A voz dos noivos: Medo de que?
Inauguro aqui um novo espaço para os leitores do meu blog, mais especificamente os noivos. A voz dos noivos será uma série de postagens visando estimular a troca de informações entre os fotógrafos de casamento com os consumidores dos seus serviços. Sempre é bom lembrar que nós fotógrafos também consumimos fotografia de casamento portanto podemos opinar livremente.
A primeira postagem que abre a série é na verdade uma pergunta.
Qual o seu principal medo quando contrata (ou contratou) o fotógrafo do seu casamento?
Façam seus comentários contando qual o seu temor e caso tenha algum caso bizarro para contar, obviamente sem citar nomes de profissionais, o faça. Um dos objetivos é fazer com que os fotógrafos elevem o padrão da prestação de serviços no mercado de fotografia de casamento no Brasil. Outro é fazer com que os noivos pensem e pesquisem antes de contratar um fotógrafo. Lembrem-se, a fotografia e o vídeo é a única coisa que fica para a posterioridade. Contamos com a participação dois noivos de plantão e todos que puderem contribuir através de comentários!
MEDO! sentimento ordinário é este tal de medo! quando estamos nos preparando pra casar temos medo de tudo: da luz apagar no meio da cerimônia, do fotógrafo não aparecer, do bolo não ser aquilo tudo que vc degustou, da igreja ficar vazia…este é o pior medo…igreja vazia é o fim do mundo! na minha opinião quando a pessoa é PROFISSIONAL não temos o que temer, eu irei me casar em junho/2010 e procuro sempre indicações das amigas que já passaram por esta etapa, e que estapa cansativa hein? o casamento é um conjunto, tudo é importante, a noiva, o noivo, a decoração, as músicas…enfim tudo é sempre preparado com muito carinho e é claro que queremos registrar tudo e bem registrado, é por isso que devemos sempre contratar bons profissionais!
Medo de que?
Acho que os noivos tem medo do fotografo não aparecer no evento…medo que tento apagar da memória deles com muita confiança e atenção antes da cerimônia, alguns dias antes.
Quando casei em 2003, ainda se usava rolos de filmes. Depois da cerimônia, fizemos as fotos da família na boite do clube e depois subimos para a recepção. Enquanto entrávamos no salão, ela trocou o rolo de filme. Depois, quando fomos ver as fotos, não tinha foto alguma da festa pois o rolo não encaixou direito!?!?!?!!! E olha que ela era PROFISSIONAL, com referências. Conclusão, temos fotos apenas da igreja e com a família, porém aquelas fotos cortando o bolo, valsa, convidados, fotos espontâneas da festa, não temos NENHUMA!
Putz…que ruim hein? Já ouvi uns dois casos desses. Hoje em dia isso ainda se torna um problema maior pois os cartÕes de memórias (chips) estão mais sujeitos a danos e a perda/roubo. O cuidado é triplicado!
Tb serve de alerta!
Teve uma vez que eu fui ajudar um colega de profissão fotografar um casamento, a única coisa q pedi em troca foi usar as fotos no meu portfólio. Esse meu “colega” até hoje usa as minhas fotos para fazer a divulgação do trabalho dele, site, banner, concursos…
Tenho medo de contratar um profissional que usa imagens de outros e depois não consegue entregar meu álbum com a mesma qualidade.
Tenho medo tb de contratar um profissional e sua assinatura, e no dia do casamento ele mandar outro profissional no lugar.
Vinicius, parabéns mais uma vez pelas belas imagens!!
Abraços!
Ótimo tópico, deixa eu dar meu pitaco com historinha.
Uma vez um casal falou comigo que tinha medo de o fotógrafo “sair atropelando todo mundo” para fazer uma foto qualquer, ou ser grosso com convidados que se interpusessem entre ele (o fotógrafo) e a foto que ele queria fazer.
Algo bem plausível. Pra mim se compara, também, a ficar correndo na igreja
O meu medo quando fechei o fotógrafo foi de ter aquelas fotos ‘bregas’. Sei que todo mundo me entende!
“Põe o buquê de lado! Na frente! No rosto!” Ninguém merece foto posada… a não ser a pedido dos pais da noiva que querem uma foto com a filha, etc.
Acho que uma opção para os noivos que tem esse receio de que o fotógrafo não apareça ou não fique até o final da festa, seria pedir referências do mesmo a outros casais que foram clientes. Só um cliente pode falar a respeito do profissional.
Noto que quando os clientes são indicações de outros ou quando passo o contato de outros casais que fizeram o trabalho comigo, este tipo de receio não existe.
Muito legal este tópico Vinicius!
Medo de não ficar até o final como o Vinicius citou…
Outro dia fechei um casamento e os noivos falaram que tinham medo de eu simplesmente não ir!
Ano passado aconteceu algo interessante.
Eu tinha um casamento de manhã no Jardim Botânico (o que postei na campanha “Case de dia”), na madrugada anterior um familiar muito próximo, querido e importante na minha vida, faleceu…
Minha família simplesmente não me avisou para não atrapalhar meu trabalho, afinal eu teria tempo hábil para chamar alguém para me substituir.
Então decidiram não me avisar.
Fiquei sabendo só depois do casamento, fui direto pro velório…
Complementando… Odeio fotografo que manda fazer pose… Poses, na maioria das vezes, nao ficam naturais. Ainda mais coisas do tipo: “faz que vai jogar o buque”. Eu jogo o buque e vc fotografa, ué…
Mais uma vez, gostaria de elogiar seu trabalho Vinicius. Vc está de parabéns!
Medo que as fotos fiquem forcadas e nao espontaneas…
Vinicius,cada dia mais lhe admiro,lendo as exigencias para a nova vaga percebi o porque da sua escola ser a melhor do pais,vc alem de um fotografo admirado pelo mundo é tb,um administrador que o Brasil precisa no seu governo,se os nossos políticos lessem essas exigencias antes de entrar para a carreira publica tenho certeza que nosso pais estaria bem melhor de viver.
Obs: Estou contando nos dedos para chegar janeiro,rsrsrsrs
Bj
Gisela
Vinicius, bacana o espaço…
não precisa publicar este comentario
É so mesmo para ativar o link de track deste post… to curioso para saber o que as pessoas vao dizer e gostaria de receber isso rapidinho!!!
abs
Bem, vou inaugurar o espaço contando uma coisa que os noivos normalmente me perguntam:
Vocês ficam até o fim da festa? Acho que esse é um medo e tanto. Que o fotógrafo saia antes da hora e perca momentos importantes não?