MENU

Um grande amigo me enviou por email e achei que veio na hora certa. Não sei de onde tirou mas foi assim.

“Uma enfermeira que aconselhou muitas pessoas em seus últimos dias de vida escreveu um livro com os cinco arrependimentos mais comuns das pessoas antes de morrer.

Bronnie Ware é um enfermeira que passou muitos anos trabalhando com cuidados paliativos, cuidando de pacientes em seus últimos três meses de vida. Em “The Top Five Regrets of the Dying” (“Top Cinco Arrependimentos Daqueles que Estão Para Morrer”), ela conta que os pacientes ganharam uma clareza de pensamento incrível no fim de suas vidas e que podemos aprender muito desta sabedoria.


”Quando questionados sobre desejos e arrependimentos, alguns temas comuns surgiam repetidamente”, disse Bronnie ao jornal britânico “The Guardian”.


 Confira a lista e os comentários da enfermeira:

1. Eu gostaria de ter tido a coragem de viver a vida que eu quisesse, não a vida que os outros esperavam que eu vivesse
”Esse foi o arrependimento mais comum. Quando as pessoas percebem que a vida delas está quase no fim e olham para trás, é fácil ver quantos sonhos não foram realizados. A maioria das pessoas não realizou nem metade dos seus sonhos e têm de morrer sabendo que isso aconteceu por causa de decisões que tomaram, ou não tomaram. A saúde traz uma liberdade que poucos conseguem perceber, até que eles não a têm mais.”

2. Eu gostaria de não ter trabalhado tanto
”Eu ouvi isso de todo paciente masculino que eu trabalhei. Eles sentiam falta de ter vivido mais a juventude dos filhos e a companhia de seus parceiros. As mulheres também falaram desse arrependimento, mas como a maioria era de uma geração mais antiga, muitas não tiveram uma carreira. Todos os homens com quem eu conversei se arrependeram de passar tanto tempo de suas vidas no ambiente de trabalho.”

3. Eu queria ter tido a coragem de expressar meus sentimentos
”Muitas pessoas suprimiram seus sentimentos para ficar em paz com os outros. Como resultado, eles se acomodaram em uma existência medíocre e nunca se tornaram quem eles realmente eram capazes de ser. Muitos desenvolveram doenças relacionadas à amargura e ressentimento que eles carregavam.”

4. Eu gostaria de ter ficado em contato com os meus amigos
”Frequentemente eles não percebiam as vantagens de ter velhos amigos até eles chegarem em suas últimas semanas de vida e não era sempre possível rastrear essas pessoas. Muitos ficaram tão envolvidos em suas próprias vidas que eles deixaram amizades de ouro se perderem ao longo dos anos. Tiveram muito arrependimentos profundos sobre não ter dedicado tempo e esforço às amizades. Todo mundo sente falta dos amigos quando está morrendo.”

5. Eu gostaria de ter me permitido ser mais feliz
” Esse é um arrependimento surpreendentemente comum. Muitos só percebem isso no fim da vida que a felicidade é uma escolha. As pessoas ficam presas em antigos hábitos e padrões. O famoso ‘conforto’ com as coisas que são familiares O medo da mudança fez com que ele fingissem para os outros e para si mesmos que eles estavam contentes quando, no fundo, eles ansiavam por rir de verdade e aproveitar as coisas bobas em suas vidas de novo.”

Abaixo, as imagens do casamento de Núbia e Thiago. Percebi que o único momento em que me sinto livre, em que me divirto, entro em contato mais íntimo com as pessoas, em que expresso meus sentimentos de forma plena, gozando dos 5 pontos,  citados por Bronnie Ware,  é quando eu estou fotografando. Hora de repensar esta mais nova descoberta.

Preciso fotografar mais!






Comentários

Como ja dizia o saudozo Gonzaquinha né? ¨VIVER E NÃO TER A VERGONHA DE SER FELIZ!!¨ Valeu!! Abraço!!

Mauro Lucio Garcia

Parabens pelas fotos e pela mensagem. Realmente quando estamos fotografando sinto que estamos em outra dimensão o que nos proporciona um contato mais direto com a nossa sensibilidade e com o universo.

Simplesmente maravilhoso!
Belas fotografias e bela mensagem.

Alessandra Araújo

Fiquei muito emocionada com a mensagem, pois estou passando um momento bem dificil com meu filho mais velho Caio. Passei e-mail para os meus amigos. Tenho buscado a fotografia.

Amei…
Lindo o texto… Até divulguei seu site no meu blog…
Parabéns pelos belos trabalhos…
Não vejo a hora da minha camera chegar.
Abraços

Vinícius, somente após conhecê-lo pessoalmente é possível compreender o porque do resultado do seu trabalho ser magnifico! Parabéns pelas fotos e este post, como quase todos que vc posta, sempre nos ensinando!! Parabéns, me espelho no seu trabalho!!

Não pelo receio da morte mas pela busca de muito mais vida, creio que deveria alimentar bem mais essa paixão chamada Fotografia.

Lindo;simplesmente maravilhoso!!!

Temos que repensar nessas coisas da vida quando ouvimos histórias assim. Às vezes até percebemos que estamos nos deixando levar por aquilo que não queríamos, mas arrastamos. Devemos sempre nos superar e nossos limites, assim como na fotografia, vemos um outro lado de tudo e as vezes aquele que todos veem, mas buscar sempre o melhor, de tudo.
Ótimas fotos, parabéns.

Caro Vinicius. Este post é, sem dúvida nenhuma, para ser considerado e refletido. Acho que somos parecidos quando se trata de estado de espírito ao empunhar uma câmera, com o objetivo de contar uma história, registrar um momento, perpetuar lembranças e proporcionar aos nossos clientes, algo que tem muito mais valor do que, nós mesmos, podemos imaginar. Fotografar é algo que faço de forma simples, leve, sem pressões… O prazer em fotografar é tão intenso, que a vontade é de emendar um ensaio no outro, depois num casamento e, em seguida, em outro ensaio e assim por diante. Tenho refletido muito a respeito da relação que tenho entre o prazer, o trabalho e a família. Na real, tudo é um prazer imenso! Ver minha pequena crescer, desenvolver e moldar sua personalidade, é algo que não tem preço. Tanto quanto ler mensagens de agradecimento encaminhados por noivos felizes e satisfeitos. Quero chegar nos meus últimos dias com as “contas” muito bem equilibradas. Dessa forma, terei a certeza que fiz as coisas certas e que a felicidade me acompanhou em boa parte da minha vida. Muito legal compartilhar este post com os amigos, colegas, fãs e clientes. Abraços. Lauro Maeda

Lauro, sou seu fã! Seja sempre bem vindo! Abraços!

Acredito eu que qualquer coisa que eu disser você ja tenha ouvido ou lido a seu respeito…
Mas só ratificando você é fera, e eu quero aprender algumas dessas técnicas na Escola de Imagem.
Cada álbum que eu vejo aqui eu me motivo mais a seguir essa carreira, Parabéns.

Realmente inspirador e emotivo!!

Muito bom esse post! E lindas fotos!
Ainda chego lá rsrsrs
Até porque não quero fazer parte daquelas 5 estatísticas 🙂
Valeu!

Mesmo sabendo de tudo isso a gente acaba deixando para a última hora… Excelente Reflexão… A felicidade está em tudo que é simples… ao nossos olhos, basta apenas um piscar, um clique e nda mais…

Belas imagens e belas palavras.

Que texto bacana.. realmente faz agente pensar, faz querer aproveitar a vida ao máximo.

Adriana A. Costa

Muitas pessoas não entendem porque troquei a odontologia pela fotografia. Acho que ai esta bem explicado a razão. Compartilho bem este seu sentimento em relação a nossa profissão.
Abçs

Também estou na campanha… preciso fotografar mais!!… parabéns mais uma vez pelo belo trabalho.

que buen articulo y que razón tiene.

Simplesmente lindo!!
Acho que uma das principais mensagens é faça hoje e seja feliz!!!
E a felicidade ,pode estar nas coisas mais simples da vida!!!
E a fotografia nos permite isso, eternizar a felicidade!!
AS fotos estão show!!

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

FECHAR MENU