Boatos
Se tem algo que as vezes incomoda são os boatos. Eles são ruins porque atuam sempre na surdina. Vão de boca em boca, sem um destino e partem muitas vezes do achismo ou da interpretação de um que conta pro outro que fala pra um teceiro até voltar na gente totalmente distorcidos. Eles são cruéis porque não nos dão pouca chance de defesa.
O ano de 2011 foi para mim excelente. Trabalhei muito, ministrei 30 workshops e a única coisa que me perturbou um pouco foram os BOATOS que surgiram com meu nome. Alguns me deixaram tristes, outros indiferente enquanto uns poucos me fizeram rir pois eram tão absurdos que chegavam a ser engraçados.
Decidi então utilizar meu blog para deixar esclarecer algumas coisinhas. Faço isso pensando naqueles quase 5000 leitores diários que me tratam com muito carinho e que muitas vezes me enviam emails e mensagens quando escutam histórias truncadas como as que vou aqui relatar.
Boato 1: O Vinícius Matos só fotografa em Preto e Branco
Bom, todos os arquivos que saem da minha câmera saem no formato RAW. Isso quer dizer que eles saem em cores e que posteriormente eu transformo parte dessas imagens para preto e branco. Se me perguntarem o que prefiro, cor ou PB eu sem nenhuma sombra de dúvidas digo, PB. Agora isso não quer dizer que não fotografe em cores e nem que meus álbuns não tenham imagens em cores. Para 2013 criei uma solução bastante interessante. Eu dou aos noivos a opção de contratarem 2 albuns, um com as fotos escolhidas por eles, sendo que parte delas são colocadas em cores e um outro álbum que chamo de Fine Art. Este sim é montado somente com as fotos que eu escolho e 100% preto e branco. Aí sim, ficam felizes noivos e fotógrafos. Este produto é um sucesso diga-se de passagem.
Boato 2: O Vinícius Matos não fotografa qualquer casamento.
Mentira. Eu só deixo de fotografar um casamento se as datas estão bloqueadas por motivos de viagem, se tenho já um casamento agendado ou se não houve afinidade entre o casal e a minha proposta de trabalho. Faço isso por mim e por eles pois com certeza o casal não vai sair satisfeito com o resultado.
Boato 3: O Vinícius Matos vai parar de fotografar casamento
Papo furado. Não parei e nem pretendo parar. O que aconteceu em 2011 e agora em 2012 é que reduzi o número de casamentos. Eu me dedico de corpo e alma quando estou em um evento e não me permitirei fotografar apenas por dinheiro pois acho isso uma baita de uma armadilha. Larguei minha vida de executivo para ser fotógrafo e um dos motivos foi que não sei conviver com rotina. Não deixarei então que a minha vida de fotógrafo também vire uma rotina e por isso tomei essa decisão. Reduzindo o número de casórios eu então mantenho alto meu nível de motivação e dou atenção a minha família que andou reclamando com razão. Em 201o fotografei em 50 finais de semana. Continuo firme e forte e não pretendo parar tão cedo.
Boato 4: O Vinícius Matos cobra 20 mil para fotografar um casamento.
Quem me dera! Não cobro mesmo mas quem sabe um dia eu chego lá?
Boato 5: O Vinícius Matos não fotografa a recepção.
Este é um dos mais absurdos. Basta ver as fotos postadas aqui no blog. Todas feitas por mim e há várias fotos de festas. Aliás eu adoro festas.
Obrigado a Nayara e ao Peterson. Casal bacanérrimo, daqueles que me dão certeza que de estou na profissão certa.
[…] Para ver mais fotos do casamento, clique aqui. […]
Ola…
Quem estudou com vc sabe que isso é mais que boatos e sim mentiras.
Abração
Bom dia. Boatos são boatos e eles só crescem e se mantem quando a gente alimenta eles. Você é bom no que faz e sabe disso. Continue com seu trabalho e sua criatividade e acima de tudo, humildade. Fique com Deus.
Não se abale por esses boatos. Para todos existe a lei do retorno e essas pessoas receberão suas respostas na hora merecida. Vinicius, a sua sensibilidade, honestidade e competência são inquestionáveis. Siga em frente presenteando-nos sempre com as mais belas imagens que só você consegue captar!
Vínicius, boa tarde… Esse é um tipo de coisa que me tira fora do sério!!! porém, aprendi muito com a vida, e graças a esse tipo,eu tbm cresci muito.Então minha opinião e o seguinte: IGNORAR é o melhor remédio… e continua sendo quem vc sempre foi assim
simplesmente VOCÊ….
Eu moro em Boston, se Deus me permitir logo logo vou fazer um workshop com vc.. um forte Abraço
Marcia Prodoscimo
É… fazer sucesso, no Brasil (e agora no MUNDO!), incomoda. Nada melhor do que passar por cima dos boatos, ir em frente, aproveitar os momentos felizes com outras pessoas que amamos, realizar nossos sonhos, procurar trazer um pouco de alegria e felicidade a este mundo que às vezes fica tão sombrio. Sempre preferi não me ocupar com os boatos, principalmente quando eram sobre mim ou sobre as pessoas queridas. Sempre acreditei que os “boateiros” eram merecedores de pena, pois perderem o seu tempo para inventar estórias, boatos, ora, ora… será que não há nada mais produtivo a fazer? Mas gostei das respostas. Tenho certeza que procuro não me ocupar dos boatos por pura preguiça! Rsrsrs… Beijos.
Esclarecido, rs! E bem posto! abraço!
Vinícius, só falam de quem faz e geralmente fala quem nada faz.
Isso é inveja. Eu fiz seu workshop aqui em Juiz de Fora e posso dizer que você é um cara super simples e do bem.
Agradeço a Deus e rezo todas as noites pelo nosso sucesso, sim, nosso sucesso pois no seu workshop eu recuperei em meu trabalho a paixão e alegria de fotografar e me espelho sempre em sua criatividade.
Um abraço e obrigado. Deus te abençõe mestre.
Ninguém joga pedra em árvore do que não dá frutos. O resultado belíssimo de seu trabalho somado ao sucesso dos seus WS, são uma parte dos seus bons e saborosos frutos, que com certeza incomoda algumas pessoas.
Vini, vc é inspiração para muitos , como foi para mim, e infelizmente foi inveja para outros que nada mais tecem boatos pelo teu brilho que ofusca a “tragédia”de profissionais que são, e por sinal deveriam buscar meios de elhorarem para não ter tempo de ficar falando da vida alheia!!!!
Adoro fotos em preto e branco, especialmente as suas, mas por acaso, as fotos suas que mais me marcaram são coloridas. Amo uma toda azul, clicada no Marrocos, se não em engano.
Olá Vinicius, bom dia!
Pelo visto você e eu fizemos mais ou menos a mesma coisa… largamos nossa profissão antiga para se dedicar a uma paixão. Também não gostava de rotina e achava um absurdo ter que fazer coisas erradas pro cliente final porque era melhor financeiramente pra empresa onde eu trabalhava. Odeio fazer coisa errada. Vejo seu trabalho a muito tempo mas hoje, resolvi mandar esse e-mail como uma forma de apoio e pra ajudar a dar forças (já tem de sobra, mas um pouquinho mais não faz mal).
Mas, enfim… gosto do seu trabalho e é uma das minhas fontes de inspiração e aprendizado (agente aprende olhando também, né?). Resolvi me dedicar a essa paixão em 100% apenas em 2009… estou trabalhando cada dia mais, mas quero trabalhar e aprender ainda mais e mais.
Quem sabe, um dia, terei dinheiro disponível para poder fazer um de seus WorkShops aqui em São Paulo. Por enquanto, quase que 70% do que sei, aprendi sozinho e, a grana que entra é para comprar equipamento.
Suas imagens são lindas!!!
Abraço, Gerson Paes
São Paulo/SP
Oi Vinicius!
Li o seu post,e acho que as pessoas que iventam estes boatos, tem muita inveja do seu trabalho,
pois conheço seu trabalho a muito tempo, desde da época que eu morava no Japão.
Parabéns pelo trabalho, e cada vez mais sucesso.
Abraço.
Vinicius, eu acho teu trabalho um tesão, sempre me inspiro quando entro no teu site. De verdade! É perceptível o quanto você se dedica de corpo e alma quando está fotografando, clica cenas e reações que ninguém está vendo, aprimora teu olhar toda vez que clica um casamento, um casal. Eu acredito que o fato de ser considerado o melhor do mundo faça você se cobrar bastante, é difícil ser diferente, fazer diferente. E a diferença incomoda, rs.
Apoio 100% o fato de clicar menos, porque aí o tesão de trabalhar sempre existe, a vontade, a motivação, como você mesmo escreveu. Fotografar todo dia vira “automático”, vira “comum” 🙂
Eu raramente escrevo aqui, mas acho meio injusto os boatos que você citou, e que até já ouvi por aí. Acho que difícil é ter um trabalho consistente e bacana como o seu (to puxando o saco demais? eita). As noivas (que são tuas clientes) é que devem gostar, os outros… são só os outros.
Abraço!!! Marina Meliess – Curitiba.
Marina, é isso vamos seguindo. Obrigado pelo apoio! Sucesso sempre!
Meu caro,
Dos fracos na reza a história.
E esses que andam por ai a denegrir o nome de quem trabalha e mais importante PARTILHA O SABER DESINTERESSADAMENTE, jamais terão o seu nome na história da fotografia.
Continua a olhar para cima, como tens feito.
Valeu Tiagão. Nos vemos em Vegas!
Infelizmente em qualquer lugar existe a inveja… mas não ligue para esses boatos, seu trabalho e carater são muito maiores que isso! Se realmente cobrasse R$ 20mil para fotografar meu casamento pagaria com o maior prazer (apesar de não ter esse valor…rs)
Ai que saco e preguiça de quem não tem talento e fica inventando essas histórias… e o pior que nem sempre tomamos conhecimento do que falam.
Saudades Lu!
Vinicius, é lamentável esse tipo de comentários. Infelizmente, o teu sucesso incomoda muitos, e tu sabe disso, mas o mais importante é manter o foco, e continuar o belissimo trabalho que tu sempre tem feito.
Nada como tuas fotos pra provarem que esses boatos não passam de comentários ridículos.
Sou fã do seu trabalho, e acompanho toda semana o blog.
Abraço
Fazer sucesso, em qualquer área, gera esses inconvenientes. E foi ótimo você externalizar esse incomodo, muitos acham que você não é um ser humano, é uma máquina de fazer dinheiro e imagens. Eles não sabem quem você é, e a pessoa boa e amiga que tem por trás do nome! Seu trabalho é lindo, e se seus clientes estão satisfeitos, é isso que importa! E se seus verdadeiros alunos e discípulos te elogiam, é isso que importa! E se sua equipe te admira, é isso que importa, o resto é resto!!!
Achei otimo este teu post. Acho que ele casa muito com a sua proposta profissional. Para o fotografo criativo, verdadeiro, aberto de coracao para aquilo que faz, apaixonado, realista nao existe crise, nem papo furado, nem mentiras que possam abalar a criacao. que e coisa unica e individual!! vc tem um talento incrivel, pois sabe o que faz, o que gosta e sabe vender o que tem de melhor: o seu talento e sua criatividade que transborda fronteiras. Uma grande honra poder te conhecer e acompanhar seu trabalho. O que as pessoas falam…. e por que falam… possivelmente tem tempo de sobra nas maos… pois estao mais preocupadas em copiar, em saber o que o vizinho esta fazendo, o que o competidor esta comendo e vivendo ao inves de olhar para o proprio interior e descobrir sua unicidade e verdade. Oh welll… Seu trabalho fala por si Vinicius! Parabens pelo talento e pela coragem de mostrar para o mundo o seu grande talento… que e certamente: ser voce mesmo!
Ana
Belíssimas palavras, não que você tivesse que se explicar para alguém, mas enfim…
Seu trabalho arrasa e isso incomoda a quem tem despeito!!!
Parabéns por seu trabalho!!!