5 motivos que me levaram a fotografia documental de família
A fotografia documental de família ainda é um bicho de sete cabeças para muitos de nós fotógrafos. Foi por isso que resolvi, com esse artigo, ajudá-los a entender melhor o assunto que não é tão complexo assim. Hoje o fotógrafo e professor que aqui lhes escreve, fotógrafo de casamento (agora ativo apenas fora dos gramados) e um FOTÓGRAFO DOCUMENTAL DE FAMÍLIA atuante, mega empolgado e em uma fase frenética de reinvenção.
Por falar em reinvenção, no início deste ano, tomei a decisão de deixar os gramados e me aposentar na fotografia de casamento. Como muitos sabem foi uma decisão muito dura já que o meu nome sempre esteve intimamente ligado a fotografia de casamento. De repente, eu decidi virar técnico, treinar fotógrafos de casamento ao invés de simplesmente atuar em campo. Uma decisão difícil que me tirou o sono por algum tempo. Aliás uma das mais duras da minha vida. Relutei, pensei, passei noites em claro mas no final decidi escutar o meu coração, que desde 2013, há 5 anos, se apaixonara pela FOTOGRAFIA DOCUMENTAL DE FAMÍLIA.
Naquela época eu fotografava muitos casamentos e consequentemente dava continuidade aos registros a medida que os filhos nasciam. Uma dessas famílias, cujo casamento fotografei em 2007, já estava bem crescida (Sabrina, Felipe, Luíza e Artur) e já estávamos na nossa quinta ou sexta sessão. Decidimos juntos que aquele ensaio seria diferente, sem direção, mais espontâneo e duraria mais tempo. Resolvemos então fotografar na casa da avó onde passamos uma tarde que mudou a minha relação com a fotografia e com a vida.
O resultado na época me emocionou e ainda hoje me encanta. Desde então me dediquei ao estudo da fotografia documental com o objetivo de me tornar um especialista no assunto. A fotografia documental foi como uma luz que se acendeu em minha vida. Paixão a primeira vista que o destino, me pediu que interrompesse depois de algumas sessões que fiz em 2013 e 2014. Não era hora de me dedicar integralmente a ela. Fiz alguns posts escrevi o primeiro artigo sobre o assunto no país para a Revista Fotografe Melhor (link abaixo) e em 2015 dei uma pausa colocando-a na geladeira. Eu precisava antes resolver com urgência a minha relação com a fotografia de casamento e claro, tinha algumas pendências importantes na minha vida pessoal que requeriam muita atenção e energia.
2018 veio e já não podia mais conviver com a dúvida. Poderoso se torna quem, além de sonhar coloca esses sonhos em prática. Em janeiro voltei com força total. Esse ano já fiz mais sessões documentais que nos últimos 4 anos, e posso dizer que esse ainda é o começo, ou melhor, o meu recomeço. E antes de mostrar o emocionante registro que fiz com a família Soares, gostaria de te contar um pouco mais, te dizendo os 5 motivos que me levaram a fotografia documental de família.
A fotografia documental de família é espontânea
Durante meus ensaios, que duram aproximadamente 12 horas, eu evito dirigir, pedir cenas, situações, olhares e sorrisos. Olhando as minhas fotos de criança, as que mais me chamaram a atenção, foram as espontâneas, em que eu estava isento de personagens e era eu mesmo.
2. A fotografia documental de família me permite contar histórias mais profundas e interessantes
Eu continuo com os ensaios de família de curta duração pois nem todos os clientes estão preparados para o ensaio documental. No entanto, não posso esconder que sou tão apaixonado pelas histórias quanto pelos resultados. Se passo então mais tempo inserido na história, mais oportunidades tenho de contá-la com maior profundidade.
3. Na fotografia documental de família eu passo muito mais tempo com as crianças.
Eu nunca imaginei que eu teria facilidade de me comunicar com as crianças. No ensaio documental de família tenho a possibilidade de me comunicar e passar mas tempo com elas o que aumenta ainda mais o prazer que tenho nesse trabalho. Fotografar já é um prazer por si só, agora quando tenho a oportunidade de fotografar algo que me emociona, o trabalho vira brincadeira e eu me sinto em paz. Aliás, PAZ é um estado de espírito que persigo hoje em dia.
4. Fotografia documental de família é memória
Se pudéssemos viajar no tempo e fôssemos ao ano de 2028, dez anos a partir de hoje, e perguntássemos a uma família que tem dois álbuns de fotos, um documental e outro tradicional, quais imagens representariam mais a infância dos seus filhos, o que será que eles responderiam? Eu posso falar por mim. Eu tenho inúmeros álbuns de família da minha infância, já que meu pai era um fotógrafo entusiasta. Os que eu mais gosto são os álbuns em que nós (eu e minhas irmãs) brincávamos e agíamos sem os pedidos de sorrisos para as lentes. Simplesmente éramos nós mesmos. Vejam bem, não quero desvalorizar aqui os ensaios tradicionais e sim valorizar ainda mais os ensaios documentais que para mim carregam muito mais MEMÓRIAS.
5. A fotografia documental de família tem algo em comum com a fotografia de casamento
Você deve estar se perguntando o que a esses dois tipos de fotografia tem em comum. Simples, em ambos eu conto histórias e consequentemente tenho que desenvolver uma linguagem própria que me diferencie quanto fotógrafo (essa eu já tenho desenvolvido há alguns anos) e uma narrativa para cada história de família. Em outras palavras, as habilidades que desenvolvi como fotógrafo de casamento continuam sendo exigidas na fotografia documental. Muda o tipo de fotografia mas não muda a linguagem nem a narrativa. Não é legal isso? Em breve escreverei um artigo que fale sobre narrativa e storytelling.
Do fundo do meu coração eu espero que este artigo tenha ajudado você que é fotógrafo de família e você que ainda não é fotógrafo de família mas que um dia, quem sabe, será.
Um beijo no coração de todos vocês!
LINKS RELACIONADOS AO TEMA DO ARTIGO
Clique AQUI para ler o artigo que escrevi sobre a minha aposentadoria na fotografia de casamento.
Baixe AQUI o PDF de uma matéria que escrevi para a Revista Fotografe Melhor sobre a fotografia documental de família.
Se você quer aprender mais sobre fotografia documental de família, baixe o PDF do meu workshop Memórias de Família.
Participamos ativamente do desenvolvimento da nossa cidade, debatendo e buscando soluções para diversas questões relevantes da sociedade e que afetam o comércio.
Lutamos pela redução da carga tributária, aumento da segurança, melhorias na mobilidade urbana, desenvolvimento do turismo, mais crédito, capacitação para setor, e muito mais, obtendo importantes conquistas.
Apoiamos, representamos e defendemos os interesses dos nossos associados por meio da interlocução junto ao poder público e outras entidades de classe, incluindo demandas individuais destas empresas, por meio do serviço denominado Balcão de Relacionamento.
Como representante do segmento, possuímos assento em cerca de 40 colegiados em níveis estadual, municipal ou iniciativa privada, voltados ao turismo de negócios, políticas urbanas, tributos, desenvolvimento econômico e outros.
Mantemos Conselhos Regionais e Câmaras Setoriais – grupos de empresários que se reúnem para debater, apresentar demandas e buscar soluções para as questões que afetam seus segmentos ou regiões. Energia Solar Fotovoltaica em Belo Horizonte
O mundo mudou e ficar esperando o cliente bater à sua porta é coisa do passado. Amplie seus horizontes e encontre novos mercados. Com nossas soluções você consegue encontrar novos clientes para aumentar sua receita.
Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) para iniciantes
A quem se destina este guia?
Se você possui, gerencia, gera receita ou promove conteúdo on-line por meio da Pesquisa Google, este guia é para você. Seja você proprietário de um negócio em crescimento, webmaster de vários sites, especialista em SEO de uma agência digital ou ninja autodidata em SEO com uma paixão por mecanismos da Pesquisa, este guia foi feito para você. Se você quer ter uma visão geral completa de fundamentos de SEO de acordo com as práticas recomendadas do Google, você está no lugar certo. Este guia não traz segredos para levar seu site automaticamente ao primeiro lugar da Pesquisa Google, porém, seguindo as práticas recomendadas descritas abaixo, você facilita o trabalho dos mecanismos de pesquisa, que é rastrear, indexar e entender seu conteúdo.
O processo de otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) normalmente ocorre por meio de pequenas modificações em partes do seu site. Essas alterações podem parecer apenas melhorias adicionais quando vistas individualmente, mas, quando combinadas com outras otimizações, o impacto em termos de experiência de usuário e de resultados da pesquisa orgânica pode ser notável. Talvez você já esteja familiarizado com muitos dos tópicos deste guia, já que eles são essenciais para qualquer página da Web, mas queremos garantir que você faça o melhor uso possível deles.
Você deve criar um site para beneficiar seus usuários, e qualquer otimização deve servir para melhorar a experiência deles. Um desses usuários é o mecanismo de pesquisa, que ajuda outros usuários a descobrirem seu conteúdo.
Com a otimização de mecanismos de pesquisa, você ajuda os mecanismos de pesquisa a entenderem e apresentarem seu conteúdo. Seu site pode ser maior ou menor ou oferecer conteúdos diferentes do site de exemplo a seguir, mas os tópicos que discutiremos normalmente se aplicam a sites de todos os tipos e tamanhos. Esperamos que nosso guia ajude você a ter novas ideias para melhorar ainda mais seu site. Contamos com seu feedback, suas dúvidas e histórias de sucesso, que podem ser publicados no Fórum de Ajuda para Webmasters do Google1.
Esperamos que você aproveite o conteúdo e envie seu feedback nos Fóruns de Suporte do Google
Fique à vontade para salvar, imprimir com responsabilidade e compartilhar o guia. Juntos, elevaremos o nível da Web.
Bacana o relato Vinicius… e que fotos eim! Parabéns!!
Obrigado Victor!!!