pense bem. Não quero que você se sinta mal com as minhas palavras e nem estou aqui para te criticar. Meu único anseio é fazer que você, que você analise a forma como tem agido na vida e nas redes sociais.
 
Tudo o que postamos é marketing! Muita luz e paz para todos.
 
Com carinho,
 
Vinícius
 
PS: A foto do gatinho não é minha. É de banco de imagens gratuito.
 
PS1: As pessoas adoram fotos de gatos postadas nas redes e as expressões negativas como a do gatinho recebem mais atenção que as notícias boas. O gatinho então aumenta a possibilidade de você ler o meu texto.
 
 
 
 
 

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Você precisa de SEO?

SEO é o acrônimo em inglês de “otimização de mecanismos de pesquisa” ou “otimizador de mecanismos de pesquisa”. A contratação de um SEO é uma decisão importante que pode aperfeiçoar seu site e poupar tempo, mas você também corre o risco de prejudicar seu site e sua reputação. Pesquise as possíveis vantagens, bem como os danos que uma otimização feita de forma irresponsável pode causar ao site. Muitos SEOs e outros consultores e agências oferecem serviços úteis para proprietários de sites, incluindo:

  • análise do conteúdo ou da estrutura do site;
  • Consultoria técnica sobre desenvolvimento de sites: por exemplo, hospedagem, redirecionamentos, páginas de erro, uso do JavaScript
  • Desenvolvimento de conteúdo
  • Gerenciamento de campanhas de desenvolvimento de negócios on-line
  • Pesquisa de palavras-chave
  • treinamento de SEO;
  • experiência em regiões e mercados específicos.

Anunciar no Google não tem qualquer influência na presença do site nos nossos resultados da pesquisa. O Google nunca aceita dinheiro para incluir ou classificar sites neles. Não há custos para aparecer nos nossos resultados da pesquisa orgânica. Recursos como o Search Console, o blog oficial da Central da Pesquisa Google e o fórum de discussão têm muitas informações sobre como otimizar o site para a pesquisa orgânica.

Se você administra uma pequena empresa local, provavelmente pode fazer boa parte disso por conta própria. Veja algumas sugestões de recursos:

Vai levar um tempo para você ver os resultados: normalmente, são de quatro meses a um ano desde início das mudanças até começar a ver os benefícios.

Se você acha que ainda precisa de ajuda extra de um profissional, continue lendo sobre como escolher um SEO.

Se você estiver pensando em contratar um SEO, faça isso quanto antes. Um bom momento para a contratação é quando você estiver pensando em mudar o design ou planejando lançar um novo site. Assim, você e seu SEO podem criar um site adaptado aos mecanismos de pesquisa desde o início. Entretanto, um bom SEO também pode ajudar a aprimorar um site estabelecido.

  1. É importante manter o compromisso de implementar as mudanças recomendadas. Fazer as alterações recomendadas por um SEO exige tempo e esforço. Se você não se dispõe a fazer as mudanças, não vale a pena contratar um profissional.
  2. Entreviste o SEO em potencial. Veja algumas perguntas úteis:
    • Você pode me mostrar exemplos de trabalhos anteriores e compartilhar algumas histórias de sucesso?
    • Você segue os Fundamentos da Pesquisa Google?
    • Você oferece algum serviço ou consultoria de marketing digital para complementar seu negócio de pesquisa orgânica?
    • Que tipo de resultados você espera ver e em quanto tempo? Como você mede o sucesso?
    • Qual é sua experiência no meu setor?
    • Qual é sua experiência no meu país ou em minha cidade?
    • Qual é sua experiência no desenvolvimento de sites internacionais?
    • Quais são suas técnicas mais importantes de SEO?
    • Há quanto tempo você está no mercado?
    • Como vai ser nossa comunicação? Você vai me comunicar sobre todas as alterações feitas no meu site, com informações detalhadas sobre suas recomendações e a lógica por trás delas?
    • Veja se o SEO está interessado em você e na sua empresa. Se não estiver, encontre alguém que esteja. O SEO deve fazer perguntas como estas:
      • O que torna seu negócio ou serviço exclusivo e valioso para os clientes?
      • Quem são seus clientes?
      • Como sua empresa ganha dinheiro e como os resultados da pesquisa podem ajudar?
      • Quais outros canais de publicidade você usa?
      • Quem são seus concorrentes?
  3. Verifique as referências de negócios do SEO. Pergunte aos clientes anteriores se eles achavam que esse SEO oferecia um serviço útil, era bom parceiro de trabalho e gerava resultados positivos.
  4. Peça uma auditoria técnica e de pesquisa do seu site para saber o que o profissional acha que precisa ser feito, por que e qual deve ser o resultado esperado. Você provavelmente terá que pagar por isso e conceder acesso somente leitura a seu site no Search Console. Nesse estágio, não autorize o acesso de gravação. Seu SEO em potencial deve ser capaz de dar estimativas realistas de melhorias e do trabalho envolvido. Se ele garantir que as mudanças vão colocar sua empresa no primeiro lugar dos resultados da pesquisa, procure outra pessoa.
  5. Decida se você quer contratar.

Em geral, os SEOs oferecem serviços valiosos aos clientes, mas alguns deles prejudicam o setor com práticas de marketing exageradamente agressivas e tentativas de manipular de maneira inadequada os resultados dos mecanismos de pesquisa. Práticas que violam nossas políticas de spam podem resultar em um ajuste negativo da presença do seu site no Google ou até mesmo na remoção do site do índice.

Quando o SEO apresentar recomendações para o site, peça que ele comprove essas indicações com uma fonte confiável, como uma página de ajuda do Search Console, uma entrada no blog da Central da Pesquisa Google ou uma resposta sancionada pelo Google no fórum.

Veja alguns aspectos a serem considerados:

  • Um golpe comum é a criação de domínios “de fachada”, que encaminham os usuários para um site usando redirecionamentos fraudulentos. Os domínios de fachada normalmente pertencem a um SEO que alega trabalhar em nome de um cliente. No entanto, se o relacionamento não vinga, o SEO pode apontar o domínio para outro site ou até mesmo para o domínio de um concorrente. Quando isso acontece, o cliente acaba pagando para desenvolver um site concorrente que pertence ao SEO.
  • Outra prática ilícita é colocar doorways carregadas de palavras-chave em algum lugar do site do cliente. O SEO promete que isso torna a página mais relevante para um maior número de consultas. Essa afirmação é inerentemente falsa, já que é raro uma única página ser relevante para várias palavras-chave. Pior ainda é que essas doorways frequentemente contêm links ocultos que levam também a outros clientes do SEO. Essas doorways dissipam a popularidade dos links de um site e encaminham para o SEO e outros clientes dele, que podem ter sites com conteúdo ilegal ou ofensivo.
  • Por fim, evite qualquer envolvimento com esquemas de links, como a compra de links de outros sites para aumentar sua classificação. Isso vai contra as políticas de spam do Google e pode resultar em uma ação manual contra alguns ou todos os seus sites, o quevai afetar negativamente sua classificação.

Caso acredite que um SEO enganou você, denuncie o fato.

Nos Estados Unidos, a Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) cuida das queixas relacionadas a práticas comerciais enganosas ou ilegais. Para fazer uma denúncia, acesse: https://www.ftc.gov/ (site em inglês) e clique em “File a Complaint Online” (Registrar uma denúncia on-line), ligue para 1-877-FTC-HELP ou escreva para este endereço:

Federal Trade Commission
CRC-240
Washington, D.C. 20580

Caso sua denúncia seja contra uma empresa em outro país, registre em https://www.econsumer.gov/ (indisponível em português).

  • Tenha cuidado com firmas de SEO e consultores ou agências na Web que enviam e-mails inesperados.Pode parecer incrível, mas nós também recebemos este tipo de spam:

    “Olá, google.com.br,
    visitei seu site e notei que você não aparece na maioria dos principais diretórios e mecanismos de pesquisa…”

    Se você receber e-mails não solicitados sobre mecanismos de pesquisa, encare isso com o mesmo ceticismo que teria em relação a remédios para emagrecer que “queimam a gordura enquanto você dorme” ou pedidos de ajuda para transferir o dinheiro de ditadores depostos.

  • Ninguém pode garantir a classificação em primeiro lugar no Google.Cuidado com os SEOs que dizem garantir sua classificação ou ter um “relacionamento privilegiado” com o Google ou que anunciam um “envio prioritário” para o Google. Não existe envio prioritário para o Google. Na verdade, a única maneira de enviar um site diretamente ao Google é na Ferramenta de inspeção de URL ou enviando um Sitemap. É possível fazer isso por conta própria.
  • Tome cuidado se uma empresa tiver muitos segredos ou não explicar claramente o que pretende.Se algo não estiver claro, peça explicações. Se um SEO criar um conteúdo fraudulento ou enganoso em seu nome, como doorways ou domínios “descartáveis”, seu site pode ser removido do índice do Google. Em última análise, você é responsável pelas ações das empresas que contratar. Por isso, é melhor ver exatamente como elas pretendem “ajudar” você. Se um SEO tiver acesso ao FTP do seu servidor, ele precisa explicar todas as alterações que estão sendo feitas no seu site.
  • Você não deve ter links para um SEO.Evite SEOs que falam sobre esquemas de popularidade de links ou que enviam seu site para milhares de mecanismos de pesquisa. Normalmente, essas ações são inúteis e não afetam sua classificação nos resultados dos principais mecanismos de pesquisa (não de uma forma que você consideraria positiva).
  • Escolha com cuidado.Em caso de dúvida em relação a determinado SEO, pesquise o mercado. Evidentemente, você pode fazer isso no Google. Embora o Google não comente sobre empresas específicas, encontramos firmas que se autodenominam SEOs e adotam práticas que obviamente ultrapassam o comportamento profissional aceitável. Tome cuidado.
  • Tente entender para onde o dinheiro está indo.O Google nunca vende as melhores classificações nos resultados de pesquisa, mas existem vários mecanismos de pesquisa que combinam os resultados normais com resultados pagos por clique ou por inclusão. Alguns SEOs prometem um lugar nas primeiras posições dos mecanismos de pesquisa, mas, na verdade, você vai aparecer na seção de anúncios, e não nos resultados orgânicos. Alguns SEOs chegam até a mudar o valor dos lances em tempo real para criar a ilusão de que “controlam” outros mecanismos de pesquisa e que podem escolher onde querem aparecer. Esse golpe não funciona com o Google, porque nossos anúncios são identificados de maneira clara e ficam separados dos nossos resultados de pesquisa. Mesmo assim, pergunte ao seu SEO em potencial quais taxas se destinam à inclusão permanente e quais se destinam a anúncios temporários.
  • No que mais devo prestar atenção?Veja alguns sinais de alerta. Esta não é uma lista completa, por isso, em caso de dúvida, siga seu instinto. Talvez você esteja lidando com um SEO desonesto se ele oferecer alguma das seguintes opções:
    • Tiver domínios de fachada.
    • Colocar links para outros clientes nas doorways.
    • Oferecer a venda de palavras-chave na barra de endereços.
    • Não distinguir entre resultados de pesquisa verdadeiros e anúncios exibidos nos resultados de pesquisa.
    • Garantir a classificação, mas somente para frases de palavras-chave longas e obscuras, que você usaria de qualquer forma.
    • Utilizar diversos e-mails alternatlivos (aliases) ou informações do WHOIS falsas.
    • Receber tráfego de “falsos” mecanismos de pesquisa, spyware ou scumware.
    • Tiver domínios removidos do índice do Google ou não for listado no Google.


Marcos Muniz (SEO MUNIZ)
Google My Business Engineer
Especialista SEO
Search Engine Optimization
Endereço: Avenida Raja Gabaglia 2000 – sala 932 – Torre 01
Estoril, Belo Horizonte – MG – BR, 30494-170
Tel: 31 99506-1099
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