A organização de um casamento é uma tarefa importante, que requer muita atenção de todos os envolvidos. Para os noivos, que muito provavelmente nunca organizaram um evento deste tamanho, são grandes as novidades.
E nada melhor do que poder contar com um profissional que ganha a vida ajudando pessoas a realizarem sonhos. Uma cerimonialista ou, como ficou comum dizer hoje em dia, uma assessora de casamento tem várias funções durante o planejamento do evento.
No post de hoje, vou falar sobre o papel da assessoria de casamento, quando contratá-la e quais as características devem sobressair nesse profissional. Confira comigo!
Quando contratar a assessoria
A assessoria de casamento tem o papel de te ajudar no planejamento, execução e no fechamento do seu evento. Portanto, quanto antes vocês contratarem uma assessoria, melhor!
Normalmente os primeiros contratos que os noivos fecham são os do local da festa e, quando a cerimônia demanda, o da igreja. Muita gente acha que a assessoria é algo que terá valia apenas mais pra frente, mas se for o primeiro fornecedor a ser contratado, pode trazer para o casal a experiência profissional de quem planeja eventos para todo fim de semana.
O ideal é ter uma noção de data para, quando vocês procurarem a assessoria, conseguirem encontrar o local perfeito para realizar o casamento. E se você acha que conhece muitas igrejas e salões de festa, experimente perguntar a opinião de uma assessora experiente.
O que uma assessoria pode fazer por vocês
Além de buscar os melhores fornecedores, que se encaixem no estilo da sua festa, a assessoria é responsável por analisar contratos e acompanhar as reuniões além, é claro, de organizar a execução do casamento.
Boas assessorias têm o feeling de trazer para o casal quais os fornecedores que irão combinar com o casamento. Isso é importante para poupar o tempo de vocês, pois são muitas reuniões em uma agenda muitas vezes apertada demais. E a última coisa que qualquer casal quer é perder tempo conhecendo fornecedores que não serão contratados.
No dia do casamento, é papel da assessoria de casamento se certificar se tudo foi montado corretamente, descobrir se existe algum problema a ser resolvido de última hora e, principalmente, coordenar cada passo do evento.
Pode parecer bobagem, mas algo simples como “soltar” os casais de padrinhos para entrarem no momento certo é importante para ajudar, por exemplo, o fotógrafo a conseguir registrar cada um sem afobação. Cuidar dos convidados, dar informações e se certificar se tudo está correndo dentro do planejado são outras funções da assessoria.
A assessoria e os outros fornecedores
Outra característica importante de se observar na hora de contratar uma assessoria para o seu casamento é a relação que ela tem com outros fornecedores. Para um casamento ocorrer da melhor maneira possível é importante que todos os profissionais envolvidos estejam em sintonia.
E essa sintonia depende, muitas vezes, de uma boa assessoria. Ela deve deixar todo mundo a par dos acontecimentos do casamento através de um checklist próprio. Durante o evento, é papel da assessoria supervisionar se tudo está transcorrendo corretamente e se os fornecedores estão cumprindo aquilo que foi estipulado em contrato.
Na festa, os noivos jamais devem ter a responsabilidade de verificar problemas contratuais. A assessoria está lá pra isso e, assim, os noivos podem curtir a festa sem maiores preocupações. Se ocorrer um problema que irá demandar uma decisão do casal, aí sim a assessora irá procurá-los. Caso contrário, ela tem autonomia para resolver o que for preciso.
Além de ajudar os noivos a planejarem esse dia tão importante, a assessoria deve ser o braço direito de vocês até mesmo após a realização da festa. Ela estará lá para aparar as pontas e resolver as pendências enquanto vocês se aprontam para viajar para a lua-de-mel. Agora que você já sabe o quão importante é ter uma assessoria no seu casamento, que tal conferir meu artigo sobre as diferenças entre realizar o seu casamento de dia ou de noite?