A Bela é uma criança expressiva e com a personalidade fortíssima. Para que eu conseguisse um bom resultado tive que fazer com que ela achasse que estava no comando. Caso contrário eu não arrancaria nem um sorriso. Em outras palavras, quando uma criança tem personalidade forte ela quer se sentir dona da situação.
Dirigir sem parecer que está na direção é algo sutil. A criança não pode ser contrariada e o fotógrafo tem que ser rápido no gatilho para aproveitar os poucos momentos de colaboração. Nesse caso é legal provocá-la pois se ela tem personalidade forte você pode conseguir boas expressões através de uma boa dose desafio.
Eu venho observando que em várias vezes os primeiros segundos com a criança ditam o ritmo da sessão de fotos. Eu sempre procuro me posicionar desde o início mostrando que estou ali para brincar com ela e que a fotografia fará parte dessa brincadeira. Nem sempre isso dá certo mas se eu já de cara conquisto, ganho muito mais tempo de boa fotografia e colaboração. A fotografia de criança é para quem gosta pois exige esforço físico e muita paciência. Criança sabe quem gosta de criança!