Casar na Igreja ou no local da festa? O que muda na cerimônia?
Após a definição do noivado, escolha da data e horário do seu casamento, o próximo passo importante a ser tomado é sobre a cerimônia. Para isso, existem duas opções: casar na igreja ou fora dela.
Essa decisão irá interferir em uma série de outras características do casamento e, normalmente, já faz parte do planejamento do casal.
Neste post, vou falar um pouco sobre quais as diferenças entre realizar a cerimônia na igreja ou no local da festa.
A família e o estilo do casal
Um dos principais pontos que irão nortear a definição sobre casar ou não na igreja é o quanto a família faz parte dessa decisão. E acredite, muito dessa escolha passa pelos pais dos noivos.
Famílias mais tradicionais geralmente não abrem mão da realização da cerimônia na igreja. Normalmente são famílias nas quais o fator religiosidade é muito forte e a tradição de casamentos na igreja também.
Por outro lado, nos núcleos familiares mais liberais e menos religiosos, casar fora da igreja não é visto como um problema. Geralmente os noivos se permitem inovar e é bastante comum que uma cerimônia mais simples ocorra no próprio local da festa.
O horário e o estilo do casamento
É comum que a agenda das igrejas, principalmente as católicas, sejam bastante engessadas com relação aos horários de realização dos casamentos. Se o casal escolher um horário mais cedo, para aproveitar um cenário do pôr-do-sol, por exemplo, poderá ver o leque de opções diminuir mais ainda.
Por esse motivo, é comum vermos casamentos em horários mais alternativos para os padrões atuais nos quais a cerimônia acontece no mesmo local. Cada vez mais observo crescer o número de casais que realizam a cerimônia e a festa durante o dia, algo que já falei em outro post aqui no blog.
Para esses eventos, é recorrente que o casal tenha um estilo mais solto, buscando fugir do tradicional. Afinal de contas, não estão casando na igreja e possivelmente durante o dia – tudo que um casamento tradicional não tem!
Vantagens e desvantagens de fazer um casamento no local da festa
Para decidir qual das duas opções é melhor pra você, nada melhor do que compará-las, não é mesmo? Portanto, vou listar abaixo quais as vantagens e desvantagens de se casar no local.
Vantagens
Casar no local é uma ótima maneira de economizar no casamento. Falo isso porque dessa maneira você estará evitando as taxas que normalmente são cobradas na igreja e economizando, mesmo que um pouco, com a decoração e alguns fornecedores que trabalham somente na cerimônia.
Outro ponto positivo é evitar o deslocamento entre a igreja e o local da festa. Isso é muito bem visto pelos convidados e facilita na logística dos fornecedores. Afinal de contas, se deslocar com equipamentos e estruturas de um local para o outro sempre dá muito trabalho e faz perder um pouco de tempo.
Ao casar fora da igreja, existe uma grande flexibilidade com relação a vários pontos da cerimônia. Um exemplo que já citei anteriormente é a questão do horário. Todo o cronograma do casamento será definido por você e seu noivo, o que significa uma total liberdade para alterar os acontecimentos.
Esse é outro fator favorável, pois ao casar fora da igreja você não estará sujeita as regras e normas da mesma. A maioria das igrejas possuem diretrizes muito rígidas sobre o que se pode ou não fazer. Essas restrições vão desde as músicas que podem ser tocadas na cerimônia até mesmo o espaço que o fotógrafo pode circular no altar.
Desvantagens
A principal desvantagem de casar fora da igreja é relativa à religião dos noivos. Caso o casal seja católico apostólico romano e deseja que um padre celebre a cerimônia, a mesma somente poderá ser realizada dentro de uma igreja.
Ou seja, para aqueles casais que fazem questão da celebração religiosa e são católicos apostólicos romanos, casar fora da igreja não é uma opção!
Os outros pontos negativos de se casar no local acabam por se resumir sobre a organização do evento. É preciso que todos os fornecedores estejam muito bem alinhados com a assessoria e com os responsáveis pelo local.
Como não existe o tempo pré-determinado de uma celebração da igreja, é preciso tomar cuidado para que sua cerimônia não gaste tempo demais e vocês acabem perdendo um tempinho a mais de festa. Planeje muito bem com o seu noivo e sua assessoria para que tudo saia dentro dos conformes!
E aí, já sabe como vai ser a cerimônia do seu casamento? Que tal conferir as minhas dicas para a escolha da data?